Problema de inquérito: saiba agora como defini-lo

Levantar o problema de inquérito pode ser um processo complicado, mesmo para um técnico bastante experiente. Portanto, neste artigo, explicamos como concluir essa tarefa árdua no exercício do inquérito.

Lembre-se que a abordagem de um problema de inquérito é a base de qualquer estudo ou projeto de estudos de mercado, portanto, sem uma declaração clara do objeto de estudo, o projeto pode ser perdido num mar de ideias e estar longe dos seus objetivos originais.

Vários investigadores propuseram metodologias ou fórmulas que podem facilitar e definir o problema de inquérito. Tenha em mente que estes podem variar entre os autores, mas existem cinco passos básicos que deve examinar a desde o início. No final, encontrará e entenderá que a abordagem do problema delimita, conduz e faz sentido no desenvolvimento de um inquérito para um estudo de mercado. 


 

Como definir um problema de inquérito

O processo para executar a declaração do problema de inquérito é o seguinte:

  1. Identifique o problema que deseja responder.

Para identificar o problema a ser investigado, deve haver um tópico que chame ou desperte o interesse do investigador, estes surgem dos desconhecidos ou das perguntas que quer conhecer. Recomendamos que explore entre os tópicos que tem mais conhecimento ou que gosta, e verá que não é tão complicado quanto parece. 

  1. Delimite o objeto no espaço geográfico.

A delimitação espacial e geográfica é necessária, pois ajudará a concentrar a investigação. Não é o mesmo falar de elefantes em África e elefantes na Índia. As condições e características mudam de espaço para espaço, além de delimitarem a investigação.

Saiba também: Dados de inquérito: recomendações para a apresentação

 

  1. Delimitar o espaço temporal.

A delimitação do tempo desempenha um papel importante porque estabelece uma barreira temporal a analisar. A sua função é muito semelhante ao passo anterior.

  1. Definir e investigar o problema.

Antes de chegar ao passo final, é necessário fazer uma pequena revisão do plano de fundo do tópico, as teorias ou correntes. Isso para entender um pouco mais sobre o assunto e mergulhar no último passo. 

  1. Formulação do problema.

Neste ponto, podemos deduzir que já resolveu! Pode elaborar o problema de inquérito na forma de uma pergunta, por exemplo, quais são os fatores que afetam o desempenho académico dos alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade de Lisboa no período de 2015 – 2020 ?.

O problema de inquérito é a base de todo o processo científico, algo que precisa de ser explicado. Para estabelecer e projetar um estudo de mercado, é necessário ser claro, concreto e delimitar o espaço onde é desenvolvido.

Saiba mais: Recolha de campo: conheça as suas características e aplique

 

 

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

 

Pedir demonstração