O que é um prosumer?

Descubra o que é um prosumer e quais são as características desse tipo de consumidor com este artigo que temos para você.

Atualmente, as organizações trabalham para criar produtos que atendam às necessidades dos clientes, mas para isso é necessário criar uma conexão que incentive a interação com as pessoas e permita que elas saibam suas opiniões e, assim, desenvolvam produtos inovadores e personalizados.

O que é um prosumer?

Um prosumer é o consumidor que participa do processo de criação dos serviços ou produtos que uma organização desenvolve. Ou seja, é uma combinação entre produtor e consumidor.

Atualmente, o conceito de customização se expandiu e foi adotado por grandes empresas. Um dos fatores que impulsiona isso é a demanda do consumidor, que, dependendo do setor, possui características que o diferenciam.

Um prosumer vai além de querer ser apenas um cliente, pois busca se envolver ativamente na criação de novos produtos ou criar informações relacionadas à marca, através da Internet.

As redes sociais são um canal que favoreceu o crescimento dos prosumers, pois permitem interagir e criar uma conexão com a organização e, a partir disso, obter muitas informações relevantes que ajudarão a empresa a tomar melhores decisões, por exemplo, ao fazer pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos.

O comportamento do consumidor e a investigação de mercado

Características de um prosumer

Entre as características mais importantes de um prosumer, estão as seguintes:

  • Um prosumer realiza dinâmicas diferentes para integrar a marca e não ser mais consumidor. Oferece feedback através de canais onde sabe que pode ser ouvido.
  • Um prosumer é informado sobre as características de um produto ou serviço antes de adquiri-los, como preço, funções, pontos de venda, etc.
  • Ao comprar um produto, eles são responsáveis por opinar através das redes sociais ou de um blog na Internet.
  • Sempre pesquisam o produto, não se baseiam apenas no que lhes dizem nas lojas. Mas buscam comentários nas redes sociais ou vídeos de teste.
  • Não compram por impulso; quando compram um produto, pensam nos benefícios que ele terá e em como ele cobrirá suas necessidades.

Pesquisa ao consumidor: encontre as perguntas que você deve fazer!

Dicas para ter clientes prosumer em sua organização 

Tenemos para ti algunos consejos que te ayudarán a conseguir clientes prosumer en tu negocio:

Identificar clientes importantes e influentes através de redes sociais

Descubra quem são as pessoas que presumem seus produtos e o uso de sua marca por meio de redes sociais ou sites.

Conheça o Facebook para PMEs: saiba como impulsionar seus negócios

Reconheça os clientes que o promovem

Você pode enviar presentes surpresa, associações ou amostras de produtos em troca de comentários e publicidade.

Participe das conversas

Participe das conversas que as pessoas têm sobre sua marca, incentive sua participação e use seus comentários para fazer melhorias.

Crie conexões

Estabeleça um relacionamento com os clientes, interaja, ofereça informações úteis e relevantes, seja acessível e permita que eles vejam sua empresa como mais do que apenas um negócio.

Faça benchmarking competitivo para expandir seus negócios

Aproveite as diferentes plataformas online

Crie suas próprias plataformas para compartilhar informações com os clientes e obter suas opiniões, seja através de redes sociais, um blog ou um canal do YouTube.

Se você deseja gerar opiniões mais detalhadas, obter informações relevantes de seus consumidores, recomendamos o uso de comunidades on-lin. Nas quais você pode criar dinâmicas, conversas e atividades que incentivem o feedback dos participantes realmente comprometidos com sua marca; a fim de obter dados relevantes para sua marca ou organização.

Leia também: Análise de negócios, preveja o futuro do seu produto ou serviço

Importância de um prosumer para o seu negócio

Os clientes prosumer são embaixadores da marca, estão dispostos a divulgar os benefícios e valores da aquisição de seus produtos e serviços. Além de oferecer a você uma grande quantidade de material para conquistar novos clientes e posicionar sua marca na Internet.

Ter um prosumer no seu negócio é uma excelente ideia para criar vínculos com os clientes, pois eles são os mais próximos de lidar com os consumidores, eles estão do lado de fora observando a maneira como o produto é usado e como ele pode atender às necessidades das pessoas.

Por fim, saiba o que é um prosumer e use-o para saber que tipo de serviço ao cliente você está oferecendo em seus negócios e quais são as coisas que você pode melhorar para favorecer a satisfação dos consumidores. E, assim, melhorar significativamente a imagem da sua marca.

Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram