Qualidades de um bom líder empreendedor!

O que você consideraria um empreendimento de sucesso? Um empreendimento de sucesso é aquele em que um líder dinâmico lidera e dá assistência à equipe, estando acessível sempre que necessário. Para que um empreendedor tenha sucesso, ele deve entender o papel do líder e saber qual caminho deseja seguir.

O sucesso é alcançado com muito trabalho e determinação, mas apenas essas duas qualidades não são suficientes para formar um bom líder. Há diversas atitudes que se espera que um bom líder tenha e neste artigo vamos entender as características que deve possuir um empreendedor para que seja também um bom líder:

Um empreendedor de sucesso é aquele que pode liderar a equipe e tomar decisões de acordo com as habilidades dos membros da equipe.

  • Deve desenvolva um estado de contemplação criativa.
  • Deve ter a capacidade de se reinventar e executar novas idéias.
  • Deve ter um processo de pensamento inovador.
  • Deve possuir a sabedoria de ler a realidade.
  • Deve ser persistente e trabalhador.
  • Deve manter-se focado nos objetivos e metas a serem alcançados.
  • Deve ser humilde, educado e ao mesmo tempo um empreendedor e deve ter clareza de idéias.
  • Deve compartilhar conhecimento com colegas de trabalho.
  • Deve ser cooperativo e obstinado, mas não impulsivo.

Saiba mais: Vai empreender? Saiba se você tem espírito empreendedor.

O que você precisa para ser um empreendedor de sucesso?

A mentalidade de um empreendedor deve estar focada em inovar até nas tarefas mais comuns e em evoluir sempre, através da inovação. É importante para um líder estar sempre bem informado a fim de ter novas idéias, idéias estas, que não apenas ajudam os clientes a alcançarem o melhor, mas também à equipe a desempenhar o melhor de suas habilidades.

Todo negócio ou projeto empreendedor tem sua origem na definição clara das características, que dão forma e identidade à ideia de negócio, por meio de um plano composto por etapas que partem de:

Qual produto ou serviço será comercializado?

Onde o negócio será desenvolvido? Tem um local online ou real?

Com que recursos será financiado?

Qual será o público-alvo?

Durante quanto tempo o projeto será desenvolvido para atingir o ponto de equilíbrio.

Saiba mais: A pesquisa de mercado ajuda a determinar a viabilidade de um projeto?

Qualidades de um bom líder para o empreendedorismo

Existem sete tipos de inteligência que são determinados através de vários estudos e pesquisas científicas e que podem ser usados como um bom ponto de partida, para que os empreendedores desenvolvam uma inteligência única. A seguir, apresentamos as qualidades que um bom líder deve ter para ser um empreendedor de sucesso:

  1. Inteligência linguística

A capacidade de dominar idiomas e de se comunicar de maneira eficaz com clientes, funcionários e colegas de trabalho é transversal a todas as culturas. Desde o início de nossas vidas, aprendemos a falar na língua materna e evoluímos gradualmente, aprendendo outras línguas que nos ajudam a nos comunicar sem hesitar, com pessoas de outras nacionalidades. A inteligência linguística refere-se não apenas à capacidade de se comunicar oralmente, mas também de forma escrita, por exemplo. Quem domina melhor essa capacidade de comunicação possui uma inteligência lingüística superior. As profissões nas quais esse tipo de inteligência se destaca podem ser políticos, escritores, poetas, jornalistas etc.

  1. Inteligência lógico-matemática

Durante décadas, a inteligência lógico-matemática foi considerada como inteligência bruta, era o eixo principal do conceito de inteligência e era usado como uma das métricas importantes para determinar o quão inteligente uma pessoa é. Como o próprio nome sugere, a inteligência lógico-matemática está ligada à capacidade de raciocínio lógico e à resolução de problemas matemáticos. A velocidade com que uma pessoa pode resolver um problema numérico determina sua inteligência lógico-matemática. O famoso teste do quociente intelectual (QI) baseia-se nesse tipo de inteligência e, em menor grau, na inteligência linguística. Cientistas, economistas, acadêmicos, engenheiros e matemáticos geralmente se destacam nesse tipo de inteligência.

  1. Inteligência espacial

A capacidade de observar o mundo sob diferentes perspectivas está relacionada a esse tipo de inteligência. As pessoas que se destacam nesse tipo de inteligência têm os recursos que lhes permitem deduzir imagens mentais instantaneamente, desenhar e detectar detalhes, além de um senso pessoal de estética. Normalmente, sabe-se que o jogador de xadrez, os desenhistas, os pintores, os designers e os arquitetos possuem inteligência espacial. Essas pessoas têm o poder da imaginação correndo solta e podem criar coisas com uma beleza que outras pessoas nem podem imaginar.

  1. Inteligência musical

A música é uma arte universal. Não existe nenhuma cultura no mundo que não tenha algum tipo de música, mais ou menos elaborada. Essa teoria nos leva a crer que existe uma inteligência musical latente em todos, não importa a nacionalidade dessa pessoa ou em qual parte do mundo ela reside. Segundo estudos científicos, algumas áreas das funções cerebrais estão ligadas à interpretação e composição da música. Como qualquer outro tipo de inteligência, isso também pode ser treinado e aperfeiçoado. Há quem diga que os mais favorecidos nesse tipo de inteligência são os capazes de tocar instrumentos, ler e compor peças musicais com facilidade.

  1. Inteligência corporal e cinestésica

As habilidades corporais e motoras necessárias para lidar com ferramentas ou expressar certas emoções representam um aspecto essencial no desenvolvimento de todas as culturas. A capacidade de usar ferramentas é considerada inteligência corporal cinestésica, isso significa que o corpo deve ter força e flexibilidade para poder trabalhar por longas horas. Esse tipo de inteligência geralmente é dominante em dançarinos, atores, atletas, médicos, principalmente cirurgiões, pois todos eles precisam usar racionalmente suas habilidades físicas.

  1. Habilidades interpessoais

As habilidades interpessoais são desenvolvidas por meio da inteligência interpessoal, que nos capacita a perceber as coisas da perspectiva de outra pessoa muito além do que nosso senso conseguiria capturar. É uma inteligência que permite interpretar palavras ou até gestos facilmente. A inteligência interpessoal avalia a capacidade de empatia com outras pessoas.

É uma inteligência muito valiosa para pessoas que trabalham com grandes grupos. A capacidade de detectar e entender as circunstâncias e os problemas dos outros é mais fácil se você possuir (e desenvolver) inteligência interpessoal. Professores, psicólogos, terapeutas, advogados e pedagogos são perfis que tendem a ter uma pontuação muito alta nesse tipo de inteligência.

  1. Inteligência naturalista

A inteligência naturalista permite detectar, diferenciar e categorizar os aspectos ligados à natureza. Esse tipo de inteligência é necessário para entender como a natureza se comporta, para pessoas que estão particularmente interessadas em entender o que resultou na evolução, por exemplo. Essa inteligência gera um mecanismo de resposta que nem todo mundo possui.

É importante que um líder seja capaz de se analisar, de se comunicar efetivamente e de entender o que os clientes precisam e como atender às expectativas do mercado. A inteligência básica e as qualidades acima reunidas devem ser usadas para ajudar as pessoas a se transformarem de comuns, em extraordinárias. É muito importante saber ouvir e saber analisar as situações para detectar as necessidades dos clientes e resolvê-las. Este princípio deve ser levado em consideração por qualquer empresário como ponto de partida de sua ideia de negócio para obter os resultados desejados.

Essa disciplina é cada vez mais especializada e está intimamente relacionada a múltiplas inteligências, ou seja, com um pouco de pesquisa, podemos encontrar um treinamento musical, um treinamento lógico matemático ou um treinamento esportivo, por exemplo, que se tornam um guia para que tenhamos um empreendimento bem-sucedido de acordo com a área que queremos desenvolver.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram