Tipos de clientes: o silencioso. Algo ruim pode estar acontecendo

O que fazer com um cliente que tem uma experiência ruim, mas nunca a compartilha? Existem diferentes tipos de clientes. Um desses pode estar dizendo muitas coisas, mesmo que não mencione-as. Você pode alterar as vendas, se não prestamos atenção. Ele pode não fornecer feedback, mas faz isso com seus amigos e familiares. Garanto que esse tipo de publicidade não é o que você está procurando. Um cliente insatisfeito encontrará pelo menos mais três pessoas para contar sobre sua má experiência.

O fato de um cliente deixar um negócio, sem dizer nada, não é um bom presságio. É por isso que devemos trabalhar para ouvir a voz interna que tem muito a dizer. E, acima de tudo, ajudará a melhorar os resultados e aumentar o compromisso com o cliente.

Talvez você pense que, se não há uma reclamação de seus clientes, tudo está em ordem. A verdade é que você deve ser mais cauteloso quanto a isso. É comum que os clientes não digam tudo e, o que é pior, podem abandonar seus produtos ou serviços sem dizer nada, parar de fazer compras e procurar a concorrência. Por isso, preste atenção! Sua decisão pode ser decisiva.

Tipos de clientes que influenciam negativamente

Sem dúvida, um cliente que não se queixa também pode influenciar negativamente os negócios. Muitas vezes nem os conhecemos, não temos nenhuma referência dele para buscar as informações necessárias para solucionar o problema. Esses tipos de clientes são o que necessitamos para aprender e melhorar.

Somos todos humanos e reagimos a estímulos. O ideal é garantir que as experiências fornecidas aos clientes sejam as melhores. Muitos caem na rotina de dizer que “está tudo bem”, “que nada acontece”. E não é apenas culpa do cliente, mas também das empresas que não têm em seus objetivos alcançar a satisfação do cliente.

Precisamos saber como abordar todos os tipos de clientes, criar laços, confiar, a fim de receber o melhor feedback deles. Se você não quiser questioná-los por medo de receber uma reclamação, terá um grande problema. Devemos fazer as perguntas certas, aquelas que definem o caminho. Para isso, deve-se ter o apoio dos clientes.

Veja também: A importância de identificar clientes para gerar mais vendas

Busque o feedback de seus clientes

Um comentário, reclamação ou sugestão de seus clientes é muito importante. Embora eles não tenham obrigação de fornecer feedback, solicite. Crie um processo para conhecer os tipos de clientes de acordo com as necessidades de cada um, garanto que você terá respostas que o surpreenderão.

Se você realizar o processo de maneira correta, poderá obter os resultados de. Os clientes sempre querem ser ouvidos e participar. Comece realizando uma breve pesquisa on-line para conhecer o que é necessário para ter clientes comprometidos com a sua marca.

Crie perguntas focadas em conhecer sua experiência pessoal com os serviços ou produtos que você ofer. Para isso, use as perguntas diretas, que fornecem dados relevantes e divertidos para os clientes.

Manter os clientes: conheça as 5 maneiras de conseguir

Trabalhe constantemente 

Para buscar feedback, quaisquer que sejam os tipos de cliente, não se obtém em um dia de trabalho. É necessário um trabalho constante que trará benefícios para ambas as partes. Além disso, quando os clientes percebem que são ouvidos e que suas ideias são implementadas ou que seus problemas foram resolvidos, sem dúvida terão prazer em continuar participando e fornecendo as informações solicitadas.

Não esqueça que não se trata apenas de ouvir o cliente, mas também responder às suas necessidades. Por meio da plataforma QuestionPro, você pode coletar informações imediatas em tempo real e fornecer uma solução imediata; para prestar um serviço melhor e ter clientes satisfeitos dispostos a comprar novamente.

Queremos ter tipos de clientes ativos, não que permaneçam em silêncio. Não basta ter informações, se deve colocar em prática as ideias que surgem da voz dos usuários e buscar a melhoria contínua dos serviços.

Leia também: Banco de informações para uma pesquisa: identifique seus clientes fiéis

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Conselho consultivo de clientes: como gerenciá-lo?

Reclamações de clientes: 6 dicas para transformá-las em elógios

3 maneiras de conquistar a lealdade dos clientes com uma estratégia para celular

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.