Valor do produto x preço: como definir e traçar estratégias?

Você sabe definir o valor de um produto? e o preço do mesmo? Valor e preço são palavras que usamos diariamente como se tivessem o mesmo significado, mas que na verdade possuem significados totalmente distintos.

O que é preço e o que é valor?

O valor do produto é baseado nos benefícios que ele oferece, se trata mais de um investimento do que apenas de uma compra.

Preço é a quantidade de dinheiro que você irá pagar por um produto ou serviço.

Algumas empresas determinam um preço que não está de acordo com o valor do produto e dificilmente estas empresas conseguem se manter, sem precisar mudar esta estratégia.

Como calcular o preço de um produto?

Para calcular o preço de um produto você deve seguir uma soma básica: Custo de produção + despesas + lucro, a soma será o preço que seu produto deve ter para ser viável.

Porém, existem outros pontos importantes que, agregados ao preço, transmite valor ao produto, como o branding.

Se você compra uma roupa em uma loja de grife, por exemplo, com certeza você irá pagar um preço maior do que se comprasse de uma marca menos conhecida, mesmo que as peças tivessem a mesma qualidade e tivessem sido produzidas na mesma fábrica, isto porque a grife possui um branding que a outra loja não possui. Neste caso, o preço do produto está agregado ao valor de marca.

Por outro lado, há empresas que focam em oferecer o menor preço, já que uma maior quantidade de vendas permite diminuir o custo de produção e economizar nas despesas, estas empresas podem ser uma ótima opção, já que muitas vezes a qualidade do produto é equivalente à dos concorrentes.

Conheça estratégias para aumentar os preços de seus produtos

Como agregar valor à um produto?

Há diversas estratégias para aumentar o valor do produto e que podem também incluir no preço e na receita de sua empresa.

Agregar valor à sua marca – Você já escutou a expressão “quero comprar um tênis de marca”? Quando escutamos esta expressão já podemos pensar em algumas marcas, mesmo que a pessoa não tenha dito o nome de nenhuma. Isto porque são empresas referências em branding em seu setor, ou seja empresas com seu nome consolidado no mercado. 

Existem incontáveis vantagens em ser uma marca conhecida positivamente e uma delas é poder aumentar o preço do seu produto, baseado na força de sua marca.

Então, invista no branding de sua marca e poderá gerar mais valor ao seu produto.

Conheça estratégias para melhorar o branding de sua empresa.

Solucione os problemas do seu cliente – Quando você mostra ao cliente que seu produto resolverá o problema dele, a curto e longo prazo, dificilmente o preço será um impedimento para ele. Mostre que você se importa com o problema dele e não somente em vender seu produto. Deixe claro que adquirir seu produto será um investimento, não uma compra.

Realize pesquisas para saber quais as necessidades de seu público.

Foque nos benefícios e não nas características – Diversas empresas se tornam referência quando deixam de focar nas características dos produtos, que geralmente são as mesmas que as do produto concorrente, e começam a focar nos benefícios, que podem ser únicos.

Por exemplo, uma marca de câmera fotográfica pode dizer que seu produto “eterniza momentos felizes e importantes”, ao invés de dizer que “oferece um foco super profissional”.

De fato, muitas empresas oferecem filtros para desfocar a imagem e proporcionar um efeito mais “antigo” na foto, já que assim, a foto vai remeter mais à lembranças, mostrando que o foco é algo sim importante, mas que a experiência que a outra marca oferece é muito mais.

Crie pesquisas para saber quais benefícios são importantes para seu público.

Customer service – Todos sabemos como é difícil se destacar no mercado hoje em dia, isso porque o mercado está cada dia mais saturado, em todas as áreas. Proporcionar uma boa experiência à seus clientes é essencial para se destacar neste mercado competitivo. 

O atendimento humanizado é uma das mais importantes estratégias do customer service, porque faz com que cada cliente se sinta importante e se sinta parte da empresa, melhorando a fidelização dos clientes, o marketing em diversas áreas, o ticket médio e diversas outras áreas.

Conheça estratégias para melhorar a experiência dos seus clientes

Ofereça serviços e produtos adicionais – Há sempre um produto ou serviço que pode ser um adicional de compra ao produto que o cliente adquiriu e que muito provavelmente, cedo ou tarde, seu cliente irá precisar. Seja de forma gratuita ou paga é muito importante oferecer estes produtos ou serviços adicionais, já que assim você estará prevendo a necessidade do cliente e oferecendo uma solução precoce.

Se você vai à uma loja comprar uma mala, por exemplo, você precisará de um cadeado TSA (cadeado padrão de receita federal), precisará também de um porta dólar, para que transporte seu dinheiro de forma segura durante a viagem, e talvez também queira um identificador de bagagem, para identificar mais rápido sua mala no aeroporto, além de um seguro viagem, que vai te reembolsar caso sua bagagem seja extraviada.

Todos estes produtos e serviços que você pode oferecer junto com a compra da mala, aumenta seu ticket médio, e te dá margem para criar promoções e aumentar as áreas da sua empresa.

Faça descontos e promoções – Promoções são uma forma de atrair público, crie campanhas promocionais e seja flexível nas negociações.

Você pode criar promoções como “descontos progressivos na compra de 2 ou mais produtos”, oferecer brindes em dias específicos, oferecer descontos na próxima compra (este método também pode ajudar a fidelizar clientes).

Agora que você já sabe a diferença entre valor do produto e preço, estará mais apto para implantar as estratégias necessárias para impor seu preço, adequando-o com o excelente valor agregado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.