Vender online: 4 fatores para saber se é adequado para você

Vender online oferece muitos benefícios para as empresas. Você pode reduzir significativamente os custos de manutenção e operação e até superar barreiras de localização e tempo. Por exemplo, se sua loja está localizada no México e você está vendendo online, você pode realizar uma venda na Espanha, mesmo que exista uma diferença de horário. No entanto, com todos os benefícios de vender online, também é necessário tempo e recursos para gerenciar com eficiência sua plataforma de e-commerce.

4 fatores a se considerar antes de vender online

1. Qual modelo de loja online é melhor para você?

Primeiro você terá que decidir qual modelo de loja online é ideal para você. A boa notícia é que você pode vender em qualquer lugar do mundo. No entanto, se você planeja vender produtos, você terá que considerar qual método você usará para adquirir, armazenar e distribuir sua mercadoria.

Você terá que considerar seu procedimento de envio e política de devolução. Também determine se você vai fabricar seus próprios produtos ou se vai recorrer a fornecedores. Faz mais sentido ser um atacadista ou revender os produtos? Vamos rever as diferentes opções para ajudar você a decidir. Veja também: Vendas nas redes sociais

Fabricação

Fabricação significa que você faz (ou elabora) seus produtos à mão. O método de fabricação é adequado, por exemplo, para um fabricante de sabão, velas ou jóias. Esse método permite que você tenha controle sobre a qualidade de seus produtos e pode ajudá-lo a manter seus custos relativamente baixos. No entanto, você terá que considerar se esse método de produção é sustentável para um negócio online.

Você também pode encontrar um produtor para fabricar o produto para você. Você vai contratar um fabricante local ou de outra cidade? Essa opção é boa para empresas que têm uma ideia do produto original. Tenha em mente que a fabricação externa de seus produtos pode ser um processo longo e os pedidos iniciais podem ser caros. Características que um líder de vendas digital deve ter

Atacado para vender online

Ser um atacadista significa que você vai comprar seu estoque de fabricantes a um preço reduzido, e depois revender esses produtos a um preço maior em sua loja online. Esta é uma boa opção se você quiser vender uma variedade de opções rapidamente.

Geralmente, os pedidos têm um preço razoável e as marcas registradas foram estabelecidas e testadas com os mercados-alvo. Como encontrar o seu mercado-alvo?

Dropshipping:

Dropshipping significa que você vende produtos que não são seus. Em vez disso, você recebe os pedidos em seu negócio online e os envia ao seu fornecedor. Você pode gerar dinheiro cobrando mais de seus clientes pelos produtos que compram online do que o cobrado pelo seu provedor. A vantagem do dropshipping é que você pode oferecer aos clientes uma ampla variedade de produtos sem necessitar gerenciar o estoque para vender online.

Veja também: Vender mais aos clientes atuais. Confira algumas dicas!

2. Você quer uma loja complementar ou independente?

Você terá que decidir se vai criar uma loja de comércio eletrônico independente ou se prefere adicionar a funcionalidade de comércio eletrônico ao seu site existente. Algumas das melhores opções complementares de comércio eletrônico incluem, por exemplo, o PayPal.

Se você decidir criar uma loja online independente, existem várias plataformas de comércio eletrônico entre as quais você pode escolher e ter um tema personalizável e configurar sua loja online de acordo com seus gostos e necessidades. Também incluem guias úteis para ajudá-lo a configurar sua loja e executá-la sem problemas. Recomendamos também: Segmentação de mercado: conheca os diferentes tipos

3. Gestão de recursos: quem é responsável e quem tem tempo?

A venda on-line não é um desafio técnico, pois você pode usar um modelo de plataforma de e-commerce que seja fácil de adaptar às suas necessidades. É mais um problema de recursos e logística. Você terá que alocar recursos para a criação e gerenciamento de sua loja online. Por exemplo, você deve determinar desde o início quem vai configurar sua plataforma, bem como o tema e a funcionalidade apropriada. Algumas decisões que você terá que tomar incluem: Quem será responsável pela parte operacional de sua loja online? Quem vai escrever a descrição dos seus produtos e tirar fotos? Seus produtos variam regularmente? Se sim, quem manterá suas páginas de produtos atualizadas?

Leia também: 3 estratégias para identificar um cliente ideal

4. Considere sua política de devolução e procedimento de envio para vender online

Outros elementos importantes a considerar são a sua política de devolução e o procedimento de envio. Defina qual será o seu processo de devolução e o que você pode manter antes de começar a vender online. Você vai cobrir as despesas quando os clientes quiserem devolver itens ou os clientes terão que cobri-los? Como você enviará seus itens aos clientes e por quanto tempo eles terão que esperar até que cheguem? Certifique-se de descrever claramente sua política de devolução e detalhes de envio na seção Perguntas frequentes da sua loja on-line.

Boa sorte no seu novo projeto!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.