
Diferentes empresas têm objectivos diferentes e seguem caminhos diferentes para os atingir. Estes percursos constituem a estratégia empresarial de uma empresa.
Criar uma estratégia empresarial é uma tarefa difícil. Continua a ler para saberes como executá-la com êxito.
O que é a estratégia empresarial?
Uma estratégia empresarial é a combinação de todas as decisões tomadas e acções empreendidas pela empresa para atingir os objectivos empresariais e assegurar uma posição competitiva no mercado.
É a espinha dorsal da empresa, pois é o roteiro que conduz aos objectivos desejados. Qualquer falha neste percurso pode fazer com que a empresa se perca na multidão dos seus concorrentes.
A estratégia empresarial faz parte do plano empresarial, que, por sua vez, faz parte de uma estrutura concetual mais vasta designada por modelo empresarial.
O modelo empresarial é uma estrutura concetual que explica como a empresa funciona, como ganha dinheiro e como pretende atingir os seus objectivos. O plano de negócios define esses objectivos e as estratégias de negócios centram-se no que é necessário fazer para os alcançar.
Importância da estratégia empresarial
Um objetivo empresarial sem uma estratégia não passa de um sonho. Entrar no mercado sem uma estratégia bem planeada não passa de uma aposta.
Com o aumento da concorrência, a importância da estratégia empresarial está a tornar-se cada vez mais evidente e há um enorme aumento nos tipos de estratégias que as empresas estão a utilizar. Aqui estão cinco razões pelas quais uma estratégia é necessária para o teu negócio:
- Planeamento: A estratégia empresarial faz parte de um plano empresarial. Enquanto o plano de negócios define as metas e os objectivos, a estratégia dá-te o caminho para atingir essas metas. É um plano para te levar onde queres estar.
- Conhece os seus pontos fortes e fracosNa maior parte das vezes, quando se formula uma estratégia, são conhecidos os verdadeiros pontos fortes e fracos da empresa.
- Aumenta a eficiência e a eficáciaQuando cada passo é planeado, todos os recursos são atribuídos e todos sabem o que tem de ser feito, as actividades empresariais tornam-se automaticamente mais eficientes e eficazes.
- Vantagem competitivaUma estratégia empresarial centra-se em capitalizar os pontos fortes da empresa e utilizá-los como uma vantagem competitiva para posicionar a marca de forma única. Isto confere à empresa uma identidade e torna-a única aos olhos do cliente.
- ControloDecide também o caminho a seguir e os objectivos intermédios a alcançar. Assim, é mais fácil acompanhar as actividades e verificar se estão a decorrer de acordo com o plano.
Níveis de estratégia empresarial
O objetivo empresarial é alcançado através da execução eficaz de diferentes estratégias empresariais. Embora cada empregado, parceiro e parte interessada da empresa se concentre no cumprimento de um único objetivo empresarial, as suas actividades são definidas por diferentes estratégias empresariais, dependendo do seu nível na organização.
As estratégias empresariais podem ser classificadas em três níveis:
Nível 1: O nível empresarial
O nível empresarial é o nível mais elevado e mais amplo da estratégia empresarial. É o plano de negócios que estabelece as diretrizes para o que deve ser alcançado e como se espera que a empresa o alcance. Estabelece a missão, a visão e os objectivos da empresa para todos.
Nível 2: Nível da unidade empresarial
O nível da unidade de negócio é uma estratégia específica da unidade que difere para diferentes unidades da empresa. Uma unidade pode ser constituída por diferentes produtos ou canais que têm operações totalmente diferentes. Estas unidades procuram diferenciar-se dos concorrentes através de estratégias competitivas e alinhar os seus objectivos com o objetivo empresarial global definido na estratégia a nível da empresa.
Nível 3: O nível funcional
As estratégias a nível funcional são definidas pelos diferentes departamentos das unidades. Os departamentos incluem, entre outros, o marketing, as vendas, as operações, as finanças, etc. Estas estratégias de nível funcional limitam-se às acções e decisões quotidianas necessárias para levar a cabo as estratégias de nível unitário e empresarial, mantendo as relações entre os diferentes departamentos e cumprindo os objectivos funcionais.
Elementos de uma estratégia empresarial
Embora o plano de negócios defina claramente um objetivo, a estratégia responde a uma série de componentes-chave:
-
Missão, visão e objectivos empresariais
O principal objetivo de uma estratégia empresarial é atingir o objetivo global. Fornece a visão e a direção da empresa com instruções claras sobre o que fazer, como fazer e quem é responsável por isso.
-
Valores fundamentais
Uma estratégia empresarial também define o que fazer e o que não fazer, o que elimina a maior parte das incertezas e dá uma orientação clara a todos os níveis, unidades e departamentos.
-
Análise SWOT
Uma análise SWOT ANÁLISE SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) é um resumo da situação atual da empresa. É uma componente necessária de uma estratégia empresarial, uma vez que representa os pontos fortes e as oportunidades actuais que podes explorar e os pontos fracos e as ameaças de que te deves proteger.
-
Tácticas operacionais
As estratégias empresariais unitárias e funcionais entram nos pormenores operacionais de como o trabalho tem de ser feito para ser realizado de forma mais eficaz e eficiente. Isto poupa muito tempo e esforço, uma vez que todos sabem o que tem de ser feito.
-
Plano de aquisições e afetação de recursos
A estratégia também responde onde e como serão obtidos os recursos necessários, como serão atribuídos e quem será responsável pela sua gestão.
-
Medição
Sem medidas de monitorização, não é possível avaliar corretamente a viabilidade de uma estratégia empresarial. Uma boa estratégia inclui sempre formas de monitorizar os resultados e o desempenho da empresa em relação aos objectivos estabelecidos.
Conclusão
Uma estratégia empresarial é a expressão de um plano de negócios. É a resposta às oportunidades e ameaças do ambiente, bem como a resposta aos pontos fortes e fracos da empresa, a fim de obter e defender as suas vantagens competitivas.
Para maximizar as hipóteses de sucesso de uma organização, é essencial trabalhar sobre as diferentes estratégias ou, pelo menos, sobre a estratégia empresarial. Caso contrário, dá-se demasiado peso ao fator “sorte”. As estratégias não são apenas para as grandes empresas. Uma PME ou uma empresa em fase de arranque precisam igualmente delas, se não mais, por isso começa a criar a tua própria estratégia empresarial!