
As emoções são poderosas, levam-nos a fazer ou a não fazer o que queremos e influenciam fortemente as nossas decisões. É por isso que as organizações adoptaram conceitos como o marketing emocionalpara criar estratégias que motivem os consumidores a realizar acções específicas para atingir os objectivos da empresa.
No artigo de hoje vamos falar sobre o que é o marketing emocional e como estes sentimentos nas pessoas desempenham um papel importante nas estratégias e na comunicação das organizações.
O que é o marketing emocional?
É o trabalho que uma organização faz para criar uma ligação com os consumidorespara estar na sua top of mind e convertê-los em clientes regulares.
Isto é conseguido através do envio de mensagens persuasivas que exploram as emoções humanas para estabelecer uma ligação profunda com o público. Uma emoção singular e suficientemente forte, como a felicidade, a tristeza, a raiva ou o medo, é frequentemente utilizada para provocar uma reação do consumidor, influenciar a tomada de decisões ou incitar a uma ação.
As estratégias de marketing emocional dependem do sector em que a organização se insere. Não é possível criar estratégias que provoquem felicidade a toda a hora.
Tens de aprofundar e definir com precisão o sentimento que estás a tentar provocar. Isto influenciará a redação, os meios de comunicação, as escolhas de design, etc., e ajudará a tornar as tuas mensagens tão eficazes quanto possível.
O marketing emocional conta uma história para se relacionar com o público de uma forma pessoal. Uma vez que os consumidores tomam cada vez mais decisões de compra que não se baseiam na lógica, mas nos sentimentos, esta técnica é bem sucedida porque, em vez de se concentrar na fidelidade do cliente da forma tradicional, cria relações emocionais significativas que resultam em fãs da marca.
Importância do marketing emocional
A emoção é uma força tão poderosa porque pode influenciar uma decisão e levar as pessoas a agir. É por isso que tem sido uma técnica de marketing eficaz para inspirar as pessoas a tomar medidas específicas e aumentar os lucros.
Quando interages com o teu público, estás a construir uma relação com ele, o que se traduz num aumento notável do valor do tempo de vida do cliente. O teu orçamento também te vai agradecer. Isto porque vais gastar muito menos e, ao mesmo tempo, aumentar a fidelidade do cliente, o que faz maravilhas para o teu ROI.
É hoje aceite que as emoções e as memórias estão intimamente relacionadas. Uma ação que provoca uma reação emocional num grupo-alvo tem muito mais probabilidades de ser recordada por esse grupo. Por conseguinte, utilizar o marketing emocional é uma excelente forma de ser recordado.
Sabemos que o marketing emocional é muito mais eficaz do que o marketing tradicional para induzir as pessoas a comprar. A tendência na criação de conteúdos é tal que é importante destacares-te da multidão para gerares conversão.
Vantagens do marketing emocional
As principais vantagens do marketing emocional são as seguintes
- Causa uma boa primeira impressão: As primeiras impressões formam-se numa questão de segundos. O mesmo se aplica a uma marca, pelo que o marketing emocional pode moldar essa impressão e ajudar a marca a destacar-se na mente do consumidor.
- Tornas-te mais memorável: A emoção e a memória estão de alguma forma ligadas, uma vez que as pessoas têm uma maior tendência para ter uma memória mais duradoura quando se trata de acontecimentos carregados de emoção. Quando impactas o teu público através das emoções, a tua marca e o teu conteúdo ficarão definitivamente na sua mente durante muito tempo.
- O teu conteúdo torna-se mais partilhável: Por natureza, as pessoas adoram partilhar histórias ou coisas, especialmente quando as fazem sentir-se bem ou mal.
- Influencia as decisões de compra: É evidente que, como muitas marcas de renome nos mostraram, uma reação emocional a um anúncio pode influenciar a intenção de compra. O marketing emocional ajuda as pessoas a decidir com o coração, o que, na verdade, tem mais influência na compra do que com a mente.
- Ajuda a fidelizar os clientes e a criar defensores da marca: Os clientes que têm uma relação emocional com uma marca têm um valor de vida útil mais elevado e são susceptíveis de recomendar a empresa. Isto significa que quando os clientes estão emocionalmente ligados à empresa, recompensam-na com a sua lealdade e até com o seu apoio.
Elementos-chave do marketing emocional
O marketing emocional é composto por quatro elementos fundamentais. De seguida, mencionamos cada uma delas:
- Faz a ligação entre a marca e o consumidor: Consiste em criar experiências que não são apenas para os consumidores, mas que a marca pode experimentar da mesma forma, graças ao facto de se dedicar a ouvir as opiniões dos consumidores relativamente aos seus produtos e serviços, receber o seu feedback, conhecer e compreender as suas necessidades.
- Cria experiências que influenciam as suas emoções e sensações.Publicidade ao consumidor: Os consumidores são bombardeados com publicidade em todos os momentos das suas vidas, pelo que as marcas têm de trabalhar para se diferenciarem e destacarem. Para isso, concentram-se na criação de estratégias que permitam aos clientes viver experiências únicas com os seus produtos, serviços e publicidade.
- Estratégia de conteúdoO conteúdo é vital no marketing emocional, pois permite-nos compreender o que o nosso público-alvo quer, quais são as suas necessidades e qual é a forma correta de lhes enviar a nossa mensagem.
- Marca de amor: Uma lovemark consiste em criar laços emocionais profundos com o consumidor para conquistar a sua lealdade à marca. As empresas têm de manter estes clientes envolvidos, especialmente com a concorrência atual, em que outra empresa pode aparecer e conquistar o coração do consumidor. Por isso, as marcas concentram-se em criar histórias com as quais os clientes se possam identificar.
Exemplo de marketing emocional
Para te ajudar a compreender melhor o marketing emocional na prática, aqui está uma lista de exemplos de como as marcas utilizam o marketing emocional. Estes exemplos foram retirados de campanhas de marketing que tiveram um sucesso notável.
Por exemplo, a Nike é especialista na utilização de campanhas publicitárias emocionais. Uma das campanhas mais populares dos últimos anos foi a que teve como protagonista o quarterback norte-americano Colin Kaepernick.
O atleta americano foi um dos pioneiros do movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos. Para protestar contra o tratamento da comunidade afro-americana no país, ajoelhou-se várias vezes durante o hino americano nos jogos da NFL. Em consequência disso e de muitas críticas, Colin Kaepernick foi afastado da sua equipa San Francisco 49ers.
Como atleta da Nike, aparece nesta campanha com um slogan forte: “Acredita em algo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo. “Acredita em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo. O slogan refere-se à luta de Kaepernick que lhe custou a carreira na NFL.
Dicas para criar uma estratégia de marketing emocional
Ao longo deste artigo, vimos como o marketing emocional influencia as decisões dos clientes e a fidelidade à marca. Agora é hora de implementar uma estratégia que te permita conectar com eles. Por isso, temos para ti as melhores dicas para o conseguir:
Conhece o teu público
Quando falamos de marketing emocional, estamos a falar de ligação e a única forma de tocares o coração do teu público é quando o compreendes a um nível mais pessoal.
Isto significa que conheces e és capaz de compreender os seus medos mais profundos, os seus desejos, as suas lutas e as suas motivações mais fortes. Provavelmente tens um buyer persona para as tuas campanhas de marketing. Deixa que ele te guie. Se não, está na altura de pensar em criar um.
Conta uma história
Quando conheceres o teu público-alvo a um nível pessoal e emocional, utiliza este conhecimento para criar uma história com a qual se possam identificar.
As pessoas querem ouvir histórias com as quais se possam relacionar, sentir empatia, aprender e inspirar-se. O marketing emocional centra-se em oferecer algo que as entusiasme e as faça partilhar com os outros.
Projecta uma imagem ideal
As organizações utilizam publicidade que provoca emoções que gostamos de sentir. É esse o objetivo da projeção de uma imagem ideal através do marketing.
O marketing tradicional explica como um produto ou serviço pode resolver um problema urgente. O o marketing emocional utiliza as emoções para convencer os consumidores de que o produto não é apenas a solução correta, mas que também se podem sentir bem ao utilizá-lo.
Presta atenção ao design
É um facto conhecido que a cor tem um impacto emocional nas pessoas. Por exemplo, o azul tem um efeito calmante, enquanto o vermelho pode aumentar o ritmo cardíaco.
Podes utilizar esta técnica de marketing emocional para aumentar o apelo emocional do teu conteúdo de marketing. Mas lembra-te que o design não é apenas uma questão de cores, mas também de outros aspectos, como a música.
Cria um movimento ou uma comunidade
Utiliza o marketing emocional para criar um movimento ou uma comunidade em torno da tua marca e utiliza alguns elementos psicológicos.
O efeito que crias mantém as pessoas intrigadas com o que a multidão está a fazer. Além disso, os sentimentos de camaradagem, aceitação e entusiasmo podem criar um sentimento de lealdade para com a tua marca.
É autêntico
O marketing emocional é perigoso, por isso tem cuidado ao utilizá-lo como estratégia.
Não podes jogar com as emoções ou fingir e esperar safar-te. Tens de compreender os valores fundamentais da tua marca e alinhá-los com a tua campanha. A tua sinceridade e autenticidade são importantes porque o teu público consegue sentir isso.
Conclusão
O marketing emocional é definido como todos os métodos e acções destinados a jogar com as emoções de um alvo. Para tal, procura criar um vínculo que gere uma ação ou crie uma ligação à marca.
Na prática, isto traduzir-se-á em acções de comunicação orientadas. As possibilidades são muitas, desde um anúncio que conta a história e o património de uma marca até uma campanha humorística que gera simpatia. O objetivo é distinguir-se das acções clássicas e captar a atenção do público-alvo.
O marketing emocional pode ser complicado, uma vez que todos nós somos humanos e sentimos as emoções de forma diferente. A ideia do marketing emocional é envolvimento do cliente por isso não tenhas medo de tocar em alguns sentimentos.
Na QuestionPro temos algumas ferramentas que te podem ajudar a avaliar se as tuas mensagens criam realmente uma ligação autêntica com o teu público, ou se estão a receber uma mensagem sincera da tua marca.
Realiza estudos publicitários pré-teste e pós-teste, análises de sentimentos, estudos de opinião e vários tipos de estudos qualitativos e quantitativos com a nossa plataforma. Solicita uma demonstração para saberes mais sobre a nossa Licença de Investigação e descobrires todo o seu potencial.