
Define e conhece o teu público-alvo público-alvo ajuda-te a concentrar os teus esforços de marketing e reduz a probabilidade de fracasso da campanha.
O público é uma parte essencial de qualquer campanha de marketing. Quer estejas a lançar um novo produto ou um novo serviço, terás de decidir quem é o teu público-alvo. Afinal, será difícil fazer marketing se não souberes a quem a tua oferta é mais adequada.
Gerar conteúdo é fácil, mas gerar conteúdo que atraia potenciais clientes e ajude no esforço de vendas é um trabalho longo, difícil e muitas vezes ingrato.
A máxima mais ouvida no marketing de conteúdos é: “conhece o teu público-alvo, as suas necessidades e interesses, antes de começares a gerar conteúdos”.
O primeiro passo deve ser determinar a que grupo do nosso público-alvo vamos dar prioridade. Depois, podemos conhecer os seus interesses e necessidades.
Vamos saber qual é o público-alvo e a importância de recolher as suas opiniões.
O que é um público-alvo?
Um público-alvo é o grupo de pessoas a quem uma empresa dirige o seu marketing, ou seja, as pessoas com maior probabilidade de comprar os produtos ou serviços de uma empresa.
Definir o teu público-alvo é muito importante, pois são eles que permitem às empresas ter um bom posicionamento no mercado. posicionamento no mercado e, assim, poder atingir cada um dos teus objectivos. Não te esqueças de que quanto maior for a tua audiência nos mercados, maiores serão as tuas vendas.
Este grupo também pode ser considerado como o “alvo” num outro sentido e pode mostrar o tipo de pessoas que têm maior probabilidade de comprar.
O público-alvo poderia ser as mães trabalhadoras de São Francisco, com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, interessadas em alimentos saudáveis e que ganham entre 4.000 e 5.000 dólares por mês.
Estes clientes podem ser descritos pela sua idade, rendimento, interesses e compras anteriores. Alguns destes elementos são a localização, a idade, o emprego, o nível de educação e o rendimento anual da pessoa.
As empresas também utilizam o público-alvo para descrever as suas buyer personas. personas do comprador ou clientes ideais. Mas um perfil de cliente ideal é ainda mais específico do que um público-alvo.
Importância de identificar o teu público-alvo
Conhecer o teu público-alvo é uma frase comum. Estas palavras sábias podem servir de base para campanhas de marketing bem sucedidas. É impossível chegar a toda a gente ao mesmo tempo. Por isso, definir o teu público-alvo é extremamente importante.
As empresas de todas as dimensões podem competir no mercado atual se visarem um público pequeno mas específico. Podes poupar tempo e dinheiro se te concentrares nos necessidades dos teus clientes actuais ao desenvolveres a tua estratégia de marketing.
Visar um grupo específico de pessoas pode parecer exclusivo, mas isso não significa que estejas a excluir aqueles que não cumprem os teus critérios.
Para tirar o máximo proveito do teu investimento em marketing, é essencial conhecer o teu público-alvo. Com este método, poderás gerar leads de uma forma rentável e eficiente.
Como identificar o teu público-alvo?
1. segmenta o teu público
O primeiro passo para determinar o teu público-alvo é fazer uma segmentação do mercadoou seja, divide-os em grupos mais pequenos. Por exemplo, se já te compraram anteriormente, podes dividi-los em grupos de acordo com o que já compraram.
Se tiverem descarregado algo do teu sítio Web, podes dividi-los em grupos com base no que descarregaram.
Outra forma de dividir o teu público-alvo é agrupá-lo por dados demográficos e psicográficos. Isto ajuda se muitas pessoas gostarem do teu produto ou serviço.
Neste caso, podes utilizar vários canais de atendimento ao cliente, campanhas de relações públicas, marketing multi-segmento, redação de conteúdos e outras formas de marketing digitalCampanhas de relações públicas, marketing multi-segmento, redação de conteúdos e outras formas de marketing digital para atrair um vasto leque de potenciais clientes. clientes potenciais de diferentes segmentos de mercado.
2) Pesquisa o mercado
Antes de apresentares uma oferta única, tens de fazer um estudo de mercado. pesquisa de mercado para saberes o que já existe no teu sector. Isto ajudar-te-á a descobrir quantos concorrentes tens e quais são os mais fortes.
Também te mostrará onde falta alguma coisa no mercado. Pode ser uma grande oportunidade para criar um ponto de venda único para o teu produto ou serviço e criar um nicho para ti no mercado.
Realiza estudos de mercado pesquisa de mercado também te mostrará quais as ameaças existentes no mercado. As ameaças são situações ou acontecimentos que podem prejudicar a tua oferta. Isto pode ajudar-te a antecipar estas ameaças e a planear como evitá-las ou reduzi-las.
3. Observa os teus concorrentes
O próximo passo é descobrir o que queres vender e o que os teus concorrentes estão a fazer. Quem é que eles estão a tentar alcançar? Que problemas têm os seus clientes?
Ao efetuar esta análise da concorrênciaSe estás à procura de uma lacuna no mercado, talvez consigas pensar no que falta ao teu marketing. Por outras palavras, estás à procura de uma lacuna no mercado que o teu produto pode preencher. Podes então centrar as tuas mensagens de marketing no problema e na forma como o teu produto o resolve.
Não te esqueças de ver como eles fazem marketing nas redes sociais. Vê quais as redes sociais que utilizam e com que frequência publicam. Também podes observar o conteúdo que partilham em cada plataforma e ver se utilizam o marketing de influência para dar a conhecer a tua marca às pessoas.
Esta pesquisa vai ajudar-te a descobrir em que redes sociais te deves concentrar e que tipo de conteúdo podes produzir para atrair a atenção do teu público-alvo.
4. Observa as tendências do sector
Em seguida, tens de ver o que se passa no teu sector. Isto mostrar-te-á onde os teus concorrentes estão a colocar a maior parte dos seus esforços. Tal como o estudo de mercado, pode ajudar-te a descobrir onde o teu produto ou serviço pode preencher uma necessidade e o que torna o teu produto especial.
As tendências da indústria também são importantes porque podem ajudar-te a descobrir as mudanças na popularidade para que possas alterar as tuas estratégias de marketing. estratégias de marketing em conformidade.
Por exemplo, se tens um produto popular que vende bem no Natal, podes começar a promovê-lo no Halloween.
5. Fala com os teus consumidores
A forma mais direta de determinar os interesses do nosso público-alvo é perguntar-lhe. Para o fazer, podemos utilizar inquéritos em linha y inquéritos no terreno.
Fala com os teus seguidores nas redes sociais e com os teus subscritores de correio eletrónico para obteres mais informações. A forma mais simples é pedir-lhes que preencham um pesquisa sobre si próprios e sobre o que gostam.
Outra boa forma de falar com o teu público e descobrir o que pensam dos teus produtos é através de uma entrevista. entrevista ou faz uma sessão de perguntas e respostas com grupos de discussão. Em suma, podes aprender muito sobre o teu público falando com ele.
Utiliza a escuta social para ver o que as pessoas estão a dizer sobre a tua marca, os teus produtos, os teus concorrentes, etc. nas redes sociais. Isto não só te pode ajudar a conhecer melhor o teu público, como também tem outras vantagens. Ao leres as suas publicações e comentários, podes aprender muito sobre o que os motiva.
6. Interpreta os dados
Depois de toda esta pesquisa, terás muita informação à tua disposição. Mas também terás de analisar esses dados para obteres uma imagem clara do teu público-alvo, dos seus gostos e desgostos, hábitos, dados demográficos e psicográficos.
Com as informações recolhidas, podes procurar padrões para dividir melhor o teu público e realizar campanhas de marketing mais direcionadas. Também podes criar buyer personas e determinar propostas de valor dependendo de como interpretas os dados. Agora sabes exatamente quem é o alvo da tua marca e do teu produto.
Vantagens de conhecer o teu público-alvo
Uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio é conhecer muito bem o teu público-alvo, porque se não o tiveres na prática, o sucesso do negócio e a criação da estratégia de marketing não terão importância, pois não serão eficazes. Por conseguinte, é essencial que dediques algum tempo a determinar o teu público-alvo. tipo de clientes a que te vais dirigir.
É por isso que te mostramos as vantagens de conheceres o teu público-alvo:
-
Poderás identificar as suas verdadeiras necessidades e desejos
Se já sabes quem é o teu público-alvo e quais são os seus interesses, então podes ter toda a informação de que precisas para criar as estratégias necessárias para focar a sua atenção em ti e no que ofereces.
Por isso, é essencial conhecer os seus gostos, necessidades, preferências, desafios e poder monetário, pois todos estes pormenores e muito mais vão ajudar-te a aproximares-te deles.
No entanto, se não tratares esta informação e não souberes estes pormenores, isso significa apenas que ainda não determinaste o teu alvo.
-
Permite-te concentrar todos os teus esforços
Se já sabes quais os benefícios que os clientes podem obter do teu produto ou serviço, podes ajudá-los a aceitar mais facilmente os artigos que vendes.
Tudo isto te permitirá criar e entregar o que o público realmente quer, pelo que não perderás tempo a fazer amostras ou a testar para ver se funcionam, mas poderás ir diretamente ao que é necessário.
-
Cria produtos ou serviços que realmente vendem
Se já souberes quem é o teu público-alvo e o que ele realmente precisa, será mais fácil desenvolveres a estratégia de marketing necessária para o teu produto ou serviço.
Isto permitir-te-á lançar produtos que podem ser vendidos com confiança. Isto porque já conheces as preferências e os gostos de cada um dos teus clientes.
-
Permite-te vender aos melhores preços
Se conseguires tornar-te o principal motivador do teu público e souberes exatamente o que ele procura, então terás a oportunidade de oferecer produtos a preços melhores, ainda melhores do que os dos teus concorrentes.
Isto porque todos os compradores encontrarão em ti tudo o que procuram, o que tornará a tua empresa única e especial, pois cada um dos teus produtos ou serviços fará com que sintam que foi concebido exclusivamente para eles, o que te dará uma ampla vantagem competitiva. vantagem competitiva.
-
Vais conseguir mais vendas
Se souberes quem são os teus clientes ideais, é muito mais fácil criar produtos ou serviços mais adequados, o que facilitará a sua atração pelo teu negócio.
É importante notar que a estratégia de marketing ajuda-te a gerir as emoções dos clientes para te ajudar a melhorar cada um dos teus objectivos, neste caso, a venda de serviços ou produtos no mercado.
Identifica os interesses do público-alvo
Um elemento de análise que é frequentemente esquecido é a base de clientes. Para além da frequência de compra e do ticket médio, devemos identificar os clientes com base na margem de lucro e no seu valor ao longo do ciclo de vida do cliente.
A partir desta informação, podemos identificar os clientes que são mais valiosos para nós, perguntar-lhes sobre o seu nível de satisfação e sobre o conteúdo que mais atrai a sua atenção.
Podemos então tomar decisões sobre a produção de conteúdos que nos permitirão alcançar potenciais clientes com caraterísticas semelhantes às dos nossos clientes de maior valor.
Inquéritos em linha para descobrir as necessidades e os interesses do teu público-alvo
Os inquéritos online dar-nos-ão uma primeira aproximação suficiente para começar a criar conteúdos, mas o trabalho não acaba aqui, é essencial determinar, posteriormente, o grau de satisfação do clienteEsta análise dar-nos-á uma visão mais completa do que interessa ou não ao nosso público-alvo.
Ouve os teus clientes, o teu objetivo é fazer com que o teu potencial cliente falar sobre os seus problemas e preocupações, para que possas encontrar uma forma de lhes oferecer soluções através da tua empresa.
Podes pedir-lhes que comentem o seu nível de satisfação com o teu produto ou serviço. Ou podes pedir sugestões aos teus consumidores para identificar gostos e preferências.
Podes começar com inquéritos em linha inquéritos que exijam respostas simples, como avaliações escalonadas (do melhor para o pior), realiza perguntas de escolha múltipla perguntas de escolha múltipla, seleção de opções sobre o conteúdo, etc.
Os micro inquéritos em linha são uma alternativa interessante, pois permitem-nos, através de uma pergunta simples e de algumas opções de resposta, obter um feedback atempado.
Inquéritos de campo. Contacto pessoal
Entrevistar clientes pessoalmente e conversar com eles é uma excelente forma de conhecer em profundidade o teu perfil de mercado. perfil de mercado e aprender sobre as suas necessidades e interesses.
Provavelmente estás a pensar no custo e na inviabilidade de visitar cada cliente. Mas uma alternativa interessante é participar em congressos e feiras do sector, onde, num único dia, podemos contactar com dezenas de potenciais clientes que certamente estarão interessados no assunto. Outra alternativa para obter informações diretamente dos clientes é abordá-los no pontos de venda.
Através do trabalho de campo e da análise destes inquéritos inquéritosAtravés do trabalho de campo e da análise destes inquéritos, é possível obter propostas de melhoria, níveis de satisfação e identificar os conteúdos estrela que atraem mais clientes.
Não te esqueças de fazer os teus trabalhos de casa antes de começares
Antes de fazer uma proposta de conteúdo, terás de te documentar para que a proposta cubra todos os aspectos que o mercado exige nesse momento. Para isso, é essencial que faças uma boa investigação comercial.
Para isso, podes recorrer a blogues especializados, estudos de mercado por terceiros, dados do sector, etc. Ao percorreres estas fontes, podes aproveitar para tomar nota dos comentários e opiniões que estes conteúdos recebem.
Quando soubermos o que os nossos clientes e o mercado em geral exigem, podemos concentrar-nos em gerar conteúdos que abordem e satisfaçam essas preocupações.
Conclusão
Em conclusão, pode dizer-se que os inquéritos, quer sejam em linha ou no terreno, e a análise de dados análise de dados são dois dos nossos melhores aliados quando se trata de determinar o conteúdo que irá atrair o nosso público-alvo, com elevado valor para nós.
Por isso, não hesites em começar a pôr em prática estas estratégias para atingir eficazmente o teu público-alvo e tirar o máximo partido das tuas estratégias comerciais.