O que é pesquisa de ação participativa?

A Pesquisa de Ação Participativa ou IAP faz parte de uma família de metodologias de pesquisa (pesquisa-ação, aprendizagem-ação, etc.); cujo objetivo é perseguir, ao mesmo tempo, a ação e os resultados da pesquisa. Esse último é alcançado através da participação de sujeitos sociais em investigações, ou seja, passam de “objetos” de estudo a “sujeitos” ou protagonistas da pesquisa.

Com essa ênfase na ação, esse tipo de pesquisa difere dos métodos de pesquisa de mercado mais convencionais, que dão mais importância a ver de fora uma intervenção como meio de entender acordos sociais e organizacionais. 

Dessa forma, a Pesquisa-Ação Participativa surge como uma abordagem útil para melhorar a maneira como aprendemos e como lidamos com processos em áreas e setores, como social ou ambiental.

Na Pesquisa Participativa em Ação, a abordagem é melhorar uma situação, e a pesquisa faz parte do processo para desenvolver o conhecimento público que se soma às teorias de ação que darão origem a processos colaborativos semelhantes.

Características da Pesquisa-Ação Participativa

Na Pesquisa-Ação Participativa, o grupo de pessoas que a realiza está envolvido em todo o processo de pesquisa. Desde o planejamento dos objetivos até o relatório final ou conclusão do projeto. Dessa forma, observa-se que as principais características dessa metodologia são:

  • Levar em conta os problemas e necessidades pelos quais o grupo de pessoas está passando, a fim de identificar possíveis meios para uma solução rápida e eficaz do problema.
  • Link de reflexão com ação.
  • Promove a comunicação entre todos os participantes.

Respostas para uma pesquisa – saiba como coletar

Vantagens da pesquisa-ação participativa

  • Incentiva a colaboração através da participação.
  • Desenvolve conhecimento.
  • Busca a transformação social.
  • Capacita os participantes.

Convido você a ler: Métodos de coleta de dados qualitativos

Como fazer uma pesquisa-ação participativa?

Essa metodologia usa um processo de ciclo:

  • Reflete em grupo como será a pesquisa;
  • Planeja as atividades de pesquisa e as etapas a seguir;
  • Atua com base nas atividades de pesquisa planejadas;
  • Observa os dados coletados e o processo de pesquisa.

O que é controle de qualidade de dados para pesquisas

Como se pode inferir, o processo que o pesquisador utiliza para orientar os envolvidos em uma Pesquisa-Ação Participativa pode ser visto como ciclos de aprendizado; que consistem nas fases de planejamento, ação, observação e reflexão. Portanto, o conceito de “aprender fazendo” é fundamental para a pesquisa-ação participativa.

Esse tipo de pesquisa reconhece que as pessoas aprendem através da adaptação ativa de seus conhecimentos existentes; em resposta às suas experiências com outras pessoas e seu ambiente, ou seja, através da aprendizagem social.

Uma abordagem de pesquisa-ação busca reflexão. Através da observação e comunicação no processo colaborativo, os profissionais realizam continuamente avaliações e julgamentos informais sobre a melhor maneira de se envolver.

A diferença em uma pesquisa focada na ação é que, durante o processo de pesquisa, você precisará desenvolver e usar uma série de habilidades para obter uma melhor avaliação e reflexão crítica. Essas habilidades incluem coisas como planejamento mais detalhado, observação mais consciente, escuta ativa, melhor atenção à avaliação e reflexão crítica.

Veja também: Marketing da comunidade de marca – 5 ideias para realizar

Conclusão

O objetivo mais importante de uma pesquisa-ação participativa é a transformação das condições existentes em um estudo, com base nos problemas ou demandas sociais. Por se tratar de um processo de reflexão contínua, necessita da participação de sujeitos sociais, cujas perspectivas diversas promoverão mudanças na abordagem da pesquisa e isso poderá gerar mudanças no desenvolvimento do projeto.

Também recomendamos:

O que é o método Pensamento Futuro?

Vantagens da análise conjunta

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.