Análise de pontos de acesso (hotspot)

Como pesquisadores, às vezes lutamos para mergulhar profundamente nas percepções do público sobre qualquer imagem ou criatividade visual. Porém, através da análise de ponto de acesso, você verá com os olhos dos seus respondentes.

Mesmo quando essas percepções são obtidas, os passos para chegar lá são oportunos, e a capacidade de quebrar as partes de uma imagem inteira pode ser um desafio que requer fazer perguntas adicionais.

Felizmente, as perguntas Heatmap e HotSpot são dois grandes exercícios que proporcionam um entendimento de alto nível através da representação gráfica do que atrai seu público alvo. Também ajuda a entender o que eles gostam, o que eles não gostam, e talvez até mesmo o que eles não gostam ou não se importam com isso.

Ambos os exercícios oferecem maneiras rápidas para que os entrevistados possam fornecer feedback sobre imagens ou outros conteúdos de mídia. Elas podem ser particularmente úteis quando a linguagem ou a própria escrita é uma barreira.


O que é Análise de Pontos de Acesso (hotspot)?

É um tipo de pergunta muito semelhante as de heatmaps. Esta ferramenta consiste em mostrar uma imagem para seus entrevistados que decidirão se gostam ou não das áreas pré-definidas.

Ao perguntar ao seu público sobre suas escolhas em relação a estas áreas pré-definidas, você obtém um feedback direto sobre os pontos que eles queriam avaliar especialmente.

Dentro de cada caixa pré-definida, os entrevistados podem dar feedback sobre se gostam (clicando em um ícone ‘polegar para cima’), não gostam (clicando em um ícone ‘polegar para baixo’), ou ignorá-lo completamente.

Características

As perguntas de hotspot mostram aos respondentes uma ou mais regiões selecionadas em uma imagem. Ao clicar nessa área, os entrevistados podem compartilhar suas opiniões tanto graficamente quanto textualmente.

Uma caixa pop-up aparece sobre o questionário com um botão “polegar para cima” e “polegar para baixo” para dar sua opinião de “gostar” ou “não gostar”.

Os respondentes também podem deixar comentários na caixa de texto. Isto dará aos pesquisadores mais informações sobre o que eles pensam sobre a imagem.

A análise do ponto de acesso oferece a opção de fazer esta pergunta obrigatória ou pedir ao respondente que dê uma resposta.

Também é possível personalizar a cor da borda da área selecionada, o que requer o feedback dos participantes.

Uma vez coletadas as respostas, a QuestionPro oferece muitas maneiras de realizar a análise de dados.

Você pode criar um relatório de análise de pontos críticos a partir da guia “Análise”.

A análise do ponto de acesso fornece as seguintes informações ao realizar uma pesquisa de mercado:

  • Número de respostas – O número de vezes que cada região foi selecionada.
  • Porcentagem de respostas – O número de vezes que cada região foi selecionada a partir do total de respostas.
  • Comentários – Comentários dos respondentes em cada região.
  • Exportar como xls – Exportar os resultados como um Excel.
  • Opções de ações – Compartilhe o relatório da Análise do Ponto de Acesso através de um link web ou código de incorporação.

 

Quais são as vantagens?

Abaixo, temos para você as principais vantagens dessa ferramenta:

  • Permite coletar feedback com antecedência – Você pode coletar feedback do público-alvo no início do processo.
  • Você sabe exatamente do que os entrevistados gostam – Em vez de adivinhar o que os entrevistados podem ter gostado, você pode coletar dados sobre exatamente o que eles gostam. É sempre melhor obter um feedback específico do que um feedback genérico.
  • Economia de tempo – Uma vez que você saiba o que os entrevistados gostam ou não gostam nas diferentes versões das imagens, você deve trabalhar apenas em elementos específicos. Desta forma, você não perderá tempo.
  • Aumentar a participação dos respondentes – O uso deste tipo de pergunta em uma pesquisa dá aos respondentes uma pausa, especialmente depois de responder uma série de perguntas em outros formatos. Pode ser uma boa mudança de ritmo, pois tudo o que eles têm que fazer é clicar em um botão.

 

Quando usar?

A análise do ponto de acesso é essencialmente útil quando se trata de avaliar o seguinte:

  • Teste de usabilidade – Se você mostrar diferentes variações de designs de websites em um exercício de teste de usabilidade, seu público pode dizer se gosta ou não de alguns aspectos de uma página/design.
  • Perguntas de feedback/acompanhamento de pesquisa – Se os respondentes ignorarem seções de uma pesquisa ou exercício, você pode acompanhar o projeto criativo e pedir seu feedback explícito.
  • Prova de conceito para diferentes projetos de produtos – Ao comparar o número de “gostos” e “aversões” de uma imagem específica, os pesquisadores podem ver num relance qual é o design mais atraente ou popular dentro dos diferentes conceitos.

Como usar?

Os passos para a configuração inicial da Análise do Ponto de Acesso são:

  • Faça um rótulo que reflita aos códigos de cores (você prefere usar uma redação diferente de “gostar” e “não gostar”?)
  • Código de cores para cada opção (para melhor refletir a marca ou produto, ou o que for mais viável de digerir ao analisar)
  • As áreas pré-definidas em que você quer se concentrar
  • Quer você queira ou não incluir caixas de texto, para entender melhor o que o público pensa dessas imagens através dos fins abertos.

Exemplo de Análise de Ponto de Acesso (hotspot)

Imagine uma empresa que quer lançar um novo produto no mercado, então uma agência de publicidade cria alguns anúncios em cartazes e distribui suas imagens internamente para coletar a opinião dos entrevistados.

 

 

Assim você pode perguntar qual anúncio eles gostam mais e por quê. Eles também podem usar uma pergunta de hotspot para descobrir se gostam ou não de elementos específicos das imagens.

 

 

Dicas para usar Análise de ponto de acesso com êxito

Temos algumas dicas para você que o ajudarão a usar facilmente a função de Análise de Pontos de Acesso:

  • Certifique-se de que a pesquisa seja respondida pelo público-alvo que você precisa para completar este tipo de exercício e que eles lhe dêem a percepção que você está procurando.
  • Acrescente um destes dois tipos de perguntas à sua pesquisa.
  • Carregue a imagem de sua escolha para o exercício.
  • Certifique-se de instruir os respondentes para evitar qualquer confusão ou parcialidade.
  • Permita as configurações de sua escolha (* quanto mais detalhados e específicos estes exercícios forem estabelecidos, melhor será a compreensão dos resultados).
  • Ao utilizar a Análise de Pontos de Acesso você pode economizar tempo e recursos durante a coleta de dados nos estágios iniciais do processo de avaliação, que incluiria as áreas específicas que seu público gosta ou não gosta.

Conheça outros tipos de perguntas para pesquisas online.

 

Seus entrevistados têm a oportunidade de fazer um exercício mais prático e agradável, proporcionando uma percepção que é ao mesmo tempo genuína e precisa.


 

Agora que você conhece as características de um problema de pesquisa é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

 

agendar demonstração