Clientes insatisfeitos – Como eles podes ajudar sua empresa

Clientes insatisfeitos certamente já se queixou de algum mau serviço ou produto. Ou decidiu nunca mais voltar àquele lugar onde foi maltratado. Mas se você é proprietário de uma empresa e tem um cliente insatisfeito, a bebida é mais amarga. Você está perdendo clientes e, portanto, lucros.

Todos os clientes têm o mesmo valor, até mesmo os clientes insatisfeitos. Garanto-lhe que quem não reclama também tem algo a dizer. Conhecer a opinião de quem consome nossos produtos, marca ou serviços é vital. Por exemplo, imagine todas as informações que os clientes que se queixam de serviços ruins têm que compartilhar conosco. Ou que decidiram não comprar porque algo está errado e não percebemos. Há informações de grande valor que nos ajudarão a ser melhores. E evitar cair nos mesmos erros que afetam tanto nossos clientes.

Eu recomendo que você leia: Dicas para não dar um mau atendimento ao cliente.

Talvez você pense que trabalhou duro e não valeu tanto esforço, vá em frente, não desanime. Satisfazer os clientes é um trabalho que se constrói dia a dia e garanto que sua dedicação será recompensada.

Clientes insatisfeitos são uma oportunidade para melhorar

É evidente que os clientes vêm e vão, mas cabe a nós alcançar a lealdade do maior número deles. A rotatividade de clientes é inevitável, mas por quanto tempo pode ser o prazo no qual temos sua preferência?

Eu convido você a ler também: Presença nas redes sociais, caminho para alcançar o sucesso.

É óbvio que, à medida que a empresa cresce, mais clientes estarão presentes, mas muitos outros irão embora. Por isso, é importante monitorar constantemente o que eles pensam, quais são seus gostos, preferências e satisfazê-los, mantê-los felizes e evitar sair com a concorrência. Talvez você esteja interessado em aprender mais sobre: ​​A descoberta de padrões, chave para o excelente gerenciamento de clientes.

O ideal é aproveitar o que o cliente insatisfeito nos deixa: a experiência. Nada melhor do que aprender com nossos erros e prevenir. Convido você a analisar por que seus clientes estão deixando você, lamento dizer que na maioria das vezes você é culpado por isso.

Talvez o produto que você oferece não atenda às necessidades específicas dos clientes que saíram, ou talvez eles encontraram muitos erros ou problemas que os fizeram parar de comprar. Pode ser que eles não obtivessem o apoio de que precisavam no atendimento ao cliente, ou simplesmente a competição lhes oferecia algo melhor. Você não gostaria de saber? Todos esses fatores podem melhorar e você deve trabalhar para isso. E lembre-se: não é apenas ouvir o cliente, mas também responder às suas necessidades!

Identifique as razões pelas quais os clientes saem

Garanto-lhe que é mais simples do que parece, a resposta está em perguntar: Você pode fazer pesquisas de saída, onde você coleta informações em primeira mão dos clientes.

Se você tiver um banco de dados de seus consumidores, será fácil enviar-lhes uma pesquisa on-line e saber as razões de sua partida. Posso garantir que você terá uma resposta deles, mesmo quando eles não estiverem mais fazendo negócios com você. As pessoas estão ansiosas para serem ouvidas e um cliente insatisfeito precisa desse canal para desabafar e compartilhar suas frustrações. Com isso, eles estarão ajudando você a melhorar, mesmo naquelas questões que você não imaginaria que estavam erradas.

As respostas que você recebe lhe darão novas idéias e também grandes desafios, mas com o apoio de todos você pode conseguir grandes realizações para o desenvolvimento da empresa. Portanto, é importante compartilhar todas as informações coletadas dos clientes com os funcionários, cada um, independentemente da área em que trabalham, poderá fazer algo para mudar o que está errado. Aqui estão algumas dicas sobre como deixar os usuários felizes em dar sua opinião.

Sem dúvida, isso ajudará você a entender por que está perdendo clientes valiosos e a agir de acordo. Há muitas razões para fazer este tipo de acompanhamento para os clientes que saíram, é também uma oportunidade para conquistar novos clientes. Então, se alguns clientes saírem, não desanime, é melhor você ver isso como uma maneira de melhorar e expandir seus negócios.

Para receber dicas e sugestões, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter.