Competência de trabalho – o que é, e como adota-la na prática?

A competência de trabalho é ter a capacidade de responder satisfatoriamente à demanda de uma tarefa ou atividade, cumprindo os objetivos estabelecidos por uma instituição ou empresa. As competências são:

  • Habilidades,
  • Conhecimento,
  • Atitudes.

Se afirma que uma pessoa é competente quando implementa essas três características para o desempenho satisfatório das atividades que realiza. Por exemplo, ter as atitudes corretas na hora certa, ter o conhecimento necessário para realizar as tarefas que lhe são confiadas; e aproveitar corretamente os recursos que são fornecidos. 

A competência de trabalho prepara você para enfrentar uma tarefa específica. Essa competência desenvolve conhecimentos e habilidades que nascem da interação estabelecida entre o indivíduo e a tarefa.

Tipos de competência de trabalho

Existem vários tipos de competência de trabalho que os indivíduos implementam todos os dias e que, em sua maioria, fazem uso consciente e inconscientemente. 

  1. Competências básicas: são aquelas relacionadas ao pensamento lógico-matemático e comunicação. Esses são essenciais para que os indivíduos possam ter aprendizado constante e serem capazes de realizar diferentes atividades nos diferentes ambientes em que se encontram.
  2. Comportamentais: São todas aquelas que permitem determinar os objetivos e prioridades de uma atividade, levando em conta os tempos e recursos necessários; que podem ser inovação, produtividade, flexibilidade, entre outros.
  3. Competências funcionais: Referem-se ao conhecimento teórico e técnico específico necessário para desenvolver uma atividade específica de trabalho. Portanto, mudam de acordo com a ocupação: cada um requer diferentes competências técnicas.

Leia também: Como medir o desempenho no trabalho?

As competências básicas, comportamentais e funcionais são desenvolvidas através de actividades de aprendizagem que podem ser através da educação formal ou formação em especialidades. Assim como também, através de várias formas de aprendizagem não formais; como por exemplo, a formação profissional, auto aprendizagem online e aprendizagem informal empírica que ocorre nos diferentes tipos de ambientes existentes. Eu também recomendo a leitura: Millennials e suas relações com o trabalho

Por que é importante treinar a equipe?

 O treinamento pode melhorar o desempenho, os benefícios e a moral da equipe. As vantagens incluem:

  • Novas habilidades e competências trabalhistas para os funcionários.
  • O treinamento da equipe pode resultar em melhor atendimento ao cliente, melhores práticas de segurança no trabalho e melhorias na produtividade.
  • Ao treinar seus funcionários, você demonstra que os valoriza o suficiente para investir neles; melhorando a fidelidade e a retenção dos funcionários.
  • O treinamento que os funcionários recebem pode levá-los a outros cargos dentro da organização, postos com melhores perspectivas e / ou melhor remuneração.
  • Ao enfrentar tarefas novas e diferentes, os funcionários ficam motivados.

Veja também:

Entusiasmo no trabalho – 7 elementos para alcança-lo

Ambiente de trabalho saudável – como mantê-lo.

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

Criatividade no trabalho, como incentivar

Em resumo, é muito importante adquirir o maior número de habilidades profissionais. Elas podem abrir muitas oportunidades, não apenas no local de trabalho, mas também nos aspectos pessoais da vida diária. Continue crescendo e nunca pare de aprender. Coloque suas habilidades em prática. 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.