O que é um estudo do mercado imobiliário?

Estudo do mercado imobiliário é uma ferramenta que nos ajuda a coletar informações para saber, por exemplo, se devemos investir em uma propriedade ou determinar o potencial de aluguel de uma cidade ou distrito. Na verdade, seria loucura comprar uma propriedade sem ter informações que suporte uma compra desse tamanho.

A pesquisa de mercado é o primeiro passo que todo investidor deve tomar antes de se lançar no mercado. O objetivo é garantir que o projeto seja viável e se encaixe no mercado existente.

Nem todos os investidores imobiliários têm a paciência de realizar uma análise do mercado imobiliário com competência. Se você quer que o seu negócio imobiliário se destaque da concorrência, você necessita fazer uma investigação.

Recomendamos também a leitura de: O que são pesquisas imobiliárias?

Para que fazer um estudo do mercado imobiliário?

Existem várias razões para fazer este tipo de estudos, o principal deles é ter informações que permitam investir e comprar de forma segura. Entre outras razões também são:

  • Saiba se você deve investir em determinada cidade em vez de outra.
  • Identifique quais elementos dificultam o investimento em determinados lugares.
  • Conheça os aspectos demográficos para determinar a evolução da área em que você deseja investir.
  • Tenha informações sobre os projetos de investimento em determinadas áreas e saiba se no futuro elas terão um desenvolvimento que aumentará o valor das propriedades.
  • Ao conhecer os preços do mercado imobiliário, você sempre terá a oportunidade de negociar um preço mais baixo e evitar pagar demais em uma propriedade.

Veja também: O que é pesquisa documental?

Dicas para realizar um estudo do mercado imobiliário de forma eficaz

Para realizar um estudo, você pode escolher entre duas soluções: faça uma pesquisa de mercado por conta própria ou contrate alguém.

Antes de começar a coletar informações, é necessário definir claramente o mercado no qual você se posicionará: tipo de produtos ou serviços oferecidos, tipo de mercado (indivíduos, empresas, administrações, etc.), área geográfica objetiva, etc. Um mercado bem definido é o ponto de partida essencial para a realização de um estudo relevante. Leia também: O que são pesquisas de imagem de marca?

Passos para conduzir um estudo do mercado imobiliário

É necessário adotar uma abordagem estruturada e organizada para realizar estudos do mercado imobiliário. Para fazer isso, você pode segmentar sua análise em torno desses quatro eixos: mercado, demanda, suprimento e meio ambiente. Após isso, poderá fazer as perguntas certas.

O objetivo é claro: analisar o potencial de mercado e validar a viabilidade comercial do seu projeto. Recomendamos também: Plataformas de pesquisa on-line e suas principais diferenças

Primeiro passo: o estudo do mercado e sua evolução

Como primeiro passo, é importante estar informado sobre o mercado de uma maneira global. O objetivo é melhorar o conhecimento nos campos de: volume de mercado, tendências e evolução.

Aqui está o exemplo de uma lista de perguntas a serem feitas no estudo de mercado e sua provável evolução:

  • Qual é o volume do mercado?  Em termos de volume de negócios, clientes, quantidade vendida, etc.
  • Como está funcionando o mercado atualmente?
  • Quais são as suas perspectivas para os próximos anos? Um mercado pode estar crescendo ou estagnado.
  • Quais são as tendências atuais do mercado?
  • Quais produtos ou serviços estão disponíveis no mercado?
  • Quem são seus concorrentes diretos ou indiretos? O que eles propõem? Quais são os pontos em comum e as diferenças entre o que a concorrência oferece e a sua gama de produtos / serviços?
  • Quais são os seus termos e condições de venda?
  • Quem são meus fornecedores potenciais e que condições podem me oferecer?

Essas perguntas permitirão que você desenvolva seu conhecimento da situação do mercado e dos atores envolvidos.

Segunda etapa: o estudo da demanda

Através do estudo da demanda, o objetivo central é conhecer os clientes do mercado e avaliar se há potencial a ser explorado. Aqui está um exemplo de uma lista de perguntas que devem ser feitas em um estudo do mercado imobiliário:

  • Quantos clientes existem nesse mercado? Como esse número está mudando (aumento, diminuição, estagnação)?
  • Quem exatamente são esses clientes do setor imobiliário? Onde se encontram?
  • Qual é a taxa de consumo dos clientes? Como eles se comportam?
  • Quais são os critérios de escolha do consumidor? Qual é o seu orçamento? Quais são os pontos importantes para ativar uma compra? Leia também: Pesquisas de publicidade para avaliar o impacto de suas campanhas

Terceiro passo: o estudo da oferta

A análise da oferta consiste em estudar detalhadamente o que seus concorrentes já oferecem no mercado. Aqui está um exemplo de uma lista de perguntas para considerar:

  • Quem são seus concorrentes no mercado?
  • Quais empresas possuem as maiores participações de mercado?
  • Qual é o tamanho dos principais concorrentes? Onde eles estão localizados e como eles escolhem suas localizações?
  • Desde quando eles estão presentes e qual é a sua saúde financeira?
  • Quais critérios alguns concorrentes usam para ter mais sucesso que os outros?

Um estudo aprofundado da oferta oferecida pela competição pode ajudá-lo a identificar oportunidades para preparar sua oferta futura e obter vantagens competitivas.

Através de um estudo do mercado imobiliário, você terá um melhor conhecimento do que funciona, dos critérios essenciais para o sucesso e também do que não funcionou. Veja também: O que é um estudo de mercado?

Quarta etapa: o estudo do meio ambiente e legislação

O estudo ambiental consiste em analisar os fatores que podem influenciar o mercado, como regulamentos aplicáveis, desenvolvimentos tecnológicos ou qualquer outro elemento que possa influenciar.

Aqui está um exemplo de uma lista de perguntas a serem feitas ao estudar o ambiente:

  • Quais inovações estão afetando o mercado?
  • Qual é o quadro regulamentar que rege o mercado?
  • Existem leis específicas para esse mercado?
  • Quais são as tendências na evolução da legislação?
  • Existem grupos profissionais ou outros atores que atuam ou influenciam o mercado?

Realize uma pesquisa do mercado imobiliário usando o software de pesquisa QuestionPro. Resolva todas as suas dúvidas no nosso chat online.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.