Guia da análise comparativa de dados

A análise comparativa de dados é uma estratégia amplamente utilizada em vários campos da ciência e da pesquisa de mercado, que consiste em estabelecer comparações entre os dados coletados, a fim de compreender diferenças ou semelhanças.

A partir da comparação, é possível obter insights necessários para o processo de tomada de decisão que todo negócio experiencia.

>>> Análise comparativa para o crescimento do seu negócio

 

 

Tipos de análise comparativa de dados

Quatro tipos de análise comparativa de dados são distinguidos de acordo com a classificação do sociólogo Charles Tilly:

1. Individualização

A comparação individualizante contrasta um pequeno número de casos a fim de captar as peculiaridades de cada um deles.

2. Universalização

A comparação universalizante procura estabelecer que todos os casos de um fenômeno seguem essencialmente a mesma regra.

3. Procura de variações

A comparação em busca de variação procura estabelecer um princípio de variação no caráter ou intensidade de um fenômeno, examinando as diferenças sistemáticas entre os casos.

4. Abrangente

A comparação abrangente localiza diferentes instâncias em vários lugares dentro de um mesmo sistema, na forma de explicar suas características em termos de suas diferentes relações com o sistema como um todo, por exemplo, a análise do sistema mundial de Wallerstein.

 

 

Estratégias para a realização de análises comparativas de dados

Comparação ilustrativa

A comparação ilustrativa é a forma mais comum de análise comparativa de dados e tem sido amplamente utilizada pelos teóricos em vários campos.

Os itens são usados como exemplos para explicar ou exemplificar fenômenos encontrados em diferentes unidades.

Eles são escolhidos pelo seu valor ilustrativo e não são selecionados sistematicamente para serem estatisticamente representativos.

Comparações ilustrativas são usadas em reconstruções históricas e para apoiar interpretações ou declarações gerais. Estudos de caso em pesquisas etnográficas são muitas vezes justificados como uma fonte de comparações ilustrativas.

 

Comparação completa ou universal

A segunda estratégia de análise comparativa de dados é a comparação completa ou universal, na qual todos os elementos do domínio dentro do estudo, definidos geograficamente (por exemplo, global ou regional) ou topicamente (por exemplo, conceitos analíticos ou instituições), formam as unidades de comparação.

Pesquisas etnográficas regionais abrangentes e análises temáticas específicas (como os indicadores de saúde da população nacional nos relatórios da Organização Mundial da Saúde) empregam esta abordagem.

 

Comparação baseada em amostras

Finalmente, a comparação baseada em amostras delimita estrategicamente uma parte do todo, com o objetivo de selecionar dados que sejam estatisticamente representativos das variações dentro do todo e que sirvam como base para generalizações estatísticas.

Estudos deste tipo são menos comuns em antropologia, mas abundam em sociologia e geografia social.

 

 

Passos para a realização de uma análise comparativa de dados

Os seguintes são os passos mais importantes na realização de uma análise comparativa de dados:

1. Definir objetivos KPIs: selecione o processo a ser analisado, identifique o objetivo do estudo e as métricas que serão úteis para alcançá-lo.

2. Identificar os elementos a serem aferidos: dependendo do tópico, área de trabalho ou objetivo, faça uma lista dos elementos a serem comparados como parte da pesquisa.

3. Coletar dados: dependendo da área ou tópico a ser comparado e avaliado, faça uso de ferramentas de coleta de dados, desenvolva critérios para pesquisa de fontes secundárias e certifique-se de conduzir uma extensa revisão de literatura.

4. Analisar e estudar as diferenças: na etapa de analisar os dados coletados, certifique-se de que sejam compreensíveis e úteis para o propósito do estudo.

5. Procurar por tendências: uma vez coletados os dados durante um período de tempo, você será capaz de identificar tendências, que ocorrem quando seus indicadores avaliados mostram aumentos ou diminuições.

6. Interpretar os resultados: não esqueça o que todos esses números que você está comparando representam. A análise e a comparação fortalecerão as áreas de oportunidade que requerem mais esforço, mudanças ou melhorias de processos.

 


Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis