Pergunta do tipo Matriz

Usar a pergunta tipo Matriz ajuda a coletar informações de diferentes dimensões para obter resultados mais precisos.

Neste artigo falaremos sobre a questão da matriz e como você pode usá-la para fazer com que os entrevistados escolham entre diferentes variáveis e obtenham informações precisas para sua pesquisa.

QuestionPro oferece esta ferramenta para que os pesquisadores possam reunir múltiplas variáveis para tomar melhores decisões.


O que é uma pergunta matriz?

Uma pergunta de matriz permite que os dados sejam coletados em duas ou mais dimensões. Cada coluna tem sub-colunas que coletam as escolhas, opiniões e comentários dos respondentes.

Para cada item de resposta nas linhas, o respondente deve selecionar uma das opções nas sub-colunas. Os criadores da pesquisa podem facilmente reunir respostas para cobrir múltiplas características ou subtópicos dentro de um tópico em particular.

A pergunta matriz ajuda os entrevistados a escolher entre várias variáveis para obter os dados mais precisos.

Dependendo da situação, este tipo de pergunta avançada está disponível no menu suspenso e no formato de botão de rádio. Idealmente, deve ser usado quando há muitas perguntas inter-relacionadas com escolhas de respostas semelhantes.

Em vez de apresentar cada tópico correlacionado como uma pergunta diferente, os pesquisadores podem usar a pergunta matriz para exibir cada pergunta em formato de grade. Isto reduz a repetição no questionário da pesquisa.


Usos de pergunta de matriz

A pergunta matriz pode ser usada em cenários onde se quer saber a opinião da satisfação do cliente, ou quando os entrevistados são obrigados a classificar um produto em vários atributos.

Descubra o que é mais importante para os entrevistados: a pergunta matriz pode ser usada para analisar as escolhas dos entrevistados.

Há momentos em que os entrevistados não estão completamente satisfeitos com um aspecto particular de seu produto ou serviço. No entanto, se não for muito importante para eles, você pode trabalhar em outros aspectos de maior prioridade.

Coleta de dados úteis: Quanto mais respostas você coletar dos entrevistados, mais informações você obterá sobre suas experiências e opiniões. Isto cria um vasto conjunto de dados para analisar os dados e gerar relatórios.

Análise de GAP ou análise de lacunas: A questão da matriz é ideal para conduzir uma análise integrada das lacunas. Para cada atributo, ele mede a diferença entre a expectativa e a entrega e pode ser classificado do mais alto para o mais baixo. Ele destaca os atributos que precisam ser efetivamente focados.


Exemplo de uma pergunta matriz

A seguir, um exemplo de uma pergunta do tipo matriz para coletar informações detalhadas e preferências dos visitantes do site.

Com base em suas respostas, o administrador pode tomar medidas para projetar um website que atenda às necessidades de seus visitantes.

Embora uma escala Likert possa ser usada no caso acima, a matriz lado a lado pode combinar diferentes variáveis (colunas) para o mesmo conjunto de parâmetros (filas). Isto reduz a duração da pesquisa e o torna mais compacto.

Exemplo de uma pergunta matriz

Outro exemplo da aplicação da pergunta tipo Matriz é quando é necessário comparar as características de produtos de diferentes marcas.

Imagine que você precisa comparar o que seus entrevistados preferem entre a Apple e a Dell quando se trata de comprar um laptop.

Exemplo de uma pergunta matriz


Vantagens

Entre as principais vantagens da pergunta tipo Matriz estão as seguintes:

  • Coletar dados para múltiplas variáveis ao mesmo tempo: Uma pergunta de matriz é um recurso avançado que permite a coleta de dados para múltiplas variáveis na mesma pergunta.
  • Projeto compacto: A utilização da matriz lado a lado reduz o comprimento da pesquisa. Ajuda a evitar a repetição do mesmo conjunto de filas na pesquisa. Portanto, o projeto geral da pesquisa parece limpo e compacto. É visualmente rico, transmite mais informações num relance, e é fácil de comparar opções tanto para o administrador da pesquisa quanto para os respondentes.
  • Fácil de usar: É muito fácil editar a estrutura de perguntas se você precisar coletar informações relacionadas a outro subtópico. Se você precisar acrescentar um novo tópico ou um parâmetro qualitativo, basta adicionar uma linha ou coluna em uma única pergunta. Com a escala Likert, o criador da pesquisa teria que criar uma escala de pontos para cada tópico. Qualquer mudança em, digamos, um dos elementos de resposta comuns a todos eles exigiria uma mudança em vários lugares. Além disso, a criação e remoção de escalas teria sido entediante.
  • Evite a monotonia de perguntas similares: Perguntas correlacionadas podem ser tediosas para o criador da pesquisa analisar e para os respondentes responderem. Com a questão de matriz, as questões inter-relacionadas são combinadas para eliminar o tédio tanto quanto possível. Em vez de perguntas de múltipla escolha como: “Por favor, classifique as características da marca A”, “Por favor, classifique as características da marca B”, coloca os diferentes tópicos como dimensões um ao lado do outro.
  • Menos tempo para concluir a pesquisa: Como os entrevistados não gastam muito tempo lendo várias perguntas e respostas para a mesma situação, eles podem concluir as pesquisas rapidamente. Também reduz a necessidade de clicar no botão “Próximo” e, portanto, diminui as chances de um respondente deixar a pesquisa.

Use a pergunta matriz em sua pesquisa!

Crie pesquisas rapidamente e colete informações de satisfação do cliente facilmente.

Se você quiser saber o que os usuários pensam de seu serviço, nós temos as ferramentas certas para fazê-lo.

Agende uma demonstração e conheça todas as nossas características.