Pesquisa de hábitos alimentares e nutrição: como realizá-la?

Pesquisa de hábitos alimentares e nutrição são realizadas com o objetivo de obter informações sobre o consumo diário de alimentos e atividades físicas dos pacientes. Tem o objetivo de realizar um plano de saúde adequado às suas necessidades.

Aplicando pesquisas nutricionais, é possível saber quais são os fatores que influenciam os hábitos alimentares das pessoas e encontrar métodos que podem corrigi-los; a fim de criar uma mudança de vida saudável.

Pesquisa de tipos de hábitos alimentares e nutrição

Os diferentes tipos de pesquisas sobre hábitos alimentares e nutricionais são os seguintes:

1. Pesquisa de hábitos alimentares e nutricionais para adultos

Esse tipo de pesquisa é realizado com o objetivo de cuidar dos hábitos alimentares dos adultos.

Com essa ferramenta, é possível conhecer os tipos de alimentos que consomem, se realizam algum tipo de exercício e as mudanças que podem melhorar seu estilo de vida e saúde.

Veja também: Perguntas para aplicar em suas pesquisas nutricionais

2. Pesquisa sobre hábitos alimentares e nutricionais para estudantes

O levantamento dos hábitos alimentares e nutricionais dos estudantes é realizado com o objetivo de avaliar o estilo de alimentação e atividades físicas que realizam. Por exemplo, dentro e fora da instituição de ensino.

Os resultados dessas pesquisas permitem a criação de programas escolares que promovam alimentação adequada dentro da instituição e em suas casas.

3. Pesquisa de hábitos alimentares e nutricionais para crianças e adolescentes

Ao aplicar esses tipos de pesquisas com crianças, é possível saber se elas estão comendo os alimentos certos e realizando as atividades físicas necessárias para favorecer seu desenvolvimento; além de sua saúde física e emocional.

Este estágio é extremamente importante para o seu crescimento e eles geralmente enfrentam situações ou problemas alimentares que podem afetá-los. Um programa de alimentação adequado evitará riscos e incentivará melhores hábitos.

Talvez você esteja interessado em ler sobre: Questionário de comunicação social ou autismo: Definição e aplicações

Por que aplicar uma pesquisa sobre hábitos alimentares e nutricionais

Pesquisas de nutrição podem ser aplicadas em diferentes situações, como as seguintes:

Realizar estudos de saúde em comunidades isoladas

Com pesquisas sobre saúde e hábitos alimentares, médicos ou pesquisadores podem visitar comunidades remotas e aprender sobre seus hábitos alimentares. Podem ajudá-los a aproveitar seus recursos para manter uma dieta saudável.

Uma ferramenta apropriada para esse processo é o uso de um aplicativo para pesquisas off-line. Ele permite que o questionário seja realizado sem a necessidade de estar conectado à internet; e, em seguida, fazer o download das informações coletadas durante o processo.

Prevenção de doenças

Esse tipo de pesquisa permite a coleta de informações sobre doenças específicas dos pacientes e a criação de um plano adequado para o seu bem-estar.

Pacientes com doenças crônicas precisam de um plano alimentar específico. Conhecer seus hábitos permitem criar um programa de acordo com sua condição.

Criar programas que promovam uma alimentação saudável

Muitos países da América Latina ocupam os primeiros lugares no mundo com sobrepeso. Com as pesquisas sobre hábitos alimentares e nutrição, podem ser criados programas que incentivam hábitos positivos e melhoram a saúde das pessoas.

Leia também: Questionário de histórico médico: como conduzi-lo

Dicas para realizar uma pesquisa sobre hábitos alimentares e nutricionais

Se você está prestes a realizar uma pesquisa sobre hábitos alimentares e nutrição, temos algumas dicas para você:

Mantenha os dados privados: Quando os pacientes sabem que suas informações não serão divulgadas, sentem-se mais seguros em responder com a verdade. Desse modo, oferecem as informações necessárias para sua pesquisa.

Use a ferramenta certa para coleta de dados: Com o software de pesquisa apropriado, é possível criar pesquisas e coletar informações facilmente. Os pacientes podem responder ao questionário a partir de qualquer dispositivo móvel, independentemente de terem uma conexão com a Intern

Faça as perguntas certas: Evite perguntas técnicas ou que possam ser mal interpretadas pelos pacientes. Isso impedirá o abandono da pesquisa.

Pesquisa de saúde para melhorar a experiência do atendimento médico

Exemplos de perguntas para uma pesquisa sobre hábitos alimentares e nutrição 

Algumas perguntas que você pode adicionar à sua pesquisa sobre hábitos alimentares e nutrição são as seguintes:

  • Você acha que existe uma relação entre saúde e nutrição?
  • Quem compra a comida na sua casa?
  • Quem prepara comida na sua casa?
  • Quantas vezes você come por dia?
  • Quantas vezes você come na rua durante a semana?
  • Em que alimentos se baseia o seu café da manhã?
  • Quais alimentos você inclui regularmente no seu almoço?
  • O que você gosta de jantar?
  • Quais são as suas frutas e legumes favoritos?

Veja também: Exemplos de perguntas sobre saúde para uma pesquisa

O levantamento dos hábitos alimentares e nutrição permite conhecer o tipo de alimento das pessoas e as atividades físicas que realizam com o objetivo de criar programas que favoreçam sua saúde.

Se você estiver interessado em saber como conduzir uma pesquisa sobre hábitos alimentares e nutricionais, entre em contato conosco. Iremos atendê-lo imediatamente!

Também recomendamos: Saiba como funciona o estudo de corte e utilize-o em suas investigações

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.