Perguntas para aplicar em suas pesquisas nutricionais

Pesquisas nutricionais são instrumentos utilizados por especialistas para realizar pesquisas e aprender, por exemplo, hábitos alimentares, o grau de conhecimento que as pessoas têm sobre alimentos saudáveis e outros aspectos relacionados à ingestão de alimentos.

Depois de coletar essas informações, os especialistas podem criar medidas preventivas e realizar programas de educação nutricional e de saúde. Estas pesquisas têm o objetivo de garantir os elementos que favorecem o bem-estar das pessoas. Também recomendamos a leitura deste artigo para entender as vantagens de usar nossa plataforma: Benefícios de usar nossa plataforma QuestionPro CX

Tipos de pesquisas nutricionais

Pesquisas de nutrição podem ser divididas nos seguintes tipos:

Pesquisas nutricionais para crianças

Pesquisas sobre hábitos alimentares para crianças nos permitem saber se as crianças estão consumindo alimentos com nutrientes suficientes para um desenvolvimento favorável, e se realizam atividades que beneficiam sua saúde física e emocional.

Adolescentes

Este tipo de perguntas permite saber se os adolescentes têm hábitos alimentares que não prejudicam a sua saúde. A adolescência é uma das etapas mais importantes para o desenvolvimento físico e emocional. Além de ser um estágio onde ocorrem frequentemente problemas alimentares que devem ser evitados.

Proporcionar um bom programa de educação focado em seus hábitos nutricionais pode evitar riscos na saúde e promover bons hábitos com relação à alimentação e ao cuidado físico do adolescente.

As plataformas online são uma excelente ferramenta para aplicar este tipo de pesquisas, já que você pode aproveitar o uso de dispositivos móveis e o fácil acesso que os jovens têm à internet. Saiba mais em: Plataformas de pesquisa on-line e suas principais diferenças

Adultos

Pesquisas nutricionais para adultos são a ferramenta ideal para saber o quanto eles estão interessados em cuidar da sua nutrição. Por meio dessa pesquisa, você pode saber que tipos de alimentos eles consomem e se eles realizam atividades físicas que favorecem seu bem-estar ou se precisam fazer mudanças para evitar problemas de saúde. Leia também: O que é pesquisa de negócios?

Estudantes

Com estas pesquisas, os especialistas podem avaliar se os alunos têm bons hábitos alimentares. Tanto dentro, como fora das escolas, e se realizam atividades físicas que ajudam a sua saúde e crescimento.

Com os resultados, você pode criar programas internos para promover uma boa nutrição e selecionar o tipo de alimento que pode ser oferecido ou vendido nos centros educacionais. Leia também: Pesquisa para o Facebook, use redes sociais em sua pesquisa.

Uso das pesquisas nutricionais

Pesquisas de nutrição podem ser usadas para diferentes propósitos, como:

Realizar pesquisas em comunidades isoladas

Através desta pesquisa, os investigadores podem ir a comunidades distantes e saber a forma como as pessoas se alimentam naquele local. Desta forma, você pode criar programas que ajudam as pessoas a aproveitarem seus recursos para se alimentar de forma saudável. Veja também: Importância da rede social Facebook para PMEs

Prevenir doenças relacionadas a hábitos alimentares

Com pesquisas nutricionais, os especialistas podem obter informações importantes e ajudar  pessoas a evitar doenças como obesidade, desnutrição, anorexia, diabetes, etc.

Conhecer os hábitos alimentares das pessoas que sofrem de doenças crônicas

As pessoas que sofrem de doenças crônicas devem ter um estilo de alimentação de acordo com a sua condição de saúde. É por isso que as pesquisas nutricionais ajudam os especialistas em saúde a saberem como essas pessoas se alimentam, para criar um programa que corresponda à sua enfermidade.

Exemplos de perguntas para uma pesquisa nutricional

Algumas perguntas que podem ser usadas para pesquisas sobre hábitos de consumo são:

  • Você sabe a diferença entre nutrição e alimentação?
  • Quantas vezes você come ao dia?
  • Você acha que saúde e nutrição estão relacionadas?
  • Quem compra a comida na sua casa?
  • Você prepara a comida na sua casa?
  • Quantos litros de água você bebe por dia?
  • Que tipo de carne você consome mais?
  • Se você é vegetariano, que tipo de proteína você consome?
  • Quantas vezes você come na rua durante a semana?
  • Que alimento você come no café da manhã?
  • Quais alimentos você consome no almoço?
  • Qual alimento você come no jantar?
  • Que tipo de comida você come entre as refeições?
  • Quantas frutas você come durante o dia?
  • Quais são os seus legumes favoritos?
  • Quantas vezes por semana você come fast food?
  • Qual fast food você consome?

As pesquisas nutricionais permitem conhecer os hábitos alimentares das pessoas e as atividades que realizam. Desta forma, os especialistas na área podem criar programas eficientes que incentivem uma boa nutrição e cuidados com a saúde. Leia também: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram