O que é uma pesquisa de satisfação do cliente?

Uma pesquisa de satisfação do cliente é um estudo usado para medir o grau de satisfação e o nível de comprometimento que eles têm com uma marca, produto ou serviço. Realizar uma pesquisa de satisfação é sempre a melhor maneira de descobrir o que os clientes pensam.

“Seus clientes não esperam que você seja perfeito. O que eles esperam é que você resolva um problema quando algo der errado.” – Donald Porter.

Existem muitos métodos para realizar pesquisas, no entanto, uma pesquisa de satisfação online será sempre a melhor opção, já que é o recurso mais econômico, rápido e fácil.

Através de uma pesquisa de satisfação, você também pode conhecer seus clientes insatisfeitos e impedi-los de abandonar sua marca, produto ou serviço. Assim, você terá as ferramentas para atender às expectativas de seus clientes e não afetará a receita de sua empresa.

Como realizar pesquisas de satisfação do cliente on-line?

Com a QuestionPro, realizar uma pesquisa de satisfação do cliente é muito fácil, pois, além de possuir lógicas muito úteis, temos modelos de pesquisas gratuitas; que podem ajudá-lo a reduzir o tempo de design, além de dar ideias para novas perguntas que não são respondidas. 

Quando você usa um modelo de pesquisa de satisfação, tenha certeza de que está fazendo a coisa correta, pois os modelos foram criados por especialistas e são essenciais para medir o nível de satisfação do cliente.

Antes de fazer uma pesquisa de satisfação do cliente, certifique-se de saber quais são seus objetivos para saber exatamente o que fazer com os resultados obtidos.

Objetivos 

Uma pesquisa de satisfação do cliente deve ser usada para tomar decisões a curto, médio e longo prazo. Estes são os principais objetivos de uma pesquisa de satisfação:

  • Saiba exatamente o que você precisa melhorar.
  • Saiba o que os clientes pensam sobre sua marca.
  • Saber quais são os pontos que mais agradam seus clientes.
  • Entender as necessidades dos clientes.
  • Saber o que você pode fazer para reter clientes.
  • Saber se você está fazendo a coisa certa com as estratégias corretas.
  • Entenda as expectativas dos clientes.

Benefícios de fazer uma pesquisa de satisfação do cliente 

Realizar pesquisas para avaliar a satisfação de seus consumidores pode trazer grandes benefícios para o seu projeto ou negócio, aqui estão alguns:

  • Ajuda você a manter seus clientes atuais.
  • Atrair clientes em potencial.
  • Contribui para estabelecer uma cultura organizacional, na qual o trabalho de todos os membros da empresa é focado em satisfazer o cliente.
  • Os clientes se sentem parte de um processo de melhoria contínua, gostam de perceber que sua opinião é útil. Uma pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta para incentivar a comunicação fluente com eles.

Uma das estratégias para aumentar a taxa de resposta das pesquisas é que elas estão disponíveis em websites, telefones celulares ou tablets. Por isso, as pesquisas on-line são uma excelente opção para obter mais comentários dos clientes. Para criar experiências incríveis, você deve primeiro medir e rastrear a satisfação do cliente.

Você quer fazer pesquisas, mas não sabe por onde começar? Criamos estes Exemplos de pesquisas para ajudá-lo, clique aqui.

Crie uma pesquisa de satisfação para avaliar seu atendimento ao cliente

Uma pesquisa eficaz de satisfação do cliente deve conter determinadas perguntas sobre a prestação de serviços, experiência do cliente e satisfação geral.

Você também pode avaliar o sucesso do atendimento ao cliente e dos agentes de suporte com uma rápida pesquisa de atendimento ao cliente. Envie uma pesquisa para seus clientes imediatamente após cada interação; para descobrir se foi fácil conversar com seu representante. Além disso, você pode avaliar o tempo de espera por sua atenção, a resolução de problemas e o conhecimento do produto / serviço; para garantir que os representantes da empresa sempre deixem uma boa impressão junto aos clientes.

Cada um de seus clientes possuem necessidades exclusivas, principalmente quando se trata de empresas. Levando em conta que seus clientes também são, de certa forma, empresas, envie uma breve pesquisa de satisfação do cliente.

Identifique ou nível de satisfação de seus clientes de acordo com a sua pontualidade, profissionalismo e serviço. Lembre-se sempre de que os clientes satisfeitos retornam e fazem mais compras.

O que você vai fazer com esses resultados? Em suma, você necessita corrigir o que está errado e acompanhar cada uma das sugestões do cliente. Desta forma, terá a certeza que eles continuarão a preferir você. 

A Satisfação do cliente fornece-nos um indicador para conhecer a intenção de compra do consumidor e o grau de fidelidade. A informação é muito valiosa e deve ser compartilhada com todos os funcionários; para que eles saibam como lidar com os problemas do cliente ou compartilhar os depoimentos de clientes.

Exemplos de uma pesquisa de satisfação

A satisfação é algo muito complexo para medir e está ligado a diferentes seções da sua empresa ou situações. É por isso que para cada uma delas, você precisa de uma pesquisa ou de uma escala diferente. Se apoie nas escalas na criação de suas pesquisas e use-as corretamente em para determinar o nível de satisfação de seus clientes ou funcionários.

Sem dúvida, uma pesquisa de satisfação do cliente é a melhor maneira de medir a felicidade de seus consumidores e seus sentimentos com seu produto, marca ou serviço. As informações obtidas ajudarão você a dar ao cliente a experiência que ele merece; e também impedirão que os clientes saiam da concorrência.

Entre os exemplos de destaques da pesquisa de satisfação o,Net Promoter Score, quantas vezes você foi perguntado sobre um bom lugar que você recomendaria para almoçar ou jantar? Pense em quantas pessoas recomendaram o seu lugar favorito, o que tem a melhor comida da cidade. Você acha que as empresas não gostariam de identificar os clientes fiéis que traz novos clientes para sua empresa? Felizmente, há uma maneira de medir isso e incentivar a fidelidade do cliente. O NPS é um exemplo de uma pesquisa de satisfação que permite identificar os clientes que amam sua marca; e também converter aqueles que são passivos em promotores ativos.

Se você estiver interessado em conhecer outros exemplos de pesquisas de satisfação, visite nossa biblioteca de modelos de pesquisa para medir a satisfação do cliente. Em seguida, colocamos à sua disposição alguns modelos de satisfação para que você possa baixar exemplos de pesquisas de satisfação do cliente.

Leia também: O que é um indicador NPS?

Baixe exemplos de Pesquisas de Satisfação em PDF e Word

Baixe um exemplo de pesquisa de satisfação no Word

Exemplo de pesquisa de satisfação PDF

Uma pesquisa sobre satisfação no trabalho ajuda a conhecer o nível de satisfação que um indivíduo sente em relação ao seu trabalho. É importante que as empresas monitorem e compreendam os níveis de satisfação para obter melhor desempenho, produtividade e cultura organizacional.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre os benefícios da realização: Pesquisas de satisfação para seus funcionários clique aqui

Os níveis de satisfação em uma empresa são muitas vezes ignorados. Uma cultura de negócios que não é medida pode ter um impacto financeiro nos negócios. Não espere para ver sinais de perigo ou para tornar o problema maior e mais caro. Através de uma pesquisa de satisfação no trabalho, você pode conhecer o grau de satisfação ou insatisfação dos funcionários e melhorar as causas.

Perguntas para pesquisas de satisfação do cliente

Os clientes satisfeitos têm maior probabilidade de fazer uma compra novamente e recomendam seu produto ou serviço com outra pessoa; por isso é importante saber quais são suas reais necessidades. Fazer a pergunta certa é fundamental para saber detalhes que indicam o nível de satisfação dos consumidores e corrigir o que está errado.

Perguntas para uma pesquisa de satisfação do cliente

  • Perguntas abertas
  • Fechadas
  • Perguntas NPS
  • Perguntas em texto aberto
  • Múltiplas perguntas de seleção
  • Pergunta de ordem de classificação 

Se você quiser saber mais sobre fatores para a satisfação do cliente, recomendamos nosso artigo: fatores para a satisfação do cliente

Sem dúvida, uma pesquisa de satisfação do cliente é a melhor maneira de medir a felicidade de seus clientes com seu produto, marca ou serviço. As informações obtidas ajudarão você a dar ao cliente a experiência que ele merece; e também impedirão que os clientes saiam da concorrência.

.3 vantagens da pesquisa de satisfação de empregados.

Quer fazer sua própria pesquisa?

A QuestionPro é um software para pesquisas on-line que ajudará você a desenvolver seus projetos de pesquisa com ferramentas e relatórios avançados.

Crie uma conta gratuita   Agendar treinamento

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.