Pesquisas sem respostas, o que fazer com elas? Saiba aqui!

A falta de respostas é uma das preocupações ao fazer pesquisas. Hoje, queremos dar algumas recomendações para evitar pesquisas sem respostas e para obter o feedback necessário.

As pesquisas não respondidas resultam em uma menor taxa de resposta e um possível desvio.

O desvio devido à falta de respostas ocorre quando uma pesquisa não reflete com precisão seu objetivo. Imagine que sua pesquisa esteja preparada para ser realizada com 100 funcionários e apenas 50 respondam. No começo, você pode dizer: “50 não é ruim”, mas a verdade é que isso influencia muito. Os resultados da sua pesquisa não refletirão com precisão todos os seus trabalhadores.

Como evitar pesquisas sem respostas

 Para evitar isso, você deve pensar em uma taxa de resposta de 100% da pesquisa. Embora, é claro, você sempre deve ter cuidado para evitar esse risco.

A falta de respostas nem sempre afeta negativamente o resultado de uma pesquisa. 70% é considerado uma boa taxa de resposta. Existem várias razões pelas quais podem ter pesquisas não respondidas, por exemplo:

  • As pessoas não estavam cientes da pesquisa devido à falta de comunicação ou falhas na comunicação.
  • As pessoas não têm o conhecimento ou as ferramentas para concluir a pesquisa.
  • Os entrevistados são conscientes e capazes, mas não estão motivados ou simplesmente não desejam responder à pesquisa.

Cada uma delas pode ser abordada especificamente. Por exemplo, uma análise básica pode ajudá-lo a ver se há grupos específicos que estão super-representados na pesquisa ou se as pessoas desistem da pesquisa por causa do número de perguntas, etc.

Taxa de resposta – Dicas para melhorá-la em uma pesquisa

Níveis de pesquisas sem respostas

 Existem muitos tipos de falta de resposta em uma pesquisa, incluindo:

  • Quando a pergunta não foi vista porque a pessoa ainda não atingiu esse ponto na pesquisa (.ainda).
  • Quando a pergunta não foi apresentada. Foi omitida pela lógica de fluxo / omissão.
  • A pergunta foi mostrada, mas não recebeu resposta do participante.
  • Resposta nula: a pergunta foi exibida e foi obtida uma resposta inaceitável ou vazia / nula.
  • O participante clicou na opção “sem resposta” ou “não aplicável”.

Como alcançar a qualidade das respostas de uma pesquisa

Efeitos negativos das perguntas “não respondidas” ou “não aplicáveis”

Muitas das pesquisas não respondidas devem-se ao uso de perguntas com opções de resposta como “não aplicável” ou “sem resposta”. Infelizmente, esse é um mau hábito para pessoas que não desejam ou não estão interessadas em fornecer feedback preciso ou mais completo.

Há momentos em que pesquisas “não aplicáveis” ou “não correspondem” são incluídas nos cálculos de resposta. O importante é que, no relatório de sua pesquisa, você cubra todas as opções necessárias.

A falta de opinião também deve ser um elemento a ser considerado no design da pesquisa. A realidade é que, se forçarmos uma pessoa a escolher uma resposta; o que estamos fazendo é adicionar ruído aos resultados e realmente não estamos obtendo as respostas certas.

Da mesma forma, a rejeição de uma resposta geralmente pode ser um sinal de atitudes, ou pode simplesmente apontar para uma pergunta mal formulada. Lembre-se de que as perguntas devem ser fáceis de entender. Uma pergunta confusa pode fazer com que uma pessoa abandone a pesquisa. Para que você não tenha pesquisas não respondidas, as perguntas também devem ser claras e concisas. 

Pesquisas sem resposta podem se tornar uma oportunidade e não um problema. Elas ajudam você a entender mais sobre seus respondentes (que é a razão pela qual você está fazendo a pesquisa); e também podem ajudá-lo a apontar problemas com o design da pesquisa.

Veja também: Pesquisa mal projetada = resultados questionáveis

Recomendações para não ter pesquisas sem respostas

Ofereça pesquisas anônimas

Muitos entrevistados são mais propensos a dizer o que realmente pensam, ou simplesmente sentem-se mais encorajados a concluir a pesquisa se puderem responder anonimamente. Se essa é uma opção que funciona para as necessidades da sua empresa, considere-a.

Verifique o fluxo da sua pesquisa

As perguntas estão em uma ordem que faz sentido? Lembre-se de que, finalmente, uma pesquisa com um bom fluxo é uma boa pesquisa.

Dados de pesquisa: recomendações para apresentação

Envie o número correto de pesquisas

O envio de muitas pesquisas pode causar pesquisas sem resposta, pois seus participantes podem se sentir sobrecarregados e cansados. Qual é o número ideal de perguntas para uma pesquisa? Experimente suas pesquisas para encontrar a quantidade correta sem fazer com que seus participantes em potencial percebam que existem muitas perguntas.

Concentre as perguntas nas preferências dos participantes

Certifique-se de que seus participantes sintam que a pesquisa está focada neles e em suas necessidades. Isso fará com que seus participantes se sintam valorizados e, como resultado, eles ajudarão você a concluir a pesquisa.

Veja: Tabulador de pesquisas? Conheça agora mesmo essa ferramenta!

Use perguntas divertidas e interativas

Em geral, uma pesquisa que se parece com um jogo tem muito mais chances de obter respostas. Controles deslizantes divertidos, opções interativas de cliques e gráficos; ou até mesmo um GIF podem tornar o processo de resposta mais atraente para os participantes e não possuir pesquisas sem respostas.

Ofereça aos seus clientes algum tipo de recompensa por concluir a pesquisa

Os incentivos da pesquisa são uma ótima maneira de interagir com os clientes e mostrar sua gratidão por dedicar algum tempo para responder à sua pesquisa. A oferta antecipada de algum tipo de desconto ou presente pode ajudar a evitar uma pesquisa em branco.

Envie pesquisas depois que o participante em potencial tiver uma experiência com sua empresa

Os entrevistados terão uma idéia melhor do contexto da sua pesquisa e possivelmente terão muito mais a dizer. Se você enviar uma pesquisa sem que uma pessoa tenha interagido com sua empresa, é provável que você tenha pesquisas sem resposta.

O que é controle de qualidade de dados para pesquisas

Moste uma barra de progresso para evitar pesquisas sem respostas

As pessoas tendem a se sentir frustradas e podem mais frequentemente abandonar pesquisas nas quais não sabem quanto precisam terminar. Considere usar uma marca de progresso que possa informar aos participantes quantas perguntas ainda precisam responder.

Verifique se sua pesquisa pode ser respondida em qualquer dispositivo móvel

Ao realizar pesquisas móveis, seus participantes podem responder à sua pesquisa, não importa onde estejam.

Promova sua pesquisa através das redes sociais para diminuir a probabilidade das pesquisas sem respostas

Isso pode ajudar você a evitar pesquisas sem resposta e, desse modo, aumentar sua taxa de resposta; compartilhando e promovendo suas pesquisas nas redes sociais. Não tenha medo de incentivar seus clientes a responderem suas pesquisas por meio do Twitter e do Facebook.

Não se esqueça de agradecer aos participantes pelo tempo que levaram para fornecer feedback e não deixar as pesquisas sem respostas. Se você precisar de uma ferramenta para criar sua próxima pesquisa, lembre-se de que na QuestionPro estamos aqui para apoiá-lo.

Conheça algumas de nossas funções, como o lembrete da pesquisa, por exemplo. Pergunte a nossos consultores on-line sobre esta e outras funções para a programação correta de sua próxima investigação.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram