Pesquisas transversais: saiba o que são e a importância de aplicá-las

Pesquisas transversais, também conhecidas como pesquisas preventivas, são frequentemente planejadas com o objetivo de realizar uma investigação epidemiológica. Ao aplicar essa ferramenta, o pesquisador deve levar em consideração a amostra com a qual realizará o estudo.

As pesquisas transversais visam o estudo da distribuição de aspectos relacionados à saúde. Por exemplo, doenças com um longo período de duração que se desenvolvem lentamente. Por exemplo, você pode realizar um estudo transversal para investigar doenças crônicas, enfermidades relacionadas à nutrição, entre outras. Confira também: Diferenças entre estudo transversal e estudo longitudinal

Os principais usos das pesquisas transversais são:

  • Gerar uma hipótese para conduzir um estudo.Veja também: Guia de pesquisa transversal
  • Determinar o número médio de pessoas que sofrem de uma doença em um determinado tempo e lugar.
  • Identificar os fatores de risco que se apresentam em algumas doenças.

Tipos de pesquisas transversais

Entre os principais tipos de pesquisas transversais que podem ser realizadas estão os seguintes:

  • Pesquisas Nacionais de Saúde: Esta ferramenta é realizada com o objetivo de efetuar um estudo epidemiológico para estabelecer políticas públicas ou programas que ofereçam informações que ajudem a diminuir os fatores de risco. Leia também: Pesquisa de saúde para melhorar a experiência do atendimento médico
  • Doenças Crônicas: As pesquisas para doenças crônicas são utilizadas para determinar o número médio de pessoas em uma população que sofre de uma doença, a idade comum em que ocorre, o contexto em que vivem, etc. Veja também: Questionário de histórico médico: como conduzi-lo
  • Soroprevalência: Este tipo de pesquisa é realizada com o objetivo de conhecer o nível populacional do Vírus da Hepatite A (VHA) e os anticorpos presentes em diferentes faixas etárias para fazer uma comparação.
  • Pesquisas de vício: Essa ferramenta é aplicada para saber quais são os principais vícios que existem em uma população, quais são as idades em que mais se apresentam e quais as consequências que ela tem na sociedade.
  • Nutrição: Pesquisas de nutrição são usadas para determinar o nível de desnutrição que existe em uma população e as doenças relacionadas à alimentação. Também recomendamos a leitura de: Perguntas para aplicar em suas pesquisas nutricionais

Vantagens das pesquisas transversais

As principais vantagens de conduzir uma pesquisa transversal são:

  • São estudos de baixo custo que podem ser realizados em um curto período de tempo, uma vez que não é necessário continuar monitorando a população da amostra.
  • Oferece informações relevantes para organizar programas que melhorem os serviços de saúde.
  • Permite oferecer informações úteis para a prevenção de doenças que possam prejudicar um grupo de pessoas na sociedade.

Desvantagens de conduzir uma pesquisa transversal

Algumas das limitações da realização de pesquisas transversais são:

  • Não é possível realizar pesquisas para doenças de curto prazo.
  • É impossível determinar se uma doença ocorreu por acaso ou por causa e efeito.
  • Ao aplicar as pesquisas transversais, os pesquisadores devem se preocupar que os dados obtidos sejam de qualidade. Assim também como a análise e interpretação devem ser feitas com os padrões correspondentes. Confira também: O que é um estudo transversal?

Pesquisas transversais são uma ótima ferramenta para as instituições criarem programas que beneficiam a sociedade. Usando a QuestionPro, você pode criar pesquisas on-line que ajudam você a reunir as informações necessárias para dar suporte a vários tipos de investigações. 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.