Plano de marketing de uma empresa: conheça os 7 componentes

Se você está iniciando seu negócio, provavelmente possui recursos limitados e tempo para implementar novas iniciativas. O plano de marketing de uma empresa pode ajudar você a não perder tempo ou dinheiro, então comece a trabalhar!

Você precisa vender e recuperar seu investimento? Se você deseja que sua estratégia de negócios seja eficaz, deve ser paciente e pensar nos elementos que o ajudarão a alcançar seus objetivos.

Elementos de plano de marketing de uma empresa

Investigação de mercados

Se você quer saber qual direção tomar, deve identificar os hábitos de seus consumidores, conhecer seus gostos e necessidades, bem como o mercado que planeja atacar. Conhecer qualquer tendência atual é vital para o seu negócio.

Conheça: Plano de marketing digital em tempo 2.0, essencial para as organizações

Mercado-alvo

Você deve saber quem são seus potenciais compradores, segmentá-lo e, assim, poder oferecer a eles o que realmente precisam.

Posicionamento no plano de marketing

Qual a percepção da sua marca no mercado? Por exemplo, se você vende cosméticos, os clientes veem seu negócio como um lugar para se tornar uma opção com preços acessíveis; ou como um  lugar para onde podem ir porque oferecem produtos da mais alta qualidade? Essas informações ajudarão você a criar uma campanha de marketing que comunique claramente como você deseja ser percebido. 

Como alinhar seu marketing para atender às reais necessidades do cliente

Análise competitiva

Outro dos principais elementos do plano de marketing de uma empresa é conhecer a concorrência e quais são as características que o tornam único. Conhecer as vantagens e desvantagens do seu concorrente o ajudará a posicionar melhor seus negócios e a se destacar da concorrência. Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

Estratégia de mercado

Sua estratégia de marketing é o caminho para seus objetivos de vendas. Analise todo o mercado e decida quais ações serão executadas para atingir seus objetivos: Promoções, seminários on-line, campanhas de email marketing, marketing de conteúdo e tudo o que o aproximar mais de seus clientes.

Leia também: Marketing de experiências, a fórmula para amar sua marca

Orçamento para o plano de marketing

Preste atenção especial em quanto dinheiro você destinará para cada atividade. Se você não tem retorno do investimento, é algo que você está fazendo errado. Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Métricas

O plano de marketing de uma empresa deve ter um acompanhamento, para isso nada melhor do que estabelecer métricas para medir seu sucesso. Dessa forma, você pode avaliar facilmente os resultados e alterar o que não funciona para você.

Lembre-se, se você não está recebendo clientes em potencial, precisa de um marketing melhor. Um bom plano ajudará você a começar.

Marketing móvel: crie uma campanha eficaz agora mesmo

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.