Porque é importante ter um bom clima organizacional?

Procurar medir o clima organizacional dentro de uma organização é  fundamental. Um bom clima organizacional influencia o desempenho dos colaboradores e tem um impacto profundo na motivação, nas atitudes e na satisfação dos empregados a nível individual.

Uma vez que a satisfação de um recursos humano influencia a eficiência deste, podemos dizer que o clima organizacional está diretamente relacionado com a eficácia e com o desempenho das suas equipas.

Fique para ler este artigo onde a QuestionPro explica os benefícios de um bom clima organizacional e que factores têm influência com o objectivo de criar um bom clima organizacional dentro uma organização.


Quais são os benefícios de um bom clima organizacional?

Manter um bom clima organizacional numa empresa permite vantagens importantes para atingir os objectivos de uma empresa como:

  • Um ambiente estável : A ausência de tenções facilita a comunicação e a relação entre os membros da empresa. A redução do medo e o aumento da segurança dentro da empresa e dentro da sua equipa promove relações mais estáveis entre colaboradores, maior cooperação e entre-ajuda.
  • Aumento do interesse: Um ambiente relaxado e agradável ajuda a que a vontade de trabalhar seja renovada diariamente, assim como o interesse por aprender mais e abraçar novos projetos.
  • Satisfação laboral: A comunicação, sentimento de pertença a um grupo e o reconhecimento melhoram a felicidade no trabalho e, conforme vimos, isto traduz-se diretamente em vantagens para a empresa.
  • Evita o absentismo laboral: A infelicidade no trabalho gerada por um mau clima organizacional é uma das causas para o absentismo laboral um bom clima organizacional é uma arma poderosa contra o absentismo laborar.
  • Melhora a produtividade: Um ambiente laboral adequado que permita o desenvolvimento individual e em grupo dos colaboradores permite uma otimização do tempo e dos recursos e as consequências positivas para a organização são obvias.


Convidamo-lo a ler também:
Inquéritos de clima organizacional > Como aplicar?


Que factores influenciam o clima organizacional?

Vamos conhecer certos factores que influenciam e afectam o comportamento dos trabalhadores:

  • Sistema de restrições: O clima organizacional pode funcionar como um sistema de restrições no sentido positivo ou negativo. Disponibilizar informação aos colaboradores sobre o tipo de comportamentos que é premiado, castigado ou ignorados pode ser uma boa forma de tornar claro o clima organizacional que pretendemos implementar na nossa empresa.
    Da mesma forma, o comportamento pode ser influenciado por graus diversos de prémios e de castigos.
  • Auto-avaliação e avaliação dos pares: No processo de auto-avaliação e dos pares influenciam variáveis psicológicas, sociais e de performance, os resultados destas avaliações afectam o comportamento individual. Utilizar uma plataforma profissional que ajude a avaliar os colaboradores pode ser uma mais valia.
  • Estímulos: Os fatores organizacionais podem influenciar o comportamento humano através de estímulos, os quais afectam os níveis de excitação individual que compõem uma das variáveis motivacionais que afectam directamente o comportamento humano, isto tem um impacto directo no desempenho dos trabalhadores.

Em resumo, um bom clima organizacional ajuda o indivíduo a formar uma boa percepção sobre a organização onde trabalha e essa percepção influencia o seu comportamento. Deste modo, é fundamental medir através de plataformas profissionais para garantir uma satisfação mais alta por parte dos colaboradores, melhores relações humanas e melhorar a produtividade individual e colectiva. Já mediu o clima organizacional da sua empresa?


Para criar inquéritos de clima organizacional e agilizar o seu processo de trabalho utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração