Questionário de marca: perguntas a serem feitas antes de criar a sua

Questionário de marca é uma das tarefas de marketing que, muitas vezes, é negligenciada por nem sempre fornecer resultados diretos que podem ser medidos. Mas, conhecer a importância de um questionário de marca, é o que fará com que você se destaque da concorrência.

Recomendamos também a leitura de: O que é marketing digital e importância para os negócios?

O que é um questionário de uma marca?

Um questionário de marca consiste em um conjunto de perguntas que ajudam as empresas a atingir os objetivos nas estratégias básicas de marketing e branding. Este questionário ajudará, por exemplo, à agência encarregada de preparar a identidade sobre as preferências escolhidas.

A chave para criar um questionário de marca eficaz é garantir que as perguntas que ele contém sejam relevantes e possam ajudar uma organização a entender o que precisa responder para fornecer o máximo de informações. Veja também: Marketing, Antropologia e criação de comunidades

Perguntas para um questionário de marca

Para ajudar você a começar no caminho certo, compartilhamos uma lista com as perguntas que um questionário de marca deve ter.

Quando se cria um questionário de marca sem as informações adequadas, não ajudará em nada. Por isso, é importante que você tenha as perguntas corretas para criar seu questionário. Leia também:Estratégias de marketing e suas ferramentas

1. Quais são as três coisas que você gosta atualmente na sua identidade de marca?

Antes de começar com a idéia de projetar ou redefinir uma marca, é importante conhecer os aspectos que o cliente gosta. O fato de que já exista uma solicitação de redesenho enviada, não significa necessariamente que eles queiram mudar tudo.

É essencial que você determine as áreas que precisam ser renovadas ou que devem ser mantidas, em vez de serem completamente descartadas.

2. Quais são as três coisas que você não gosta na sua identidade de marca atual?

Outro aspecto que você deve considerar em um questionário de marca é sobre o que o cliente não gosta na sua identidade.

Da mesma forma, também é importante saber o que um cliente gosta ou não na sua identidade de marca. Descobrir essa informação desde o início, também definirá o trabalho da sua equipe e permitirá que você saiba quais áreas precisarão da sua atenção imediata. Veja também: Características de um líder de atendimento ao cliente

3. Qual é a história da sua marca?

As marcas narram histórias, então você precisa saber qual é o história da marca do seu cliente.

Considere-se o diretor que está substituindo outra pessoa em uma série de televisão popular. Você pode se dar ao luxo de ir à cena sem se familiarizar com o roteiro, a história, o elenco, a localização, etc.? Saber o que está por trás dos bastidores ajudará você a se familiarizar.

4. Existe uma marca que você admira?

Não existe uma regra particular que você possa ou não seguir em relação à marca. Portanto, você precisa saber claramente o que seus clientes querem.

Pergunte, por exemplo, alguma marca que eles gostam e isso lhe dará uma ideia sobre o gosto deles sobre o design e como percebem sua marca. Além disso, você terá uma estrutura para desenvolver a identidade da marca.

5. Existe algum termo específico que você associa à sua marca?

Essa é uma pergunta para uma pesquisa de imagem de marca muito importante que nunca deve faltar. Isso ajudará você a criar um guia de marca impressionante.

Pergunte aos seus clientes alguns termos que eles associam à sua marca, para ajudar você a entender quais são seus pensamentos associados à marca.

6. Qual é o seu plano de 10 anos para a sua marca?

Adicionar essa pergunta ao questionário de marca, ajudará você a entender as metas e aspirações de longo prazo dos seus clientes e, por sua vez, poderá obter uma direção para iniciar seu trabalho de branding.

Isso também mostra ao cliente que você está disposto a crescer e melhorar sua identidade por um período mais longo.

7. Quem você considera sua competência?

As agências precisam entender com qual indústria estão trabalhando e quem o cliente vê como concorrentes diretos.

Isso lhe dará uma ideia das estratégias e diretrizes de sua marca e de como elas estão se aproximando de uma determinada marca. Muitas dessas informações devem ser extraídas por meio de pesquisa e desenvolvimento.

8. Quais são os seus pontos de venda exclusivos?

Essa questão é importante no questionário da sua marca, pois faz com que seus clientes pensem nos fatores que se destacam no mercado.

O desenvolvimento de uma marca que se destaca é baseado no impacto que produz.

9. O que comunica o logo da sua marca?

O logotipo fala sobre a história de uma marca. É a parte mais integrante da identidade. Existem algumas organizações, cujo logotipo fala mais alto que a própria marca.

Um logotipo deve ser criado de uma maneira adequada à personalidade da organização. Pergunte ao seu cliente que história ele quer comunicar através de seu logotipo. Leia mais em: Ações de marketing – como medir sua eficácia

10. Existe um público-alvo específico que você deseja alcançar e que não alcançou?

Encontrar o seu mercado alvo não é uma tarefa fácil. Mesmo que o seu cliente tenha um bom controle do mercado, ainda haverá um público-alvo com o qual você gostaria de fazer parceria.

Se trata de grupo inexplorado de pessoas em potencial que, mais cedo ou mais tarde, serão associadas à marca. Sua agência pode levar isso em conta para criar o design da marca.

11. Quem é a pessoa que toma as decisões em sua organização?

A próxima pergunta do questionário de marca ajudará você a saber quem é a pessoa encarregada de tomar as decisões.

Desde o início, é aconselhável que você saiba quem é a autoridade final na tomada de decisões na organização com a qual você irá trabalhar. É bom ouvir as sugestões, mas também é importante canalizar sua energia na direção certa.

Veja também: Semântica do marketing, fazia uma nova comercialização

12. Qual é o processo a seguir no processo de aprovação?

O objetivo final de qualquer tarefa é obter a aprovação final das idéias e saber exatamente como isso funcionará. Certifique-se de ter uma boa compreensão das políticas e procedimentos do cliente para evitar qualquer confusão no futuro.

13. Qual é o seu orçamento para este projeto?

Falar sobre o orçamento na etapa inicial da discussão é uma ótima maneira de avaliar a importância desse projeto para o seu cliente.

Se eles oferecem um orçamento muito baixo em comparação com os padrões do mercado, provavelmente não são adequados para a agência. Eles precisam decidir quanto tempo, energia e recursos estão dispostos a gastar.

14. Qual é o prazo previsto para o projeto?

A marca significa distintas coisas para muitas pessoas. Alguns clientes nem sequer têm uma ideia completa do que querem, por isso é importante discutir todos os elementos tangíveis antes de iniciar o projeto.

15. Há mais alguma coisa que você queira perguntar?

A última pergunta em seu questionário de branding ajudará seu cliente a mencionar aspectos que você pode ignorar.

É sempre uma boa ideia ter uma pergunta aberta que serve para debater ou acrescentar algo ao contexto existente. Isso ajudará o cliente a adicionar qualquer outra informação que deseje que você use ao projetar sua identidade de marca.

Sucesso no seu projeto de branding!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram