Dicas para um teste de personalidade online

Um teste de personalidade online consiste em uma série de perguntas que são realizadas com o objetivo de coletar informações mensuráveis através de escalas de classificação, sobre o ser humano e seu processo de tomada de decisão.

Esta pesquisa, que é aplicada com a ajuda de software para pesquisas, ajuda a entender como uma pessoa se relaciona com os sentimentos dos outros, como eles enfrentam seus problemas ou lidam com suas emoções.

O teste de personalidade online pode ser usado em vários campos, mas principalmente em um ambiente profissional em que se administra um possível funcionário para medir o temperamento, o processo de tomada de decisão, a visão de negócios, etc. Também ajuda a entender como o funcionário é motivado e os fatores que impulsionam o indivíduo. 

Em outras ocasiões, um teste de personalidade é usado para autoavaliação, ou para entender a mudança em uma pessoa após um determinado processo, diagnosticar problemas psicológicos, avaliar alunos e, às vezes, também em ambientes forenses. Veja também: O que são testes não paramétricos?

Tipos de testes de personalidade online

Em seguida, temos para você os diferentes tipos de testes de personalidade online que você pode realizar:

Teste de racionalidade: É o tipo de pesquisa que menos se utiliza, pois ao contrário das outras, os resultados não são tão válidos. Essa ferramenta é criada a partir da relação existente entre a teoria e as variáveis que desejam ser medidas.

Teste empírico: O objetivo desta pesquisa é avaliar a relação existente entre os respondentes e as variáveis que desejam ser avaliadas. Para isso, pessoas com as mesmas características são observadas e os elementos mais comuns são analisados e, com o resultado,  se constrói um teste definitivo.

Um exemplo poderia ser realizar um teste para adolescentes, a fim de determinar quais são as causas de certas atitudes nesse estágio do desenvolvimento humano.

Teste de traço: É o tipo de avaliação mais bem sucedido. Seu objetivo é avaliar elementos relacionados entre si.

Teste misto: Esta avaliação consiste em combinar dois tipos de testes, selecionando um número de elementos, comparando-os e finalmente encontrando a relação existente entre eles. Leia também: A importância do contexto em um teste de produto

Exemplos de perguntas para realizar um teste de personalidade online

A chave para obter uma boa taxa de resposta é o design da pesquisa. Um teste de personalidade online pode ser dividido em duas grandes seções: pesquisa demográfica e pesquisa de perguntas básicas.

Perguntas demográficas para uma pesquisa de personalidade

A pesquisa demográfica questiona um dos aspectos mais importantes da personalidade, pois ajuda a traçar o perfil dos entrevistados e, por sua vez, nos permite entender como diferentes grupos de pessoas têm personalidades diferentes.

Algumas das perguntas demográficas mais importantes são:

  1. Por favor selecione seu gênero. Pergunta sobre gênero: como fazê-la em uma pesquisa?
  2. Nível educacional mais alto?
  3. Qual seu estado civil?
  4. Qual é a sua origem étnica? Saiba mais em: Pesquisas etnográficas, confira as perguntas essenciais
  5. Por favor, selecione o seu tipo de emprego.

Perguntas para avaliação de personalidade

Essas perguntas permitem conhecer em profundidade os traços de personalidade de um indivíduo. Eles são projetados para entender como uma pessoa se comporta durante o processo de tomada de decisão e qual é seu temperamento.

  1. Você gosta de conhecer novas pessoas?
  2. Gosta de ajudar as pessoas?
  3. O que você faz se foi injustamente culpado por algo que você não fez?
  4. Quanto tempo você demora para se acalmar quando está com raiva?
  5. Você se decepciona facilmente?
  6. Ajuda as pessoas somente se acha que receberá algo em troca?
  7. Define metas de longo prazo?
  8. Se confunde facilmente?
  9. Com que frequência você sai a um ambiente social ou em um lugar público?
  10. Você é atencioso com os sentimentos dos outros?
  11. Está sempre ocupado?
  12. Gosta de resolver problemas complexos?
  13. Você faz as pessoas se sentirem acolhidas?
  14. Sua reação a um problema é enganar para fugir do conflito?
  15. Você se sente sobrecarregado com frequência?
  16. Com que frequência você viaja?
  17. Prefere situações que lhe são familiares ao invés das desconhecidas?
  18. Você é geralmente apaixonado por causas sociais?
  19. Gosta de ser agressivo?
  20. Você tende a sempre ver o bem nas pessoas, independentemente das circunstâncias?

Etapas para criar um teste de personalidade online

Um teste de personalidade online só é efetivo quando feito corretamente. É importante que a pesquisa colete as ideias necessárias para medir o respondente da maneira mais eficaz. Portanto, o design da pesquisa é extremamente importante.

Os 5 passos para projetar uma boa pesquisa de personalidade são:

Defina o objetivo da pesquisa: É imperativo definir o objetivo da pesquisa antes de criá-la ou distribuí-la entre os possíveis respondentes. É importante definir o “porquê” e o “como” antes de iniciar o estudo. Isso garante que você possa obter informações acionáveis da coleta de dados.

Faça as perguntas corretas: Para obter uma boa taxa de resposta na pesquisa e obter uma visão profunda da personalidade, é importante que as perguntas certas sejam feitas. Isso ajuda o pesquisador a coletar informações sobre a personalidade de uma pessoa ou grupo. Veja: Perguntas filtro: para que serve e quando utilizá-las?

Construa o fluxo de pesquisa: A maioria dos entrevistados deixa uma pesquisa se as perguntas não forem relevantes para eles. Isso torna muito importante o uso eficaz das lógicas para que a resposta anterior defina a próxima pergunta que um respondente responderá.

Faça um teste de sua pesquisa: Antes da pesquisa ser aplicada ou administrada a potenciais entrevistados, é necessário testá-la completamente. Isso é para garantir que seja entendida corretamente e que a lógica que você programou seja apropriada.

Analise e relate as respostas da pesquisa: A coleta de dados é apenas metade do objetivo da pesquisa. Analisar e relatar essas respostas é a outra parte importante. A análise ajuda a traçar linhas de tendência e paralelos entre personalidades e como certas pessoas reagem sob certas circunstâncias.

Dicas para realizar um teste de personalidade online

Aqui estão algumas dicas para uma boa pesquisa de personalidade:

Faça perguntas imparciais: Ao criar uma pesquisa, verifique se as perguntas são imparciais. Incentivar os entrevistados a responder de uma certa maneira distorce os resultados da pesquisa.

Seja respeitoso com suas perguntas:Em uma pesquisa de personalidade, é muito importante ser respeitoso com as perguntas. Se os respondentes se sentirem atacados ou não tiverem confiança, a taxa de abandono da pesquisa aumentará.

Mantenha opções de resposta consistentes: Se as opções de resposta não forem uniformes, você pode confundir os questionados e fazer com que eles não concluam sua pesquisa.

Faça perguntas opcionais: Devido à natureza da pesquisa de personalidade, perguntas complexas ou pessoais poderiam formar a base da pesquisa. Portanto, é importante dar aos respondentes a flexibilidade para omiti-las ou eles se sentiriam desconfortáveis e, posteriormente, abandonarão a pesquisa.

A pesquisa deve ser breve: Um teste de personalidade online pode consistir em centenas de perguntas. Mas é importante que os mais importantes sejam formulados sobre a personalidade e que a pesquisa seja breve. Isso é para garantir que haja uma alta taxa de conclusão da pesquisa. Também recomendamos a leitura de: Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

Use a QuestionPro para criar seu próximo teste de personalidade. Comece criando uma conta gratuita do nosso software de pesquisa e explore todas as suas funções. Ou se preferir, agende agora uma demonstração da nossa ferramenta!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram