Perguntas filtro: para que serve e quando utilizá-las?

O objetivo de uma pesquisa é coletar informações claras e precisas. Para conseguir isso, o questionário deve incluir diferentes tipos de perguntas, incluindo perguntas filtro. Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre eles para usar para a criação dos seus questionários.

O que são perguntas filtro?

É conhecido como perguntas filtro as perguntas utilizadas para filtrar os respondentes. Isto é, fazer uma pergunta ou uma série de perguntas apenas para as pessoas que atendem às condições do filtro.

As pessoas que não cumprirem com essas condições podem ser direcionadas para outras perguntas ou finalizar o questionário.  Leia também: Formato de pesquisa. Como criar o levantamento perfeito?

Por que fazer perguntas filtro em uma pesquisa?

Fazer esta pergunta irá ajudá-lo a selecionar uma parte da população do estudo.  Assim como, direcioná-la para um ponto específico do questionário com base na resposta que você deu. (Por exemplo, se a resposta for sim, você pode direcioná-la para a pergunta 6. Se a resposta é negativa, você pode enviar a pessoa para responder à pergunta 9)

Você também pode usar uma pergunta filtro em um questionário de recrutamento. Isto auxilia a decidir se um indivíduo será incluído na amostra com base em sua participação na população de referência ou na categoria procurada em uma amostra. Saiba mais em: O que é amostragem de cotas?

Ao incluir perguntas filtro, você pode detectar se o entrevistado não pertence à amostra que está procurando e não permitir que ele avance na pesquisa para manter a validade do estudo intacta. Também recomendamos a leitura de: Exemplos de perguntas quantitativas para uma pesquisa

Como as perguntas filtro são usadas?

As perguntas filtro são geralmente usada no início do questionário. Servindo para certificar que as características do entrevistado coincidem com as exigidas pela pesquisa. Às vezes, também é utilizada como uma pergunta a fim de verificar ou validar informações coletadas anteriormente.

No geral, esse tipo de pesquisa é orientada por fatores sociodemográficos ou qualquer outra característica que permita identificar e classificar os respondentes em função de suas respostas. Leia também: A grande arte de fazer perguntas.

Vantagens:

  • A utilização de perguntas filtro permitirá que o respondente não leia todas as perguntas do questionário, mas apenas as que devem ser respondidas.
  • Fornece as informações necessárias para criar perfis segmentados com a finalidade de entender melhor as respostas fornecidas.
  • Nas pesquisas omnibus, as perguntas de filtro são geralmente utilizadas para segmentar os resultados e obter os dados relevantes para todos os envolvidos nesse tipo de pesquisa.
  • Fazer perguntas filtros reduz o tempo necessário para completar o questionário.
  • Respostas específicas são obtidas do público correto, reduzindo o investimento de tempo e recursos.  Veja também: Modelo Racional de Perguntas e Perguntas de entrada

Exemplos:

Você pode usar diferentes tipos de perguntas de filtro, entre elas as que perguntam sobre:

  • Idade
  • Sexo
  • Estado civil
  • Localização
  • Gostos e preferências
  • Renda

Se o entrevistado tiver uma certa idade, será redirecionado para uma determinada pergunta. Se o entrevistado é do sexo masculino, é direcionado para responder a determinadas perguntas, e se é do sexo feminino, outras perguntas, etc. Saiba mais em: O que é pesquisa social?

Como criar questionários com perguntas filtro?

A maneira mais comum de criar um questionário com perguntas de filtro é inserindo-as no início do seu instrumento de pesquisa. Na pesquisa de campo tradicional, esse tipo de pergunta era um tipo de pergunta que sempre causava conflito entre a equipe quando incluída.

A razão para isso é que incluir esse tipo de pergunta se traduz em desperdício de papel ou questionários, no momento em que alguém não atende aos critérios estabelecidos. Porém, graças ao uso de plataformas digitais, isso deixou de ser um problema.

Usando a QuestionPro, você pode configurar sua pesquisa com diferentes tipos de lógica para redirecionar o entrevistado às perguntas que deseja responder. Dependendo se elas atendem ou não às condições do filtro.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.