3 dicas para engajar colaboradores e alcançar o sucesso

Tão importante quanto o empreendedor fundador do negócio, é o seu colaborador. Portanto, engajar colaboradores deve ser uma atividade de prioridade dentro da empresa, afinal os funcionários são aqueles contratados que fazem com que tudo aconteça, são eles que colocam a mão na massa e operam com foco no resultado.

A maioria dos trabalhadores, colaboradores de grandes organizações que atuam com caixa de papelão, por exemplo, passam mais tempo em seus postos de trabalho do que em casa, e passam a viver no ambiente profissional. 

Por isso, é essencial que ele se sinta à vontade e bem no local. Sendo assim, a valorização do funcionário é indispensável em qualquer empreendimento.

 

 

A importância de engajar colaboradores

Valorizar o funcionário é dever de todo empreendedor. Manter um local seguro e adequado para a execução do seu trabalho, com ferramentas eficientes e que colaborem com o melhor resultado possível. 

Cuidar do bem-estar físico e mental do colaborador reflete diretamente em seus empenho e, consequentemente, em seus resultados, independente se for sobre vendas de chave de nível ou uma construtora.

Fatores como estresse, desgaste mental, desmotivação e falta de perspectiva, são determinantes para a insatisfação do profissional. Esses fatores são os principais motivos que o fazem buscar por outras oportunidades no mercado de trabalho, assim, impactando no curto relacionamento entre empresa x funcionários.

>>> Pesquisa de satisfação empresarial: 5 benefícios de aplicá-la

 

Investir na motivação, satisfação e saúde dos funcionários, é mais do que trabalhar com empatia e humanidade, é focar em cada detalhe do processo de produção e demandas, garantir que cada passo será executado com a devida dedicação.

Assim, consequentemente, aumentando as possibilidades de conversões e alavancar os resultados, por exemplo, no aumento de produção de luva de vaqueta.

A rotina é exaustiva, cansativa e desanimadora para qualquer um, em qualquer setor profissional, o que faz com que seja ainda mais necessário cuidar dos aspectos que envolvem a motivação dos colaboradores. 

Um funcionário desmotivado e acomodado não consegue mais enxergar possibilidades dentro da organização, o que faz com que seu desenvolvimento não seja mais como o de início.

O clima de trabalho, equipe e cooperação de todos também são aspectos que impactam diretamente na motivação dos colaboradores. Um ambiente tóxico, desequilibrado e não amistoso pode causar adoecimento e desgaste na saúde mental do trabalhador.

>>> Como fazer uma avaliação do clima de trabalho com a QuestionPro

 

 

Dicas para engajar seus colaboradores

O primeiro passo para um bom ambiente de trabalho e motivação dos colaboradores, é determinar exatamente a função de cada um. Separar demandas e obrigações, e deixar claro quais as expectativas sobre seu trabalho e equipe, e esse processo se inicia desde a contratação e descritivo de cargos. 

É necessário, portanto, respeitar os limites de função e cargo assumidos, tal como feedbacks esporádicos para ciência de seu desempenho. Abaixo, listamos algumas dicas importantes. Confira!

 

1. Trace um planejamento

Planejar é essencial para ter um time engajado. Para isso, estruture planos de carreira dentro da empresa, assim cada colaborador saberá quais os caminhos a seguir dentro da empresa, assim como salários e benefícios.

>>> 5 ideias de benefícios para funcionários

Dessa forma, o funcionário pode traçar planos para si, bem como entender quais opções de crescimento na empresa e quais as possibilidades de carreira.

 

2. Invista em programas de capacitação e treinamento

Ofereça cursos, palestras e plataformas de estudos onde o funcionário tem acesso ao máximo de informações que possam auxiliá-lo em seu trabalho. Assim, oferecerá treinamentos e capacitações que podem contribuir para o bem-estar e produtividade do seu time!

 

3. Invista no endomarketing

Tenha uma estrutura dedicada aos eventos e campanhas motivacionais, de reconhecimento e entretenimento interno como, por exemplo, a celebração de datas comemorativas. Esses momentos auxiliam na interação entre funcionários, oferecendo um tempo de descontração.

Sendo assim, concluímos que funcionários motivados engajam mais, são mais produtivos e adquirem o pensamento de dono, o que reflete diretamente na melhora significativa de resultados. Há diversas técnicas de motivação e empenho de colaboradores, e é essencial que engajar colaboradores seja uma das prioridades dentro da empresa.

 

 

importância de realizar uma pesquisa de satisfação 

Autor convidado:

Soluções Industriais, empresa de Marketing de B2B.

Você também pode colaborar com o blog da QuestionPro. Saiba como!