A importância da pesquisa na universidade para a educação

Você já deve ter ouvido falar que diversas universidades públicas e privadas do Brasil investem na realização de pesquisas em diversas áreas, mas você realmente sabe porque essas instituições investem nisso? Se as universidades são centros de estudo, qual a necessidade de realizar tanta pesquisa? Para responder essas perguntas, nos próximos tópicos vamos te explicar o que é e qual a importância da pesquisa na universidade. 

 

 

O que é pesquisa científica na universidade?

A pesquisa científica é o método utilizado por pesquisadores para investigar as causas e as explicações sobre determinado tema ou evento. 

Não existe diferença entre a universidade e demais centros de pesquisa e instituições em relação à condução de uma pesquisa. Para ser considerada científica, a pesquisa precisa ser realizada segundo o chamado método científico, que reúne um conjunto de procedimentos consagrados pela ciência. 

Dentre esses métodos, estão desde o desenho da pesquisa, a coleta de dados, as análises estatísticas (se houverem) e a apresentação de resultados. Seguindo essa metodologia, os pesquisadores podem apresentar seus resultados à comunidade científica, que validará esses dados. 

Se os procedimentos adotados durante a condução da pesquisa corresponderem com o método científico e se os resultados forem coerentes com as técnicas escolhidas, a pesquisa é considerada confiável. Pelo menos até outro pesquisador encontrar uma solução melhor, mas isso é outra história.

O importante é entender que a pesquisa realizada na universidade precisa seguir critérios técnicos e científicos bem definidos, que devem ser colocados em prática da maneira certa. Caso contrário, os resultados serão incompatíveis com a realidade, ou seja, serão considerados incorretos.

Além disso, nas universidades, os pesquisadores também são professores na sua área de atuação, sendo que eles contam com o auxílio de estudantes da graduação e/ou pós-graduação ao longo da pesquisa.

Porém, quando o assunto é o conjunto de métodos adotados na pesquisa da universidade, essa investigação não pode ser feita de qualquer jeito. O que você precisa entender é que a pesquisa científica é um trabalho que existe dedicação, esforço e uma metodologia definida de acordo com critérios científicos. E isso também deve ser realizado na universidade.

 

 

Tipos de pesquisa científica realizados na universidade

Antes de continuar, é importante lembrar que a pesquisa científica pode ser classificada de diversas maneiras. Por exemplo:

  • Em relação aos objetivos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa; 
  • Conforme o objeto de estudo: pesquisa bibliográfica, de laboratório e de campo;
  • Quanto aos procedimentos técnicos adotados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa experimental, levantamento, pesquisa de opinião, estudo de caso, pesquisa-ação e estudo observacional.

Essa variedade de pesquisa é resultado das características de cada área de conhecimento, onde um mesmo estudo pode adotar os métodos utilizados por diferentes classificações de pesquisa. Por exemplo, se o pesquisador decide fazer um estudo antropológico ou histórico sobre um determinado assunto, por exemplo, certamente ele adotará os métodos utilizados numa pesquisa bibliográfica, de campo e/ou descritiva. 

Por outro lado, se o pesquisador decide investigar o que está causando o aumento do número de contaminados por certa doença, ele terá que fazer uma pesquisa de laboratório e explicativa.  

Agora você pode estar se perguntando: mas como tudo isso pode ser importante para a universidade? Entenda abaixo!

 

 

Qual a importância da pesquisa na universidade?

No Brasil, o Artigo nº207 da Constituição Federal determina que o funcionamento de uma universidade deve ser baseado num tripé indissociável: ensino, pesquisa e extensão.

O envolvimento dos estudantes com a pesquisa permite que eles desenvolvam um pensamento científico e um raciocínio mais crítico. Isso é importante para que eles consigam identificar problemas, propor soluções e executar projetos de forma mais segura e eficiente. 

Dessa forma, a universidade contribui para a formação de profissionais mais críticos e melhor preparados para os desafios da vida longe das salas de aula. 

O tripé universitário também foi criado visando incentivar as instituições de ensino superior a desempenhar um papel social, solidário e cultural para a sociedade. 

Por isso é importante que as atividades realizadas no ambiente acadêmico possam contribuir de alguma forma com a comunidade. E isso pode ser feito de várias formas, inclusive através do investimento em estudos que revelem soluções de problemas que afetam as pessoas em geral.

Sendo assim, podemos dizer que a pesquisa na universidade é importante porque auxilia na formação dos estudantes e ainda responde uma demanda da sociedade.

 

 

E aí? Já começou sua pesquisa?

Agora que você já entendeu a importância da pesquisa na universidade, está na hora de investir no seu estudo. 

Seja como pesquisador ou um estudante que quer muito contribuir com a ciência e a sociedade, o importante é escolher um tema de estudo, definir um objetivo, escolher uma metodologia adequada e colocar as mãos na massa! 

Vale lembrar que, a depender do tipo de estudo que você deseja fazer, um software de pesquisa pode te ajudar na aplicação de questionários, definição de grupo amostral, processamento de dados e até interpretação dos resultados. 

Por isso, não se esqueça que a tecnologia também pode te ajudar a otimizar sua pesquisa e facilitar seu trabalho como pesquisador.