Comece a coletar dados e pare de perder dinheiro

Coletar dados é coletar informações sobre sua empresa que te ajudarão a responder dúvidas como: “será que esse lançamento será um sucesso?”,  “meus clientes estão satisfeitos com nossos serviços?”, ou então “o que o consumidor está procurando?”.

Quando você realiza a coleta dados, você sabe exatamente o que o consumidor pensa e busca. Assim, é possível planejar estratégias de negócio realmente eficazes para seu crescimento e deixa de investir tempo e dinheiro em métodos que não funcionam.

Colete dados através de uma pesquisa e dedique o seu tempo em um projeto que gera retorno e não desperdiça o seu dinheiro!

 

 

Como coletar dados?

Coletar dados é coletar informação e para isso é preciso perguntar. Quanto mais você tomar decisões de negócio baseadas em dados confiáveis, menos erros irá cometer e consequentemente, menos dinheiro irá perder. Portanto, você precisa realizar a coleta de dados através de pesquisas em suas distintas formas listadas a seguir:

 

PESQUISA ONLINE

Com uma pesquisa online, você consegue coletar dados mais confiáveis porque o software de pesquisa online usado dispõem de perguntas avançadas e lógicas inteligentes, que direciona o respondente às perguntas mais relevantes e evita respostas tendenciosas que interferem nos resultados.

O número de dados que o software comporta é extremamente elevado e guardados em segurança. Se você usar um bom programa de pesquisa online, nunca precisará refazer uma pesquisa por perder os dados coletados. Tampouco se preocupar com a segurança dos dados, que estarão protegidos por lei.

Os relatórios são exibidos em gráficos, tabelas, nuvens de palavras, etc, facilitando o processo de análise de dados.

As pesquisas online podem ser personalizadas, reforçando a sua autoridade de marca, e distribuídas via diversos canais para o mundo inteiro.

Você otimiza o seu projeto coletando dados de melhores, ao mesmo tempo em que economiza na contratação de pessoal e outros custos como material e transporte que uma pesquisa presencial geralmente apresenta.

 

PESQUISA OFFLINE

É possível pesquisar com o auxílio e todos os benefícios de um software de pesquisa mesmo quando não existe conexão à internet.

Com um aplicativo de pesquisa offline baixado em tablets ou celulares, você pode coletar dados de cliente sem sinal de wifi e quando tiver acesso à internet, eles serão computados e exibidos na plataforma online em forma de relatório automaticamente.

 

PESQUISA POR TELEFONE CATI

Ao contrário do que muitos pensam, as pesquisas telefônicas não saíram de moda. Elas ainda existem e são extremamente eficientes.

Com uma pesquisa CATI realizada através de um software especializado, você obtém dados exibidos em relatórios

>>> Guia para criar pesquisas telefônicas CATI

 

PESQUISA SMS

Quem vive sem celular hoje em dia? Imagine o alcance que você tem ao enviar pesquisas por SMS!

 

PESQUISA EM COMUNIDADE ONLINE

As comunidades online são formadas por um grupo de consumidores ativos, dispostos a fornecer dados. Seja por fidelidade à marca, ou por incentivos através de recompensas por participação, eles são a maior fonte de insights que uma empresa pode ter.

Essas comunidades digitais suportam fóruns de discussão, focus group por vídeo (grupo focal), pesquisas online e muitas formas interativas de comunicar-se com os participantes e coletar dados.

>>> Conheça o caso de sucesso da comunidade da Havaianas que obteve uma taxa de resposta surpreendente de 50%

 

 

Tipos de coleta de dados que melhoram a sua receita

Cada um possui um objetivo de coleta de dados, seja para medir a satisfação do cliente, ou identificar oportunidades no mercado, e cada um desses projetos podem ser realizados de diferentes maneiras, como listado acima.

O importante é ter os objetivos bem definidos para eleger a melhor técnica e obter bons resultados sem a necessidade de refazer a pesquisa e investir recursos em direções equivocadas.

>>> Saiba mais sobre coleta de dados

 

Satisfação do cliente: coletar dados de clientes sobre o que pensam de seus produtos ou serviço te ajuda a identificar pontos que requerem ações e fornecer uma experiência do cliente positiva.

Descobrindo o que deixa seus clientes satisfeitos, você poderá reconsiderar produtos e serviços que não vendem bem ou não são bons para a sua imagem. Também é possível identificar quais funcionários executam bem suas funções e otimizar a folha de pagamento, mantendo apenas os mais eficientes.

Satisfação do funcionário: uma equipe que trabalha satisfeita está alinhada com os valores da empresa e oferece um excelente serviço ao cliente, além de apresentarem melhores resultados e trabalhar engajados.

O processo de desligamento e recontratação de funcionários é um grande gasto de tempo e dinheiro, portanto, ao investir na experiência do funcionário, você economiza nos custos e direciona a verba para outros projetos mais frutíferos.

Pesquisa de mercado: encontre as necessidades dos clientes, ofereça aquilo que eles buscam e seja destaque no mercado.

Não deixe nenhuma oportunidade para trás. Descubra de antemão o que as pessoas querem comprar e seja referência na sua indústria, chegando antes da concorrência.

Estratégias de vendas/publicidade: coletar dados é uma tarefa de todos os setores de uma companhia.

É importante identificar se as campanhas de publicidade realmente estão atingindo às expectativas e valendo o dinheiro investido. Da mesma forma, as estratégias de venda e valores de produtos e serviços devem ser acompanhadas de perto para que o lucro da empresa seja o melhor possível.

>>> Conheça os melhores métodos de coleta de dados

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis