Escala Nominal e Ordinal. Qual é a diferença?

Escala nominal e ordinal são dois dos quatro níveis de medição de variáveis num inquérito. Ambas as escalas têm a sua importância quer nos inquéritos quer na posterior análise de dados.

Neste artigo a QuestionPro mostra-lhe quais as diferenças entre estas duas escalas.


No seu inquérito deverá avaliar a utilização das diferentes escalas (nominal e ordinal) da mesma forma que avalia as outras escalas de medição (a de intervalo e a de proporção).

Quais os níveis de medição destas escalas?

Numa escala nominal as variáveis diferenciam-se pelos seus nomes, estas variáveis não têm ordem nem hierarquia definida entre elas.

Os números associados com os nomes são apenas etiquetas sem nenhum aspecto matemático que seja vinculado entre eles. Estas variáveis têm natureza descriptiva. Em termos de estatísticas a escala nominal é mais fácil de compreender e de implementar. Estas variáveis têm um mínimo de duas divisões, como por exemplo uma pergunta de género (homem/mulher) ou uma pergunta de sim/não que são muito comuns de encontrar em qualquer tipo de inquérito.

Numa escala ordinal, a ordem das variáveis é um factor crítico. A diferença entre variáveis não está estabelecida e não é na verdade um aspecto integral desta escala de medição.

As variáveis ordinais identificam-se e descrevem-se interligadas com a atribuição de um valor. Nos estudos de mercado, as escalas ordinais utilizam-se para analisar percepções, escolhas, entre outros. Usando este tipo de escala nos seus inquéritos, os profissionais de marketing conseguem avaliar o grau de satisfação ou de um cliente, compreender se o seu blogue deve publicar com mais frequência, etc.

Diferença entre a escala nominal e ordinal:

Em qualquer empresa ou organização o conhecimento das diferentes variáveis de medição é um requisito prévio que permite aos profissionais tomar decisões bem informadas.

Escalas de medição diferentes oferecem graus de detalhe diferentes, por exemplo, uma escala nominal oferece detalhes básicos e uma escala proporcional oferece muito mais detalhes sobre a informação recolhida num inquérito.

A diferença entre a escala nominal e a escala original tem um grande impacto nos meios de análise da informação recolhida no inquérito porque o detalhe da informação que cada um dos métodos pode oferecer é diferente.

Para agilizar o seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem o seu projeto, utilize uma plataforma online de inquéritos profissional.

Convidamo-lo a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em inquéritos e estudos mercado.

Pedir demonstração