Medir o compromentimento organizacional – saiba as vantagens

Um questionário para medir o comprometimento organizacional é um conjunto de perguntas formuladas para medir os níveis de comprometimento entre os funcionários da empresa.

Tradicionalmente, essas pesquisas eram realizadas em lápis e papel. No entanto, hoje as organizações usam software de pesquisa on-line para aplicar o questionário à sua força de trabalho.

O que faz uma organização bem-sucedida se destacar de uma organização média é sua cultura. Deste modo, é essencial entender o valor do envolvimento dos funcionários.

Se sabe que os funcionários comprometidos são mais produtivos no trabalho. Têm melhores ideias e sugestões, menos probabilidade de desistir e, é claro, são mais felizes.

Falta dizer que, com uma melhor taxa de retenção de funcionários, as organizações economizam muito dinheiro. Portanto, é importante entender como seus funcionários estão comprometidos e qual é a opinião deles sobre todo o processo.

O questionário para medir o comprometimento organizacional é fundamental para criar uma cultura de trabalho positiva, aumentar a produtividade dos funcionários e ter um local de trabalho mais feliz e satisfeito.

Vantagens de aplicar um questionário para medir o comprometimento organizacional dos funcionários

As organizações precisam aplicar regularmente um questionário para medir o comprometimento organizacional. Pois isso permite que os trabalhadores colecionem a opinião dos trabalhadores. Também é uma fonte de dados em primeira mão que leva a percepções acionáveis.

Temos cinco benefícios em aplicar um questionário para medir o comprometimento dos funcionários:

1. Permite ouvir a voz do funcionário

Usar um questionário para medir o comprometimento organizacional é essencial para ouvir a voz do funcionário.

Com essa ferramenta, gerentes e diretores podem obter um feedback honesto sobre coisas que estão funcionando bem e também sobre coisas que realmente não estão indo na direção certa.

Um funcionário não pode simplesmente invadir o escritório de seu gerente e recitar uma lista de coisas que não estão funcionando bem. A maioria de nós não faria isso, no entanto, é importante que a organização esteja ciente de seus problemas. Portanto, essas pesquisas funcionam como uma ótima ferramenta para a voz dos funcionários.

Veja: Funcionários comprometidos em gerar renda mais alta

2. Medir o envolvimento dos funcionários

O motivo mais importante para implementar um questionário para medir o comprometimento organizacional é saber o quanto os funcionários estão comprometidos com a empresa.

Esse é um dos principais fatores de sucesso em sua organização e você deve considerar isso seriamente.

Embora não haja padrões para medir o sucesso e isso seja diferente de uma organização para outra; existem alguns que são comuns à maioria das organizações e devem fazer parte de suas pesquisas. Faça as perguntas certas para obter respostas adequadas.

Como construir uma cultura empresarial saudável?

3. Promove o crescimento organizacional

Quando se sabe que a organização mede áreas como satisfação dos funcionários, liderança, cultura no local de trabalho, é possível receber objetivos tangíveis de mudança. A avaliação de comprometimento também ajudará a identificar as melhores práticas em sua organização.

Clima Organizacional – Pesquisa que entenda a vantagem de fazer a sua

Independentemente de sua funcionalidade, pode haver alguns departamentos que classificariam a participação muito bem e outros que classificariam mal a participação. O questionário para medir o comprometimento organizacional o ajudará a alcançar a causa raiz da insatisfação dos funcionários e direcionará sua energia para melhorar o sistema; levando ao crescimento organizacional.

Veja também: Melhorar o clima organizacional: estratégias para seguir na sua empresa

4. Permite comparar resultados

A realização de um questionário para medir o comprometimento organizacional o ajudará a comparar os resultados.

As pesquisas com funcionários são uma das maneiras mais sistemáticas de coletar e registrar dados; que podem ser usadas para comparar anualmente os resultados internos. Além disso, você pode visualizar os resultados de uma pesquisa específica e compará-los com dados específicos do setor para entender o desempenho da sua organização.

Descubra se o problema persiste apenas em sua organização ou se é comum em todo o setor. Se apenas 25% de seus funcionários estiverem envolvidos, você poderá verificar com o padrão se outras organizações estão enfrentando o mesmo problema; e o que estão fazendo para melhorar os níveis de comprometimento.

Leia também: Inspiração como fonte de transformação organizacional

5. Medir o comprometimento organizacional aumenta o envolvimento dos funcionários 

Depois de avaliar o grau de comprometimento dos funcionários, é hora de criar um plano apropriado para implementar as alterações necessárias.

Os dados obtidos ao preencher o questionário para medir o comprometimento organizacional fornecerão uma visão clara de como seus funcionários se comprometem.

Com base nesses dados, você pode desenvolver um programa de compromisso em toda a organização e focar em objetivos que ajudarão você a obter sucesso nos negócios.

Agora que você está pronto para implementar as alterações, a QuestionPro pode ajudá-lo a criar seu questionário para medir o comprometimento organizacional. Entre em contato e agende uma demonstração agora!

O que é compromisso organizacional e como melhorá-lo?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram