Metodologia de estudo on-line. Como aplicá-la corretamente?

Ao realizar um estudo de mercado, independentemente do meio, a metodologia de pesquisa deve ser atendida. O rigor científico que merece um estudo de mercado deve sempre ser mantido em todas as diferentes metodologias, por exemplo, na metodologia de estudos on-line e plataformas de aplicativos.

Pensa-se frequentemente que os estudos digitais têm menos validade científica, bem como menos estrutura na condução do estudo. Mas não é assim – não quando feito profissionalmente.

Neste artigo, refletiremos sobre como cuidar da metodologia dos estudos on-line, porque se você está pesquisando mercados, certamente já faz esse tipo de estudo.

Vamos começar!

Existe uma “metodologia digital”?

A resposta é … claro que sim! Existem todos os tipos de estudo: desde encontrar nichos em mercados digitais potáveis até a análise de textos com inteligência artificial, os métodos de pesquisa em mídia digital são extensos e extensos … e todos os dias há mais.

Mas como poderíamos definir essa “metodologia digital”? Simples: a aplicação de processos, métodos e técnicas de pesquisa em plataformas e / ou ecossistemas digitais.

Não devemos confundir o uso de ferramentas digitais para fazer pesquisas com a realização de estudos digitais: não é o mesmo que usar um telefone celular para registrar f2f ou pesquisas cara-a-cara do que usar plataformas como o Google Market Finder ou o Jungle Scout para analisar mercados digitais .

Portanto, delimitamos esse tipo de metodologia para plataformas digitais e / ou ecossistemas.

Veja também: Inbound Marketing: a revolução do marketing digital.

Como cuidar da aplicação da metodologia de estudo on-line?

Para cuidar da metodologia dos estudos on-line, a melhor recomendação é seguir com rigor as etapas essenciais da pesquisa de mercado:

Primeiro, defina um problema. Quais informações você deseja obter? Qual é a

precisa de informações? Que problema é necessário para resolver? Essas são perguntas de guias que podem ser levadas ao contexto digital.

Um exemplo de um problema que precisa ser resolvido é uma queda na taxa de conversão de um eCommerce. A questão aqui é por que essa loja on-line não vende mais tanto quanto antes?

Uma vez definido o problema, o próximo passo é projetar a metodologia de pesquisa. No caso do comércio eletrônico, quais etapas você seguirá? Que técnicas você vai usar? Quais fontes de informação você vai consultar?

Marketing digital de performance – saiba do que se trata

Os estudos podem ser quantitativos, qualitativos e mistos

De fato, é muito comum o uso de uma metodologia mista em um estudo digital, pois os números indicam os eventos (por exemplo, o número de pessoas que compraram um produto), mas podem ser enriquecidos com dados qualitativos.

No mundo digital, a experiência do usuário (UX) é decisiva. Digamos que em sua pesquisa de mercado digital você esteja fazendo uma análise dos diferentes concorrentes de comércio eletrônico. Você não deve apenas medir o tráfego ou a quantidade de visitas que eles recebem, mas também a qualidade de suas imagens, textos e vídeos. Os últimos são qualitativos.

Leia também: Campanha de marketing digital e a investigação de mercados

O terceiro passo de uma metodologia de estudo on-line é definir um orçamento e um cronograma de trabalho. Como qualquer bom projeto, a pesquisa requer planejamento! Especialmente se você trabalha para um cliente.

Esse planejamento levará você ao próximo passo: a coleta de informações ou trabalho de campo. Este é o estágio em que começamos a coletar informações. Seguindo o nosso exemplo, para fazer o diagnóstico da referida loja online.

Você pode consultar fontes como o Google Analytics ou solicitar feedback dos usuários deste site (depois de definir uma amostra e algumas perguntas).

Marketing digital para uma empresa. Por que é importante?

Sistematize com a metodologia de estudo on-line

(Registre-se de forma organizada, seguindo uma estrutura) com o máximo de detalhes e possíveis informações mais precisas que você está coletando. Além da sistematização da informação, você pode desqualificar completamente a validade do seu estudo.

Quando o trabalho de campo estiver concluído, vamos para a próxima etapa: processar e analisar as informações. Toda pesquisa produz muitos dados brutos, que se tornam informações após o processamento.

Uma ferramenta elementar nesta etapa é a criação de um plano de análise. Isso nada mais é do que uma agenda, uma sequência de ações e análises que serão realizadas no estudo. Também inclui a criação de tabelas, gráficos e a aplicação de testes estatísticos.

Por fim, como parte da metodologia de estudo on-line, as informações são apresentadas ou disseminadas. O que você fará com os resultados da pesquisa? Guarda-los? Claro que não! Nesta última etapa, devemos informar ou socializar com as pessoas interessadas esses resultados.

Em nosso exemplo da loja on-line, pode ser que o resultado seja que um concorrente esteja monopolizando o mercado com produtos de maior qualidade a um preço mais baixo. Nesse caso, a empresa deve deliberar para resolver esse problema e seguir em frente.

Estratégia de marketing digital – o que se necessita para criar-la?

Conclusão

Seguir essas etapas o levará não apenas a cuidar da metodologia de estudo on-line, mas também a evitar 5 erros muito comuns que identificamos em pesquisas de mercado:

  • # 1 Não ter um objetivo claro.
  • # 2 Não ter a definição de informação que você deseja obter
  • # 3 Não criar uma técnica de coleta de dados
  • # 4 Não analisar as informações corretamente
  • # 5 Não tomar decisões com base em informações e análises

Lembre-se de que a pesquisa de mercado é uma ferramenta para gerar insumos para a tomada de decisão. Se, no final, devido a uma supervisão na metodologia de um estudo digital, as informações não permitem decisões corretas, os esforços foram em vão.

Siga estas etapas e dê mais profissionalismo ao seu estudo!

Também recomendamos: Marketing digital na América Latina – estudo sobre os usos dos canais

Autor: Eduardo Velázquez 

Eduardo Velázquez, atual presidente da Zume Market Research, é um profissional de marketing e autor dedicado ao marketing digital de comércio eletrônico, Dropshipping, bem como análises de negócios e pesquisa de mercado – aos quais se dedica há mais de 7 anos.

Instagram: Eduardo Velazquez

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram