O que é o NPS transacional?

O NPS transacional é um indicador que visa conhecer a satisfação do cliente em um nível mais granula, ou seja, oferece feedback após uma interação específica, como uma chamada para suporte técnico ou após uma determinada compra.

O NPS transacional oferece feedback direto sobre um tópico específic. Isso permite à sua organização otimizar as diferentes áreas em que se tem contato com os usuários; durante todo o ciclo de vida do cliente.

Uma pesquisa transacional é enviada ao cliente logo após fazer uma compra ou encerrar uma interação com sua empresa, fazendo a seguinte pergunta:

Com base na ligação mais recente que você teve com a nossa marca, em uma escala de 0 a 10, você nos recomendaria a seus amigos ou familiares?

Essa métrica é adequada para saber se seus funcionários estão executando corretamente alguns processos específicos e o que você precisa corrigir para melhorá-los.

Usos do NPS transacional

Entre os principais usos do NPS transacional estão os seguintes:

Conhecer quais são os pontos fortes e fracos da sua equipe ao interagir com os clientes: Ao realizar uma pesquisa de NPS transacional, você pode saber se seus funcionários estão prestando um serviço ao cliente adequado e oferecendo uma boa experiência. Caso contrário, é necessário corrigir as áreas necessárias. Net Promoter Score: conheça e analise a lealdade do cliente

Ter uma métrica sobre o desempenho de cada equipe: O NPS transacional é um indicador que permite saber como cada equipe funciona e como eles direcionam seus esforços para oferecer uma melhor experiência ao cliente.

Permite encontrar pontos importantes no fechamento da venda: O indicador NPS transacional permite que você saiba se a jornada do cliente está sendo adequada para fechar a venda com êxito.

Como elaborar uma avaliação NPS?

Vantagens 

Entre os principais benefícios da realização de uma pesquisa de NPS transacional estão os seguintes:

  • Permite avaliar os pontos fortes do relacionamento de seus funcionários com os clientes.
  • Permite que você saiba o momento exato em que o cliente mudou sua percepção da sua marca.
  • É possível saber como os clientes respondem aos seus produtos e serviços imediatamente.

Saiba mais sobre o que é o Net Promoter Score e como ele ajuda seus negócios.

Por que realizar uma pesquisa de NPS transacional ?

O NPS transacional permite que você conheça a percepção de um cliente sobre sua empresa; que é determinada pelas interações que ele faz. Outro ponto importante é que ele permite que você entenda exatamente o que causou uma baixa classificação do cliente. Também faça os ajustes necessários para resolver essa área e favorecer seus negócios.

Em geral, o NPS transacional é a métrica perfeita para aprender a transformar a opinião de um cliente com base em seus produtos ou serviços.

Como as informações coletadas estão relacionadas a um evento específico, é possível agir sobre elas e coletar as informações necessárias. Assim como também detectar falhas e otimizá-las com base no feedback do cliente.

Leia também: Conheça o ABC do Net Promoter Score

Se você deseja conhecer a opinião de seus clientes, realize uma pesquisa NPS transacional. Você pode fazer isso facilmente usando a QuestionPro. Entre em contato conosco! 

Também recomendamos:

Perfis dos clientes – como criar através de uma pesquisa

Análise de sentimentos do cliente – como usar a ferramenta

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.