Dicas para projetar uma pesquisa de habilidades gerenciais

Uma pesquisa de habilidades gerenciais é utilizada para questionar os funcionários sobre o desempenho do gerenciamento de uma organização. Suas respostas podem ser um reflexo das habilidades do indivíduo que supervisiona o crescimento e o progresso da empresa.

Para que qualquer negócio tenha sucesso é essencial reconhecer a melhor pessoa para uma posição gerencial. Isso não significa necessariamente que alguém que tenha estado na organização por um período de tempo ou que tenha o currículo mais longo seja um bom candidato para o cargo.

As habilidades gerenciais são desenvolvidas ao longo do tempo e, atualmente, a maioria das organizações se concentra em investir seu tempo e esforço em sistemas de treinamento de funcionários para incutir os hábitos e atitudes necessárias para se tornarem líderes. Veja: Rotatividade de pessoal. Quais são as causas e como reduzi-lo?

Perguntas para uma pesquisa de habilidades gerenciais

Em seguida, temos as melhores perguntas para uma pesquisa de habilidades gerenciais:

  1. Em uma escala de 0 a 10, como você se classificaria como líder?
  2. Você gosta de estabelecer metas e objetivos que ajudem no crescimento do negócio?
  3. Qual é a sua resposta para alguém que questiona sua capacidade de tomar decisões?
  4. Na sua opinião, você responde de forma justa aos problemas da equipe?
  5. Está aberto a sugestões de funcionários e colegas de trabalho?
  6. Você está disposto a assumir responsabilidade quando um membro da equipe não atende às expectativas?
  7. Acha que os funcionários só devem receber ordens sem fazer perguntas?
  8. Você acha que um gerente deve ser uma pessoa racional?
  9. Um gerente não deve guardar rancor ou preconceito contra alguém da equipe. Concorda com a afirmação?
  10. Você acha que é mais importante estar certo do que ter razão?
  11. Você acha que fornecer orientação sem nenhuma pressão é uma característica de um bom líder?
  12. Onde você se vê nos próximos cinco anos?
  13. Há algo que você gostaria de acrescentar? Veja também: Estudo conjoint: descubra a importância desta escolha

As questões demográficas permitem uma melhor compreensão de um indivíduo e seu histórico. Quanto mais uma organização souber sobre seus gerentes em potencial, maiores serão as chances de que sua mensagem alcance melhor seus funcionários. 

Normalmente, as questões demográficas abrangem fatores como idade, etnia, gênero, qualificações educacionais, detalhes de emprego, anos de experiência, etc. Leia também: 7 questões demográficas para uma pesquisa

Veja também:

  1. Quais são suas atividades atuais?
  2. Em que departamento você trabalha atualmente?
  3. Selecione seu gênero.
  4. Por favor, selecione sua origem étnica.
  5. Por favor, selecione seu título acadêmico.
  6. Há quanto tempo você está associado à organização?
  7. Quais são as três coisas que você gostaria de melhorar nesta organização?  Também recomendamos a leitura de: Questionário de qualidade de vida: dicas de como realiza-lo

Etapas para projetar uma pesquisa de habilidades gerenciais

  1. Você deve saber o que deseja obter em sua pesquisa: mesmo antes de finalizar o projeto da pesquisa, é importante identificar qual é o seu propósito e por que você gostaria de aplicá-la. A melhor maneira de projetar a pesquisa é dividir seus principais objetivos em vários pontos únicos.
  2. Faça perguntas absolutamente necessárias: a pesquisa de habilidades gerenciais deve ter perguntas absolutamente essenciais. Se você adicionar apenas perguntas sem sentido, os participantes simplesmente desistirão.
  3. Faça uma pergunta de cada vez: fazer muitas perguntas ao mesmo tempo pode causar confusão e a possibilidade de o respondente escolher uma opção incorreta. Portanto, é aconselhável fazer uma pergunta de cada vez e obter as respostas mais adequadas.
  4. Seja direto: evite usar muitos termos técnicos. É conveniente que a linguagem seja a mais simples possível para obter melhores respostas.
  5. Gastar tempo projetando sua pesquisa: é essencial que sua pesquisa seja curta, simples e fácil de responder. Depois de projetar sua pesquisa, você deve verificar se há erros. Enviar uma pesquisa com erros ou faltas ortográficas falará mal da reputação da organização.
  6. Analise as respostas: uma das coisas mais importantes que você deve fazer depois de enviar sua pesquisa é coletar as respostas. Analise e classifique cuidadosamente os dados. Isso ajudará você a tomar decisões informadas.
  7. Resumir: depois de ter todas as respostas, faça o download do relatório. Isso ajudará você a entender o plano de ação que vai implementar, de acordo com as qualidades de liderança que procura para sua organização. Todo esse processo, se seguido sistematicamente, dará os melhores resultados. Também recomendamos a leitura de: Perguntas filtro: para que serve e quando utilizá-las?

Dicas para redigir uma pesquisa de habilidades gerenciais

  1. Evite perguntas tendenciosas: sua pesquisa de liderança não deve ter perguntas que exijam que o respondente escolha uma opção de resposta. Deste modo, as respostas à sua pesquisa serão tendenciosas e o objetivo de coletar as informações não será atendido. Escolha cuidadosamente as perguntas da pesquisa de liderança para evitar resultados duvidosos.
  2. Evite as perguntas equivocadas: uma boa pesquisa tem um fluxo esperado. É importante adicionar as perguntas de maneira bem organizada, para eliminar qualquer fadiga no entrevistado.
  3. Mantenha opções de resposta consistentes: os entrevistados precisam de uma forma clara de fornecer feedback honesto e claro, caso contrário, a credibilidade de sua resposta está em risco. Portanto, as opções de resposta incluídas podem ser uma possível fonte do êxito.
  4. Faça perguntas opcionais: não se apresse em fazer todas as suas perguntas obrigatórias. Os entrevistados podem não estar felizes e nem se sentir à vontade para responder a todos elas.
  5. Faça uma pesquisa de teste: Depois de adicionar todas as perguntas, distribua sua pesquisa primeiro para um grupo de pessoas, para avaliar e entender se elas estão confortáveis com cada pergunta e detectar possíveis erros. Leia também: Estratégias de marketing e suas ferramentas

Se você quiser começar imediatamente e criar sua primeira pesquisa de habilidades gerenciais, entre em contato conosco! Gostaríamos de apoiar você.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.