Pesquisas omnibus: o que são e como funcionam?

As novas tecnologias tornaram a coleta de dados mais eficiente e menos cara, um exemplo claro das pesquisas omnibus. Um tipo de pesquisa quantitativa, na qual os dados são coletados em uma ampla variedade de tópicos durante um único projeto.

Aqui, compartilhamos um guia rápido sobre o que você precisa saber sobre esse tipo de pesquisa, para conhecê-la profundamente e começar a usá-la nos próximos projetos. Confira também: Faça uma pesquisa do NPS diretamente no Intercom com o QuestionPro CX

O que é uma pesquisa omnibus?

A pesquisa omnibus é um método de investigação no qual várias pessoas compartilham o custo de um projeto de pesquisa e cada uma delas recebe a parte de informação que é coletada para elas. Esse tipo de pesquisa tem como característica principal abordar vários problemas, uma vez que os resultados são, geralmente, para clientes diferentes.

A pesquisa omnibus, geralmente, usa uma amostragem estratificada, da qual as informações necessárias para os estudos são extraídas. Isto é feito através do uso de pesquisas estruturadas e pode ser enviado e respondido por telefone ou online. Também recomendamos a leitura de: Plataformas de pesquisa on-line e suas principais diferenças

As pesquisas omnibus são flexíveis, rápidas e lucrativas. Além disso, são uma ferramenta comprovada que fornece às empresas informações sobre problemas, produtos e tendências. Leia também: O que é pesquisa de negócios?

Para que se utilizam as Pesquisas Omnibus?

Esse tipo de pesquisa tem vários usos, desde acompanhar as opiniões dos participantes sobre questões específicas, tendências, uso da marca, testar campanhas publicitárias ou mediar a opinião pública sobre vários tópicos. Recomendamos também: 5 maneiras de usar a ferramenta NPS para impulsionar seu negócio

Vantagens da pesquisa omnibus

  • Os dados demográficos coletados são compartilhados entre os proprietários da pesquisa. Se pode ver como diferentes grupos demográficos (sexo, idade, região do país etc.) respondem às suas perguntas com mais facilidade.
  • As pesquisas omnibus são mais lucrativas porque o custo é compartilhado. Como o maior custo de realizar uma pesquisa é configurá-la e depois encontrar uma amostra representativa dos participantes. Muitos preferem conduzir uma pesquisa maior e compartilhá-la.
  • Você pode obter informações valiosas de um grande número de assuntos de uma só vez.

Desvantagens das pesquisas omnibus

  • Nem sempre são a melhor opção, pois muitas empresas exigem que a pesquisa seja completamente personalizada. Saiba mais em: Conheça a tecnologia de medição MaxDiff e aplique em sua pesquisa
  • Se você quiser pesquisar um grupo muito específico, como “mães com filhos menores de 3 anos”, o ideal é que você se concentre em conduzir uma pesquisa personalizada.

Como realizar uma pesquisa omnibus?

  1. Verifique as perguntas que você vai fazer. Gerencie o número de perguntas, geralmente não mais que cinco ou seis. Lembre-se de que, nesses tipos de pesquisas, haverá perguntas de outros clientes diferentes. Se você tiver mais de cinco ou seis perguntas, é melhor fazer uma pesquisa separada, personalizada para o seu gosto.
  2. Leve em conta que as respostas que serão obtidas serão do mesmo grupo de pessoas. Por isso que, você deve definir bem o público que responderá.
  3. O ideal é fazer o levantamento por seções. Sempre buscando um design de pesquisa que seja amigável e de fácil de responder.
  4. Depois que você tiver um grupo de perguntas e um público-alvo amplo. Os resultados serão compartilhados com as partes envolvidas. Veja também: Pesquisa de viabilidade de mercado

Se você estiver interessado em realizar uma pesquisa coletiva, o ideal é um software para pesquisas que permita gerenciar múltiplos usuários. Dessa forma, é possível coordenar com os parceiros as perguntas que serão feitas ao público, sua distribuição e os relatórios gerados com os dados coletados. .

Na QuestionPro, temos uma licença com amplas perguntas e funções que podem ajudá-lo a realizar um estudo abrangente de maneira simples e eficaz.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram