Pesquisas para investigaçāo de mercado

Não seria perfeito saber exatamente o que a maioria dos seus clientes está pensando? E se você conseguir de forma gratuita? Você saberia quais recursos adicionar ao seu próximo produto ou serviço e quanto cobrar? Embora não haja maneira de conhecer os pensamentos de cada cliente ou cliente em potencial, você pode usar pesquisas de investigação gratuita para ajudá-lo a descobrir o que a maioria está pensando. Este guia orientará você na definição de pesquisa de mercado, na configuração da pesquisa, como realizar Pesquisas para investigaçāo de mercado e analisar seus dados.

Uma visão geral da Investigação de mercado

Antes de poder realizar uma pesquisa ou coletar respostas do seu público-alvo, você deve entender o objetivo da sua pesquisa. Em geral, a pesquisa é o processo de estudar um problema em particular usando métodos científicos.


O que é Investigação de mercado?

A definição de investigação de mercado vai além da pesquisa geral para estudar especificamente problemas ou preocupações em torno do mercado de uma marca. Isso inclui analisar a reputação dos concorrentes, visualizar novos produtos com os clientes e aprender mais sobre seus hábitos de consumo.

A exploração do mercado inclui dois tipos de dados:

Informações primárias: dados coletados diretamente por meio de uma pesquisa de mercado.

Informações secundárias: são dados coletados por terceiros, incluindo grupos comerciais e relatórios de organizações governamentais.

Suas informações primárias serão exploratórias ou específicas, dependendo dos objetivos do seu estudo. A pesquisa exploratória faz perguntas abertas a um pequeno grupo de entrevistados para ter uma ideia geral dos possíveis problemas que você precisa resolver. A pesquisa secundária procura encontrar soluções para problemas individuais que já foram identificados, geralmente a partir de pesquisas primárias de mercado.


Por que realizar pesquisas para investigaçāo de mercado?

Entender as necessidades de seus clientes é a melhor maneira de aumentar suas vendas. Se você pode criar um serviço ou produto que eles precisam, a um preço que eles desejam gastar, você diferencia sua marca dos concorrentes.

As pesquisas para investigaçāo de mercado permite que você alcance os clientes e descubra suas necessidades diretamente da fonte. Use a pesquisa para ajudar sua empresa:

  • Entenda as lacunas do mercado para ajudá-lo a desenvolver novos produtos para atender a uma necessidade não atendida.
  • Tenha uma ideia melhor de quais recursos e atualizações os clientes desejam em sua oferta atual de produtos.
  • Estime as necessidades de estoque de uma demografia específica em seu mercado. Com métodos precisos de previsão de demanda em vigor, você não superproduz nem subproduz um produto.
  • Aprenda como seus clientes se sentem sobre seus concorrentes – e como você pode usar essas opiniões para ajustar sua estratégia e permanecer à frente da concorrência.

Tipos de pesquisas para investigaçāo de mercado

Sua empresa pode coletar informações primárias de várias maneiras, usando pesquisas e questionários. Pode ser necessário usar vários métodos de pesquisa para obter todas as informações necessárias e alcançar informações práticas sobre o mercado da sua marca.

Esses métodos podem incluir grupos focais para entrevistar pequenos grupos de clientes, entrevistas individuais com clientes ou pesquisas on-line para questionar um público mais amplo.

Não importa qual método específico você use na sua investigação, existem dois tipos de perguntas de pesquisa:

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa visa ter uma ideia das opiniões gerais do seu público e procura entender como alguém se sente e por que se sente assim. A maioria das pesquisas qualitativas envolve perguntas abertas e amostras menores, para obter um entendimento básico da opinião do cliente.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa concentra-se na coleta de dados estruturados. É uma pesquisa mais científica do que qualitativa e usa fatos numéricos ou estatísticos para concluir. Os dados da pesquisa quantitativa podem ser facilmente analisados e desenvolvidos em ações para melhorar seus negócios.

Um bom estudo de pesquisa utiliza pesquisas qualitativas e quantitativas para determinar a sensação geral dos clientes e obter estatísticas sobre como esses sentimentos moldam suas compras.


Como qualificar uma pesquisa?

Para tirar o máximo proveito das suas pesquisas para investigação de mercado é necessário planejar com antecedência. Ao reservar um tempo para configurar sua pesquisa corretamente, você obtém taxas de resposta mais altas e informações precisas que permitem elevar seus negócios ao próximo nível. 


Planejamento de pesquisas para investigaçāo de mercado

Antes de enviar sua primeira pesquisa gratuita ou reunir seu primeiro grupo de foco, você deve preparar os aspectos mais importantes de sua pesquisa. Conhecido como um plano de pesquisa de mercado em termos simples, este é o seu guia geral para definir o objetivo e as etapas de sua pesquisa.

Um bom plano de pesquisa de mercado ajuda você e outras partes interessadas em seus negócios a manter o foco nas metas e objetivos de seus esforços atuais de pesquisa. Para criar seu plano de pesquisa, siga estas etapas:

  1. Estabeleça metas para a pesquisa. Nesta fase de planejamento, as metas podem ser flexíveis. Por exemplo, “aumentar as vendas do produto” em vez de “vender mais 500 unidades”.
  2. Crie objetivos para sua pesquisa. Semelhante aos seus objetivos, suas metas podem ser flexíveis ao planejar a pesquisa. Para o exemplo acima, você pode usar “descobrir quem é nosso cliente ideal” ou “definir os grupos demográficos de maiores e menores clientes”.
  3. Determine todas os meios pelos quais você pode distribuir sua pesquisa, como pesquisas por email ou compartilhamento nas mídias sociais.
  4. Comece a pensar em possíveis perguntas. Na fase de planejamento, faça o brainstorming do maior número possível de perguntas que possam ajudar a alcançar sua meta e objetivos. Você se limitará a perguntas específicas ao criar sua pesquisa.
  5. Categorize as perguntas por canal de distribuição. Por exemplo, você pode ter perguntas que fazem mais sentido para um público nas mídias sociais do que em uma pesquisa por SMS.

Leia também: A pesquisa de mercado ajuda a determinar a viabilidade de um negócio?


Quais pontos considerar antes de iniciar sua pesquisa?

Há mais algumas coisas a considerar depois de criar seu plano de pesquisa de mercado e antes de começar a entrevistar seus clientes. Para obter dados confiáveis e acionáveis de seus entrevistados, lembre-se de:

  • Defina o que você espera ganhar com o estudo individual.
  • Conheça o seu público-alvo para se conectar com os clientes certos.
  • Saiba quem não faz parte do seu público-alvo para evitar segmentá-lo.
  • Dê uma olhada na concorrência para ver o que eles fazem de certo e errado e compare-os com seu negócio.
  • Obtenha feedback preciso e honesto dos clientes, fazendo perguntas que os incentivem a informar se eles têm um problema para que você possa resolvê-lo.
  • Busque ferramentas que lhe proporcionem agilidade, economia de tempo e precisão de coleta como nossa plataforma de pesquisas online.

Como fazer investigação de mercado usando pesquisas online?

Você finalmente obteve o conhecimento necessário para entender a pesquisa de mercado e como criar um bom questionário. É hora de colocar suas novas habilidades em prática e criar sua primeira pesquisa.

Essas etapas ajudarão você a aprender como fazer pesquisas de investigação de mercado gratuitas.

Defina seus objetivos e público específico

Antes de inserir uma única pergunta, você precisa saber o que espera descobrir nesta pesquisa gratuita. Defina sua meta de pesquisa de marketing, definindo um problema enfrentado por você ou seus clientes. A maneira mais fácil de determinar seu objetivo de pesquisa é perguntar: “Por que estamos fazendo essa pesquisa?” “Quem é o nosso mercado alvo?”, etc.

Esta pergunta também ajuda a definir o público para sua pesquisa. Se você deseja aprender sobre os hábitos de ir ao cinema de jovens e adultos, não deve pesquisar com idosos. Ou seja, a amostragem de público é algo fundamental no início de todo o processo.

Determinar o tamanho da amostra

O tamanho da amostra da sua pesquisa permite que você tenha uma ideia mais ou menos precisa das opiniões do seu público. O tamanho maior da amostra geralmente é melhor para uma exatidão, desde que você esteja pesquisando as pessoas certas. Fazer 10.000 perguntas a médicos sobre ser advogado provavelmente não ajudará muito.

Por outro lado, você ainda pode obter resultados precisas com uma amostra menor restringindo seu público-alvo para refletir com precisão a população. Por exemplo, você pode querer saber mais sobre as bebidas energéticas que seus clientes consomem regularmente, mas só podem pesquisar 100 pessoas. Certifique-se de que cada pessoa da sua lista se encaixe no grupo demográfico desejado para ajudar a obter os resultados mais precisos.

Crie sua pesquisa gratuita

Use as habilidades que aprendeu ao criar uma pesquisa eficaz para criar a sua. Você pode usar a QuestionPro para realizar pesquisas de mercado gratuitas. Se estiver com dificuldades para criar seu questionário do zero, considere usar um modelo de pesquisa de mercado para começar.

Distribua sua pesquisa

Volte ao seu plano de pesquisa de mercado e decida quais canais fazem mais sentido para sua pesquisa. Por exemplo, suponha que você esteja pesquisando pessoas sobre o uso de telefones celulares. Uma pesquisa por SMS ou offline usando um aplicativo móvel pode ser o melhor canal.

Você pode usar vários canais de distribuição para alcançar mais do seu público. É comum que as pessoas respondam melhor a diferentes opções para fazer uma pesquisa. Mesmo dentro de um público-alvo, você pode ter alguém que prefere uma pesquisa por email ou alguém que goste de pesquisas nas mídias sociais. Conheça 5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

Aumento das taxas de resposta

Considere oferecer incentivos para aumentar sua participação na pesquisa. Você pode oferecer uma entrada em um sorteio de prêmios ou um cupom de desconto para quem concluir a pesquisa.

Se você está com um orçamento apertado, os incentivos da pesquisa podem até incluir os resultados da pesquisa concluída. Você pode se surpreender ao ver quantas pessoas estão genuinamente curiosas sobre como suas preferências se comparam às de seus colegas.

Além dos incentivos, muitas pessoas estão mais dispostas a responder a uma pesquisa se se sentirem especiais. Certifique-se de informar seus respondentes como você usará os dados para ajudá-los. Se você está pesquisando para melhorar sua oferta de software, diga aos entrevistados que deseja projetar os novos produtos para atender às necessidades deles. Dicas para comunidades on-line: as pessoas respondem a incentivos

Outra maneira muito eficiente e rápida é trabalhar com o painel de respondetes QuestionPro.

Analise de dados

Quando você usa uma plataforma de software de pesquisa, seus resultados de pesquisa de mercado são enviados diretamente para o seu painel. Embora seja tentador começar assim que o primeiro resultado da pesquisa gratuita chegar; é melhor esperar para analisar os dados até que todas as respostas sejam recebidas.

Depois de finalizar a pesquisa, você pode tirar proveito dos relatórios analíticos dos seus dados. Use suas ferramentas de análise de dados para entender melhor suas respostas. Muitas plataformas de pesquisa on-line oferecem as ferramentas necessárias para reunir um relatório completo; para que você possa tomar decisões com base em seus dados.

Use as ferramentas de pesquisa de mercado disponíveis para criar relatórios com elementos visuais, como gráficos e tabelas. Eles facilitam a leitura dos dados. Você deve poder exportar seu relatório para compartilhá-lo com tomadores de decisão e partes interessadas na empresa.

Tome medidas para melhorar seus negócios

O objetivo da pesquisa de mercado é entender as necessidades de seus clientes para que você possa fazer alterações para atender a essas necessidades. A etapa final para realizar uma pesquisa de mercado livre é usar seus dados e análises para criar um plano de ação para melhorar seus negócios, produtos e atender às demandas dos clientes.

Use as pesquisas online para investigação de mercado

Pesquisas on-line oferecem uma das opções mais poderosas e flexíveis para realizar sua pesquisa de mercado. Elas estão prontamente disponíveis e são econômicas. Além disso, o software de pesquisa on-line permite que você alcance seu público praticamente em qualquer lugar via texto, email, sites ou mídias sociais.


Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a QuestionPro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.