Programar questionários. Como programar um questionário perfeito?

As pesquisas on-line estão se tornando cada vez mais populares, pois são uma maneira fácil, acessível e eficaz de coletar informações sobre como seu público pensa. Programar questionários corretamente permitirá que sua pesquisa tenha a estrutura correta e seja compreensível, portanto, os entrevistados fornecerão informações valiosas.

As pesquisas são as ferramentas perfeitas para medir a opinião de clientes, funcionários ou mesmo do público em geral, sobre um tópico ou marca específica.

O formato da pesquisa e seu design desempenham um papel fundamental para garantir maior participação e uma melhor taxa de resposta.

Um estudo de pesquisa com um design atraente de questionário é muito necessário para determinar a legibilidade, o envolvimento e a interação. Além disso, um formato de pesquisa adequado torna seu questionário de pesquisa fácil de ler, entender e fornecer respostas precisas.

Se você deseja criar um estudo de pesquisa atraente, deve trabalhar em seu design e formato, para que ele possa atender às necessidades dos entrevistados e pesquisadores de mercado.

Depois de definir o problema de pesquisa, você deve fazer a pergunta que está tentando responder. É muito importante considerar o escopo, pois as perguntas muito limitadas não fornecem informações suficientes e as perguntas muito amplas podem influenciar os entrevistados a deixar a pesquisa.

Você tem que definir ou pesquisar um problema, você deve fazer uma pergunta que está tentando responder. É muito importante considerar ou escolher, portanto, as perguntas são muito limitadas e não precisamos de informações suficientes e as perguntas são muito importantes para influenciar os entrevistados a solicitar pesquisa.

Primeiro, determine o tamanho da população que você está tentando pesquisar e escolha sua margem de erro. Essa porcentagem afeta a precisão dos resultados da pesquisa. Idealmente, escolha uma margem de erro entre 1% e 10%.

Depois de selecionar a margem de erro, é hora de escolher o nível de confiança. Esta figura determina a confiabilidade da amostra. Um baixo nível de confiança significa que é improvável que uma amostra separada revele o mesmo resultado. Você pode escolher um nível de confiança de 90%, 95% ou 99%.


Programar questionários adequadamente 

Deve ser estruturada de maneira a responder às necessidades dos entrevistados e do pesquisador.

Programar questionários eficientes têm um impacto direto no número de pessoas que as responderão e concluirão sua pesquisa.

Portanto, apresentamos algumas das práticas recomendadas para ter o melhor formato de pesquisa.

  1. Adicione uma introdução à sua pesquisa on-line e especifique o motivo da investigação, bem como as instruções necessárias para o respondente.
  2. Considere que, quanto mais perguntas você fizer, menor será a taxa de resposta.
  3. Mantenha sua pesquisa entre 10 e 12 perguntas. É importante que não demore mais de 8 minutos para concluir a pesquisa.
  4. Use principalmente perguntas fechadas que sejam fáceis de responder e fáceis de analisar, limitando as questões em aberto. Leve esse fator em consideração, especialmente se estiver pensando que os participantes da sua pesquisa responderão mais por meio de dispositivos móveis.
  5. Utilize as lógicas da pesquisa para dar mais ordem à sua pesquisa e evitar que os respondentes respondam a perguntas desnecessárias.

Aprenda a programar questionários com lógicas

Programar questionários será mais fácil de entender se o dividirmos em dois estágios:

  1. Construindo o questionário
  2. Exibindo o questionário. 

 

Veja também: Recursos para criar pesquisas


Etapa 1: Construção do questionário

O formato da pesquisa é baseado na aparência. Verifique se a ferramenta online escolhida oferece opções de formatação exclusivas, da seleção da fonte ao alinhamento do conteúdo.

Editor de conteúdo rico: um editor de conteúdo rico é uma ferramenta que permite projetar seu questionário de forma abrangente. Um formato de pesquisa bem projetado só é possível quando você tem acesso a opções específicas. Isso lhe dá a liberdade de selecionar a fonte e seu tamanho de acordo com suas necessidades. Oferece flexibilidade para alinhar a pergunta à esquerda, central, direita ou manter o alinhamento de ambos os lados para ajustar a aparência. Além disso, permite adicionar imagens, códigos-fonte, hiperlinks, subscritos, sobrescritos e tabelas.

Construção da marca: as pessoas gostam de interagir com suas marcas favoritas. Portanto, a marca do seu estudo de pesquisa é necessária, especialmente se você deseja trazê-lo para centenas de pessoas. Nos elementos da marca, você pode:

  • Adicionar o logotipo da empresa.
  • Edite o cabeçalho e o rodapé para tornar seu estudo mais atraente.
  • Ajuste do logotipo, texto e cores, adaptando-se às diretrizes de marca da sua empresa.
  • A seleção de temas, cores e planos de fundo é outra opção que ajuda a personalizar o formato da pesquisa.
  • Fora isso, você pode usar a opção CSS personalizada para criar um questionário de pesquisa mais elegante.

Etapa 2: Visualizando o questionário

Torne o formato da pesquisa fácil de entender e fácil de responder: A maneira como as perguntas são exibidas têm um impacto significativo no engajamento e na taxa geral de conclusão. Aqui estão as três opções que mostrarão suas perguntas com elegância renomada.

Uma pergunta de cada vez: você tem a opção de exibir o questionário em um padrão tradicional. Quando você escolhe uma pergunta por vez, pode adicionar o botão “Avançar” após cada item. Portanto, os respondentes devem clicar no botão Avançar para passar para outra pergunta.

Pesquisa em tela única: em uma pesquisa em tela única, as perguntas são exibidas sem quebras de página. Assim, toda a pesquisa é visível e acessível em uma única tela, permitindo responder ao questionário de uma só vez. No entanto, após responder a todas as perguntas, os respondentes devem clicar no botão “Concluir” para declarar que terminaram de responder ao questionário de pesquisa.

Avanço automático: o avanço automático é um recurso relativamente novo introduzido pelo QuestionPro. Nesta opção de exibição, os entrevistados veem uma única pergunta na tela. Depois de responderem à pergunta, a próxima pergunta é exibida automaticamente, proibindo o respondente de pressionar qualquer botão. No entanto, o avanço automático deve ser ativado antes de enviar a pesquisa. O formato de pesquisa de avanço automático é mais atraente, mais acessível e mais interativo. Isso ajuda a proporcionar uma experiência extraordinária para os entrevistados, pois tudo o que eles precisam fazer é registrar suas respostas.

URL na pesquisa de saída: A QuestionPro oferece a flexibilidade de incluir o URL da pesquisa de saída. Isso levará o entrevistado a um site específico. Os pesquisadores a utilizam como uma oportunidade de marketing para melhorar o engajamento e comercializar produtos ou serviços para os entrevistados.


Boas práticas para programar questionários

Como escolher o formato do questionário é essencial. Lembre-se de que você precisa se concentrar em muitos elementos ao criar um estilo.

Aqui estão algumas dicas para criar um questionário:

  • Tenha objetivos claros: O que você deseja alcançar com a pesquisa? Depois de conhecer o objetivo, será mais fácil determinar o escopo e a natureza do formato do questionário.
  • Estabeleça sua metodologia de pesquisa: Como você planeja usar os dados coletados? O tipo de análise que você deseja fazer ajudará a selecionar os tipos de perguntas precisos. Dados quantitativos ou dados qualitativos?
  • Atribua um título à sua pesquisa: escolha um título que reflita o objetivo e o conteúdo da pesquisa. Verifique se é curto, conciso e fácil de entender.
  • Adicione uma introdução à pesquisa: verifique se a introdução fornece um resumo do objetivo deste estudo.
  • Lembre aos participantes que suas respostas são anônimas: Adicione algumas informações sobre a confidencialidade dos entrevistados. Faça uma declaração que motive positivamente os entrevistados.
  • Definir um tempo de duração: é uma boa prática fornecer uma estimativa do tempo necessário para concluir o questionário.

No final do formato da sua pesquisa, você pode criar uma página de encerramento ou de agradecimento com um incentivo ou call to action, também pode oferecer uma oferta especial ou oferecer um incentivo, como um desconto, como forma de agradecimento pela realização da pesquisa. Isso mantém seu público envolvido com sua marca depois de responder à última pergunta.

Certifique-se de analisar as informações coletadas e avaliar a análise de dados para criar um plano de ação. Nossa plataforma permite que você visualize seus resultados em tempo real, realize filtros de dados e faça uma análise aprofundada das informações.

Ser certificado para analisar as informações e recomendações coletadas para criar um plano do ano. Nossa plataforma permite visualizar seus resultados em tempo real, executar filtros de dados e analisar informações detalhadas.

Com a QuestionPro, você pode criar seu próprio formato de pesquisa a partir do zero ou ser guiado pelos diferentes modelos de pesquisa que também podem ser personalizados e adaptados às suas necessidades de pesquisa.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.