10 etapas para criar uma pesquisa online

Você sabe como criar uma pesquisa? Esse artigo permitirá que seu questionário tenha a estrutura adequada para que os respondentes forneçam informações valiosas para sua tomada de decisão.

A primeira coisa a ser feita é identificar seu problema de pesquisa, o que você quer e onde quer chegar, enfim: qual é o seu objetivo?


 

Considerações ao criar uma pesquisa

Existem fatores muito importantes para se considerar ao criar uma pesquisa:

  • A estrutura da pesquisa: Tanto o visual quanto a complexidade da pesquisa devem ser considerados de acordo com o seu público alvo e o seu objetivo ao criar uma pesquisa. Assim como o uso das lógicas de perguntas, organização de perguntas por blocos, configurações de exibição e outras ferramentas aplicáveis.
  • Público alvo: Além de definirem a estrutura da pesquisa, o tipo de respondentes para quem você deseja aplicar a pesquisa também irá influenciar na maneira que ela será distribuída. Existe o público alvo certo pra pesquisas por e-mail, por SMS, etc. Identifique o público alvo antes de aplicar a pesquisa aleatoriamente. Isso é importante para que você consiga coletar dados coerentes com o seu objetivo.
  • Tipos de perguntas: Existem muitos tipos de perguntas e cada um tem sua função. Além disso, a maneira que são exibidos os resultados para a análise também variam de acordo com o tipo de pergunta.
  • Problema de pesquisa definido: Ao saber exatamente o que você busca, você poderá definir todos os outros aspectos citados acima e você não perderá tempo nem durante a criação e aplicação, nem durante a análise dos dados coletados. Definindo o seu problema de pesquisa, você usará os dados coletados com a pesquisa como ferramenta para a resolução desses problemas, incentivando a tomada de decisão.
  • Amostra: A qualidade do público alvo é importante, mas a quantidade também é. Nem sempre um número muito grande de respondentes é a melhor saída para conseguir melhores insights. Certas pesquisas precisam ser mais aprofundadas, portanto menos participantes custará menos tempo e esforços. Em outros casos, o número de respostas é mais importante que os detalhes das mesmas. Saiba como medir o tamanho da sua amostra de respondentes.

 

Etapas para criar uma pesquisa

Uma pesquisa deve ser estruturada de tal forma que responda às necessidades dos entrevistados e do pesquisador.

As perguntas feitas têm um impacto direto no número de pessoas que a responderão e na qualidade das respostas.

Etapa 1) Formatação

Utilize as quebras de páginas, linhas separadoras, títulos de seções, blocos de perguntas e instruções de ajuda para um melhor entendimento da natureza da pergunta e do motivo das mesmas.

Tente também agrupar as questões semelhantes para manter uma lógica e organização dos assuntos de sua pesquisa. Considere que quanto mais perguntas você fizer, menor será a taxa de resposta.

Etapa 2) Seja sucinto

Pesquisas muito longas e demoradas cansam os entrevistados e normalmente não gostam e perdem o interesse em responder o questionário completo. Tente reduzir ao máximo o número de perguntas e utilize as lógicas para realizar uma pesquisas mais dinâmica, focada e rápida. Tente manter sua pesquisa com 10 a 12 perguntas. É importante que não se demore mais de 8 minutos para conclui-la.

Etapa 3) Perguntas importantes primeiro

Comece seu questionário com as perguntas mais importantes e deixe as perguntas mais pessoais para o final do mesmo. Dessa maneira, mesmo que seu entrevistado não complete a pesquisa, você irá coletar a resposta que mais importa no contexto total e evita o abandono premeditado da pesquisa se realizar as perguntas mais pessoais no final do questionário. Afinal, nem todos as pessoas se sentem seguras em responder dados pessoais online.

Etapa 4) Repita as perguntas mais importantes

Sutilmente, você pode repetir as perguntas que revelam as respostas mais importantes para seu problema de pesquisa ao criar a mesma pergunta de maneiras diferentes, ou seja, ao longo do questionário pergunte mais do que uma vez o que deseja realmente saber, justamente para medir as mudanças de atitudes dos respondentes e construir uma referência em sua analise final.

Etapa 5) Palavras ao invés de números

Ao criar suas opções de respostas, crie opções como “Muito satisfeito”, “Concordo”, “Não importante”, etc. Essa prática é considerada melhor para medir o grau de relevância dada para cada resposta do que números com 1 a 5. Conheça mais sobre este tipo de métrica em Escala Likert.

Etapa 6) Foco

Seu questionário precisa sempre manter o foco e objetivo em como responder ao seu problema de pesquisa. Fazendo isso, seu questionário apresentará as perguntas perfeitas para manter o foco também de seu entrevistado, trabalhando apenas com perguntas relevantes ao seu propósito.

Etapa 7) Cuide dos detalhes

Perguntas de pesquisas que abordam ideias claras e objetivas de maneira organizada permitem que seus respondentes compreendam o porque destas perguntas. Por isso, ao criar uma pesquisa online, cheque duas ou mais vezes respondendo a mesma como se fosse seu cliente e teste a mesma pesquisa com pessoas ao seu redor para coletar feedbacks que poderão melhora-la antes do início oficial de coleta de respostas.

Etapa 8) Explique mais do que uma vez

Detalhe tudo o que possa ser interpretado. As vezes a pergunta pode estar clara para você mas não para seu entrevistado. Aqui entra parte dos detalhes também. Tente explicar de maneira direta e curta a mensagem de sua pergunta para evitar duplas interpretações e obter respostas nāo úteis.

Etapa 9) Use perguntas matriz com cuidado

Este tipo de pergunta dispersa a atenção do respondente em preencher com atenção cada questionário dentro da grade e prejudicará sua coleta de dados. As perguntas matrizes são excelentes perguntas mas devem ser usadas para específicos projetos e da maneira correta.

Etapa 10) Perguntas fechadas

Evite perguntas com opções de respostas do tipo “sim” ou “não”.  São tipos de perguntas que não geram nenhuma informação qualitativa para a solução de problema.

 

pesquisa online

 

Dicas para criar uma pesquisa

  • No final do de sua pesquisa você pode criar uma página de agradecimento ou premiar quem respondeu o questionário com algum incentivo. Também pode-se oferecer uma oferta especial ou algum desconto, como forma de agradecê-lo por responderem a pesquisa. Isso mantém seu público envolvido com sua marca depois de responder a última pergunta.
  • Certifique-se de analisar as informações coletadas e avalie-as para criar um plano de ação. A QuestionPro permite visualizar seus resultados em tempo real, realizar filtros de dados e realizar uma análise completa das informações.
  • Ao utilizar um software para pesquisas competente como o da QuestionPro, a taxa de resposta dos participantes será maior. Isso permitirá que você tome decisões melhores, mais inteligentes e lucrativas para o seu negócio.

 


 

Também recomendamos:

Pesquisas sem respostas, o que fazer com elas? Saiba aqui!

Dicas para gestão de clientes: 5 passos que você precisa seguir

Pesquisa de Satisfação

Pesquisa Pós-venda

Pesquisa Net-Promoter-Score (NPS)

 


 

Agora que você sabe como criar uma pesquisa, é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração