Compromisso do cliente: dicas para alcança-lo

Diversos fatores estão envolvidos na busca do compromisso do cliente. Não é uma tarefa fácil, hoje em dia não basta apenas fornecer os canais certos para eles serem ouvidos. Agora devemos agir, interagir, criar um vínculo que estreite nossos relacionamentos no dia-a-dia.

Entre os pontos a serem considerados para alcançar o compromisso do cliente mais rapidamente, é dar solução aos seus problemas o mais rápido possível e não fazê-los esperar. Responder a suas perguntas, responder um e-mail ou ligar é um sinal do seu interesse em suas necessidades. Se a reclamação tiver uma solução imediata, ela deve ser resolvida e o cliente deve ser informado. Se você precisar de mais tempo, também é importante comunicar ao cliente e informá-lo que está trabalhando para responder ao seu problema. Não é apenas ouvir o cliente, mas também responder às suas necessidades!

Hoje existem inúmeros canais para entrar em contato com os clientes e ouvi-los. Não há pretextos, podemos conhecer seus problemas e necessidades imediatamente. Por exemplo, por meio de uma pesquisa de satisfação on-line. Na qual podemos saber instantaneamente, se o cliente teve um incidente no momento da compra, problemas com a entrega do seu produto, etc.

Aproveite o fato de que as pessoas estão presentes em diferentes plataformas e usam seus dispositivos móveis para estarem conectados à internet o dia todo. Por exemplo, se você fizer uma pesquisa on-line, poderá oferecer a seus clientes uma pequena pesquisa, com as perguntas precisas que ajudarão você a ter os dados necessários para tomar decisões. Essa pode ser uma estratégia para proporcionar uma experiência melhor e garantir o compromisso do cliente.

Pesquisa de mercado para aumentar o compromisso do cliente


Uma pesquisa de mercado oferecerá dados que você talvez não saiba, tanto dados qualitativos quanto quantitativos. O importante é que esta informação revela comportamento dos clientes, o que os move e as suas tomadas de decisões. Com essa informação, você pode oferecer-lhes o que realmente querem e conseguirá a lealdade e compromisso do cliente. Veja também: O que é compromisso organizacional e como melhorá-lo?

Outra maneira de criar relacionamentos com o cliente é por meio de um painel ou de uma comunidade on-line. Lá você pode encontrar pessoas com interesses semelhantes à sua marca, produto ou serviço. E, que estejam dispostos a participar das diversas atividades apresentadas pelo administrador. Assim, você pode ter os dados que necessita em tempo real e realizar uma análise das mudanças em um determinado período de tempo. Você terá insights na ponta dos seus dedos sempre que quiser. Sem dúvida, uma excelente opção para fortalecer os laços com o cliente e conhecê-lo mais detalhadamente.

Não esqueça que seus consumidores querem ser ouvidos. Faça com que eles se sintam valorizados, que saibam que suas ideias ajudam a melhorar o seu negócio. Se você fizer uma investigação com seus clientes, garanto que terá surpresas agradáveis. Pois, além de obter as informações que necessita para oferecer o que eles realmente querem, você pode descobrir novas ideias que irão surpreendê-lo e fará seu negócio crescer. Veja: 3 maneiras de aproveitar o feedback do consumidor para sua empresa

Confira

Você pode fazer pesquisas, por exemplo, através de redes sociais. Assim como também monitorar o conteúdo que publicam, as pesquisas que realizam, os perfis dos clientes, etc. Confira essas outras dicas sobre como conduzir pesquisas de mercado através de redes sociais. Lembre-se que com a QuestionPro você tem a opção de compartilhar suas pesquisas no Facebook, Twitter e LinkedIn. Aqui, o importante é realizar um dos vários meios que temos à nossa disposição para alcançar o compromisso com o cliente.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Veja também:

Comunicação multicanal: dê aos seus clientes opções para serem ouvidos

Melhore a satisfação do consumidor com essas dicas

Comunidade de clientes: crie uma na sua empresa

Erros na experiência do cliente, como resolvê-los?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.