Como criar problemas de pesquisa?

Criar problemas de pesquisa pode ser um processo complicado e incômodo, mesmo para um pesquisador experiente. É por isso que neste artigo explicamos como completar esta árdua tarefa no exercício da pesquisa.

Lembremos que colocar um problema é a base de qualquer estudo ou projeto de pesquisa de mercado, portanto, sem uma abordagem clara do objeto de estudo, o projeto pode se perder em um mar de idéias e ficar muito aquém de sua hipótese original.

Vários pesquisadores propuseram metodologias e fórmulas que podem facilitar e delimitar o problema da pesquisa. Tenha em mente que estes podem variar entre os autores, mas há cinco etapas básicas que você deve considerar ao começar. No final, você vai descobrir e entender que a abordagem do problema delimita, conduz e faz sentido no desenvolvimento de uma investigação.


Como definir problemas de pesquisa

O processo para criar problemas de pesquisa é o seguinte:

1. Identifique o problema que você deseja investigar

Para identificar o problema a ser investigado, deve haver um tópico que chame ou desperte o interesse do pesquisador, estes surgem das incógnitas ou perguntas que você quer saber. Recomendamos que você explore os tópicos com os quais você está mais familiarizado ou que você gosta, porque não é tão complicado quanto parece.

Conheça as características de um problema de pesquisa.

 

2. Delimite o objeto no espaço geográfico

A delimitação espacial-geográfica é necessária, pois ajudará você a concentrar sua pesquisa em um determinado espaço ou localização geográfica. Não é a mesma coisa falar de elefantes na África para elefantes na Índia. As condições e características mudam de espaço para espaço, e também delimitam sua pesquisa.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a segmentação geográfica.

3. Delimite espaço e tempo

A delimitação do tempo tem um papel importante porque estabelece o espaço temporal no qual se vai investigar. Sua função é muito semelhante à do passo anterior.

4. Defina e investigue o problema

Antes de chegar à etapa final, é necessário fazer uma pequena revisão dos antecedentes do tema, das teorias ou correntes. Isto para entender um pouco mais sobre o tema e absorver a última etapa.

5. Formulação dos problemas de pesquisa

Neste ponto, podemos deduzir que você já tem tudo resolvido! Você pode elaborar os problemas da pesquisa na forma de uma pergunta, por exemplo, quais são os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes do primeiro semestre de Medicina na Universidade Autônoma do México no período de 2010 a 2015?

Veja nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre problema de pesquisa.

 

Os problemas de pesquisa são a base de todo processo científico, algo que precisa ser explicado. Para estabelecê-lo e projetar um processo de pesquisa de mercado, é necessário ser claro, concreto e delimitar o espaço onde ele é desenvolvido. Sucesso no projeto que você empreende!

 


Agora que você sabe como criar problemas de pesquisas, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração