Características de um problema de pesquisa

Hoje vamos aprender as características de um problema de pesquisa. Um problema de pesquisa é definido como uma área de preocupação que requer uma compreensão significativa de um tópico, condição, contradição ou dificuldade específica.

Então, o que é um problema de pesquisa? Um problema de pesquisa significa encontrar respostas a perguntas ou reforçar as descobertas existentes para obter conhecimentos e resolver problemas.


Qual é o propósito de definir um problema de pesquisa?

Ao estabelecer um problema de pesquisa, procuramos realizar o seguinte:

  1. Introduzir a importância do tema na proposta de pesquisa.
  2. Posicionar o problema em um contexto apropriado.
  3. Fornecer uma estrutura para analisar e relatar os resultados.

A definição do problema de pesquisa faz parte das etapas da pesquisa de mercado.


7 características de um problema de pesquisa

Certifique-se de atender a essas características essenciais para ter um problema de pesquisa eficaz. Devido à variedade de pesquisas que realizamos, não é possível incluir todas essas características em um projeto. Entretanto, não deixe de considerar e cobrir a maioria deles para permitir que as pessoas olhem, examinem e compreendam o problema da pesquisa de mercado.

1. Cobrir as necessidades ou questões essenciais

O pesquisador deve ter uma declaração específica do problema na pesquisa. A menos que não aborde as questões cruciais, a pesquisa não terá muito peso.

O projeto de pesquisa pode resultar em uma perda de tempo e dinheiro se estas questões não forem de grande importância. Certifique-se de que as necessidades e preocupações mais críticas não sejam perdidas para que suas estratégias de marketing sejam as corretas.

2. Declarar o problema de forma lógica e clara

Outra característica de um problema de pesquisa é que se você não puder declará-lo de forma lógica ou clara na proposta de pesquisa, é provável que o problema seja fraco ou não seja um problema de todo.

Para provar isso, resumir o problema específico em um parágrafo e certificar-se de que ele faz sentido e cobre todos os pontos cruciais. Compartilhe o problema com outros e se ele não for compreendido por poucos, considere uma abordagem mais lógica para especificar o problema.

3. A pesquisa é baseada em fatos e evidências reais (não hipotéticas)

Há uma diferença entre crença e fato. Mantenha a ficção fora disso. A pesquisa deve ser baseada em fatos reais e não em crenças. Os eventos hipotéticos não servirão de nada à pesquisa.

Outra característica de um problema de pesquisa é que você não pode considerar as descobertas como verdadeiras ou precisas se não as basear em fatos e provas. Você deve sugerir uma hipótese significativa e testável.

4. O problema da pesquisa gera e incentiva perguntas de pesquisa

A pesquisa deve criar múltiplas questões. Estas questões devem ser mais específicas para a pesquisa que destaca os diferentes componentes ou aspectos do problema.

Estas perguntas devem ajudar a melhor abordar o problema, fornecendo uma estrutura sólida para a pesquisa. A formulação dessas questões é o desafio que deve ser enfrentado adequadamente.

5. Deve estar dentro do orçamento e do prazo

Assegura que a pesquisa possa ser conduzida dentro do orçamento e do prazo. Ela considera os fatores logísticos para garantir o sucesso da pesquisa. Perder a pesquisa por falta de dinheiro e mão-de-obra para completá-la em um determinado período de tempo será uma grande perda. Perseguir somente os problemas que são viáveis.

6. Dados suficientes podem ser obtidos

A investigação baseia-se em fatos e conclusões e deve haver múltiplos casos para provar a investigação. Uma investigação baseada em dados limitados não servirá para provar uma teoria ou satisfazê-la.

Portanto, outra característica de um problema de pesquisa é que os dados devem estar disponíveis ou não há sentido em continuar a pesquisa.

7. O problema tem uma resposta insatisfatória ou é um problema novo

Certifique-se de que haja pouca ou nenhuma pesquisa sobre o tema. Se o problema já tem uma resposta existente, e esta resposta é testada e testada, provavelmente é melhor avançar e não perder tempo encontrando algo que já é conhecido.


Declaração de problema de pesquisa

O que é a Declaração do Problema de Investigação? É simplesmente a questão que precisa ser abordada. É descrita como a falta de conhecimento sobre um problema ou questão específica.

Um problema de pesquisa funcional ajuda a fechar a lacuna de conhecimento em um campo que pode levar a mais pesquisa. Uma declaração precisa do problema ajuda a identificar o motivo do projeto de pesquisa.

Aqui estão algumas características a serem consideradas:

  • Deve ser significativo na medida em que contribui positivamente para a pesquisa
  • Deve ajudar em investigações futuras
  • Com os dados coletados, você deve entender claramente o problema
  • Deve ser do interesse do pesquisador adaptar-se a seu tempo, conhecimento, habilidades e recursos
  • A abordagem para a solução de problemas deve ser ética
  • Os métodos usuais de pesquisa podem ser aplicados
  • Componentes de um problema de pesquisa

Um problema de investigação tem os seguintes componentes:

Consumidor de pesquisa: Um grupo de indivíduos ou vários grupos de indivíduos deve ter dificuldades ou enfrentar um problema. Os pesquisadores podem fazer parte deste grupo que enfrenta o problema. Todos os outros que enfrentam o problema, mas não estão incluídos na pesquisa, são os consumidores da pesquisa.

Pesquisar o objetivo do consumidor: O consumidor pesquisador deve enfrentar um problema ou necessidade de ter um problema resolvido. Se não houver problema, não pode haver base para a realização da pesquisa.

Meios alternativos de atingir o objetivo: ter sempre um “Plano B” ao abordar um problema de pesquisa de mercado. Isso significa que o pesquisador deve ter pelo menos dois meios ou cursos de ação para atingir o objetivo da pesquisa.

Se não houver escolha ou alternativa para atingir o objetivo da pesquisa, o pesquisador não pode ter um problema.

Dúvidas na seleção de alternativas: Ter um meio alternativo para cumprir o objetivo é apenas parte do problema. Ambos os meios devem ser tais que o pesquisador tenha dúvidas sobre qual é a melhor abordagem para ambos. Isto realmente torna a pesquisa mais confiável.

Deve haver mais de um meio: é imperativo que o problema exista em mais de um cenário. Pode ser que uma mudança nos fatores ambientais mitigue o problema. Um pesquisador pode duvidar dos meios mais eficientes no ambiente “A”, mas pode não duvidar tanto do ambiente “B”.


Passos para a formulação de um problema de pesquisa

Estes são os 5 passos básicos:

1 . Identificar a área de pesquisa: Comece sua pesquisa identificando uma ampla área baseada em seu interesse, especialidade, profissão, experiência e conhecimento. Esta área deve ter algum significado em relação ao seu interesse e ao seu campo de conhecimento.

Por exemplo, um pesquisador que estuda educação esportiva pode selecionar áreas como futebol, futebol, hóquei e beisebol. Estas são as áreas mais amplas que podem ser subdivididas em vários tópicos de pesquisa para descobrir estratégias de marketing.

2. Dividir a área em sub-áreas: Após escolher uma área ampla para estudar, aprofundar um tópico específico que seja administrável e pesquisável. Para isso, divida a área em sub-áreas e escolha um tópico específico.

Por exemplo, se sua área de pesquisa for futebol, você pode dividi-la nas seguintes subcategorias:

  • Perfil dos jogadores de futebol
  • Perfil dos clubes de futebol
  • O nível dos clubes de futebol
  • O impacto do clube sobre a cidade
  • Áreas de geração de renda
  • Patrocinadores de clubes de futebol

3. Escolher uma subárea: Não é possível estudar todas as subáreas devido a limitações de tempo e dinheiro. Portanto, escolha uma que lhe interesse e que seja manejável e viável. A área selecionada deve ter alguma importância para a pesquisa e deve ser significativa para o conhecimento da pesquisa.

4. Formular questões de pesquisa: Após escolher uma sub-área específica, pense nas áreas que você deve explorar e pesquisar. Comece a escrever as perguntas que você considera importantes para o estudo de pesquisa.

Aqui estão alguns tipos de perguntas para pesquisa de mercado.

 

Muitas perguntas podem surgir, mas reduzir e escolher as questões mais importantes e de alto impacto. A duração da pesquisa depende do número de perguntas feitas. Escolha as perguntas, dependendo da duração esperada de sua pesquisa.

5. Estabelecer os objetivos da pesquisa: Você deve traçar um plano sobre os objetivos da pesquisa que você precisa explorar. Os objetivos da pesquisa ajudam a identificar as questões de pesquisa.

Há uma diferença entre a questão da pesquisa e o objetivo da pesquisa. A diferença é a forma como são escritas. As perguntas de pesquisa geralmente têm um tom interrogativo. Por outro lado, os objetivos da pesquisa são orientados para metas. Eles incluem termos tais como examinar, investigar, explorar e descobrir.

Saiba mais sobre como criar problemas de pesquisa.

 


Exemplo de um problema de pesquisa de mercado

Organizações e empresas utilizam questões de pesquisa de mercado para medir os riscos associados ao lançamento de um novo produto ou serviço. Eles não querem gastar dinheiro na expansão de uma linha de produtos onde a pesquisa mostra que ela não terá sucesso.

Uma pesquisa de mercado bem projetada e bem executada ajuda a identificar os interesses, gostos e preferências dos clientes para ajudá-los a tomar decisões sobre o produto ou serviço.

Exemplo de uma declaração de problema de pesquisa

Esta é uma das características mais importantes de um problema de pesquisa, portanto você deve tomar tempo para refinar e avaliar as perguntas antes de iniciar as atividades de pesquisa.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre problemas de pesquisa.

 

Uma questão de pesquisa deve ser direta, focada e adequadamente complexa para capturar as informações mais relevantes. Você tem dificuldade para escrever problemas de pesquisa? Siga estes exemplos para escrever uma declaração de problema:

Errado: Quais são os efeitos das mídias sociais sobre as pessoas?

Certo: Que efeito o uso diário do Facebook tem sobre os adolescentes?

No exemplo acima, a primeira pergunta não é suficientemente específica para capturar informações precisas. Ninguém sabe de que redes sociais você está falando e a que “pessoas” você está se referindo.

Vejamos outro exemplo de uma questão de pesquisa de marketing.

Errado: Quem tem um sistema de saúde melhor, os Estados Unidos ou o Reino Unido?

Certo: Como as pessoas de baixa renda se sentem sobre o sistema de saúde, e como o Reino Unido se compara com os EUA?

A primeira pergunta é muito ampla e não chega a uma conclusão definitiva sobre os sistemas de saúde de ambos os países.

O terceiro exemplo de como escrever uma declaração de problema é

Errado: O que ajudará os partidos políticos a resolver os problemas de baixa participação dos eleitores?

Certo: Que estratégias de comunicação os partidos políticos podem utilizar para aumentar a participação dos eleitores entre os 25-30 anos de idade?

Novamente, comparando as duas afirmações, a segunda é mais direta e refere-se apenas a um grupo específico de pessoas, coletando assim informações acionáveis.


Vantagens do uso de software para investigação de problemas

A formulação de um problema de pesquisa é apenas uma parte crucial do processo. Outro aspecto essencial da pesquisa é o uso de ferramentas de pesquisa de mercado. Você pode fazer muito, escolhendo a plataforma de pesquisa certa para resolver um problema específico.

Estes são os 7 benefícios do uso de uma robusta ferramenta de software de pesquisa:

  1. Torna a pesquisa de mercado mais eficiente: Você pode coletar dados acionáveis a partir da pesquisa para ajudar a tomar decisões precisas.
  2. Você coleta informações de qualidade: As ferramentas profissionais vêm com uma série de características e perguntas de pesquisa que o ajudam a sondar seu público em detalhes.
  3. Uso de lógica de pesquisa: Dados precisos são vitais para a tomada de decisões, tanto grandes quanto pequenas. Um bom projeto de pesquisa com poderosa lógica de pesquisa, tal como lógica de ramificação e pulo, ajuda você a fazer as perguntas certas para o público certo.
  4. Coletar dados imparciais: Os dados, se tendenciosos, levarão ao fracasso na tomada de decisões. É necessário capturar dados imparciais para tomar decisões eficientes.
  5. Análise de dados: Por que gastar tempo analisando os dados manualmente quando você pode automatizar o processo a partir de uma ferramenta? Um bom software de pesquisa fornece uma análise de dados precisa que auxilia na tomada de decisões.
  6. Técnicas avançadas de análise: Leve sua pesquisa um passo adiante com um poderoso conjunto de técnicas como a Análise Maxdiff, Análise Conjunta, Análise TURF e Análise do Mapa de Calor.
  7. Descubra a Consciência da Marca: Obtenha o conhecimento de que sua marca precisa para se destacar. Reúna informações honestas que o ajudarão a levar seu negócio para o próximo nível.
    Benefícios da formulação de um problema de pesquisa

Vantagens de formular um problema de pesquisa

  • Compreender o procedimento de investigação: Escrever os problemas de uma investigação ajuda a entender melhor o procedimento a ser seguido. Muitos pesquisadores pensam que formular um problema de investigação é simples, mas isso não é verdade. O pesquisador precisa se esforçar muito para criar um problema específico e depois compreender o procedimento de pesquisa.
  • Determinar o objetivo da investigação: Um problema de investigação ajuda a compreender a intenção e os objetivos da investigação. A metodologia não pode ser definida sem um problema claro de pesquisa.
  • Projetar o processo de pesquisa: Um problema de pesquisa ajuda a identificar a abordagem a ser adotada para a atividade de pesquisa. Ela ajuda a identificar cada passo que deve ser dado para fazer a pesquisa: a estratégia de amostragem, o projeto da pesquisa, a análise e os instrumentos a serem utilizados.
  • Estabelece a lógica para a pesquisa: A formulação de um bom problema de pesquisa é comparada à colocação da fundação de um edifício. Se o problema de pesquisa for bem identificado, você enfrentará menos contratempos durante o processo de pesquisa.

Agora que você conhece as características de um problema de pesquisa é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração