Dicas para alcançar a satisfação do cliente em empresas B2B

Certamente você teve que responder a uma pesquisa de satisfação do cliente em um restaurante, hotel ou fora de um supermercado. Mas existem algumas organizações, como as empresas B2B, que o fazem de maneira diferente, pois medem a satisfação com menos frequência e usam certos tipos de programas.

Infelizmente, ele não é monitorado em tempo real e eles o compensam com a capacidade de absorver e agir com base no feedback de uma maneira significativa que tenha o efeito de mudança organizacional. Para conseguir isso, é importante prestar atenção ao design dos programas que são usados.

Como conhecer a satisfação do cliente em empresas B2B

  • Comece de dentro

Existem três razões pelas quais você deve começar dessa maneira. Primeiro, as relações nas empresas B2B podem ser bastante complexos, não é incomum os clientes interagirem com diferentes produtos, serviços e equipamentos da empresa. Compreender a dinâmica desses diferentes relacionamentos é uma etapa crucial na criação de um programa de pesquisa de satisfação do cliente; e a melhor maneira de fazer isso é envolver seus funcionários internamente.

Se seus funcionários forem excluídos do estágio de design desses programas, você não terá bons resultados. Comprometer essas pessoas desde o início o ajudará a obter ações de sua parte e, consequentemente, bons resultados.

Análise de negócios, preveja o futuro do seu produto ou serviço

  • Comprometa-se com seus clientes

É isso mesmo, os incentivos podem funcionar com os entrevistados em B2B. Mas o que essas pessoas mais valorizam é o conhecimento e o comprometimento; é o que os clientes procuram nas pesquisas de satisfação do cliente. Eles querem ver resultados, têm a sensação de que a empresa está comprometida em levar seus comentários a sério; e agir para melhorar o relacionamento com um cliente e obter bons resultados. Melhore o atendimento ao cliente conhecendo suas necessidades.

Veja também: Faça benchmarking competitivo para expandir seus negócios

  • Fortaleça os relacionamentos nas empresas B2B

 Diferentemente dos mercados de consumo, a regra 80-20 (uma regra que diz que 80% de sua renda provém de 20% de seus clientes) nos negócios B2B significa que algumas visualizações são mais importantes que outras. Mas sem duvidar que esses dados sejam úteis para os negócios; pois eles ajudarão a criar uma estratégia que realmente funcione. Portanto, devemos nos concentrar nos relacionamentos que são estrategicamente os mais importantes.

Quais são os níveis de satisfação do cliente?

  • Alinhe a receita 

Demonstrar a relação entre pesquisa e desempenho dos negócios é fundamental, e isso é algo que geralmente é ignorado. Ao vincular os dados de despesas aos resultados das pesquisas de seus clientes, é possível estabelecer vínculos entre níveis de satisfação e receita. Esses resultados mostrarão evidências claras das áreas mais importantes, áreas que devem ser uma prioridade para os negócios.

Os clientes que estão muito satisfeitos com a experiência on-line de uma empresa gastam, em média, cinco vezes mais do que aqueles que não estão satisfeitos. Avalie a satisfação do cliente e fortaleça sua organização tomando as melhores decisões.

Também recomendamos: Método Konmari nos negócios: como usá-lo para ter clientes satisfeitos

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Pesquisa ao consumidor: encontre as perguntas que você deve fazer!

Dicas para conduzir um questionário de atendimento ao cliente