Escala proporcional, conheça suas características e exemplos

A escala proporcional ou escala de proporção é um tipo de escala de medição variável de natureza quantitativa. A escala proporcional permite que qualquer pesquisador compare os intervalos ou diferenças entre as variáveis.

A escala proporcional tem um ponto zero ou um caractere de origem. Essa é uma característica exclusiva da escala de proporção. Por exemplo, a temperatura externa é de 0 graus Celsius. 0 graus não significa que algo está frio ou quente, 0 graus Celsius é um valor.

O exemplo a seguir ajudará você a entender melhor a escala de proporção:

Em que faixa etária você está?

Menor de 20 anos

21 a 30 anos

31 a 40 anos

41 a 50 anos

Mais de 50 anos

A escala proporcional possui a maioria das características das outras três escalas de medida variáveis, ou seja, a escala nominal, a escala ordinal e a escala de intervalo.

Variáveis nominais

Eles são usados para “nomear” ou rotular uma série de valores. As escalas ordinais oferecem aos pesquisadores uma boa quantidade de informações que podem ser usadas após a tomada de decisão. 

Saiba também sobre as Perguntas de escala de qualificação com precisão decimal

Escalas de intervalo

Eles nos oferecem a ordem dos valores e também nos permite quantificar a diferença entre cada um. Uma escala de proporção ajuda a entender os valores do intervalo. A característica do zero verdadeiro é um fator essencial no cálculo das relações na escala de razão.

Uma escala proporcional é a escala mais informativa, pois indica a ordem e o número do objeto entre os valores da escala. Os exemplos mais comuns da escala proporcional são altura, dinheiro, idade, peso, etc.

No que diz respeito à pesquisa de mercado, os exemplos mais comuns observados são vendas, preço, número de clientes, participação de mercado, etc. 

O que é a escala Thurstone? Saiba e aplique na sua investigação

Características da escala proporcional ou escala de proporção

  1. A escala proporcional, como mencionado acima, tem uma característica de zero absoluto. Essa escala possui ordens e valores que têm a mesma distância entre as unidades. A característica do ponto zero torna relevante ou significativo dizer: “um objeto tem o dobro do tempo que o outro” ou “X é um objeto duas vezes mais que o outro”.
  2. Não possui um número negativo, diferentemente da escala de intervalo. Isto é devido à sua característica de zero absoluto ou ponto zero. Para medir qualquer objeto em uma escala proporcional, os pesquisadores devem primeiro verificar se o objeto atende a todos os critérios e se a variável tem a característica de zero absoluto.
  3. A escala proporcional não possui um número negativo, diferentemente da escala de intervalo. Isto é devido à sua característica de zero absoluto ou ponto zero. Para medir qualquer objeto em uma escala proporcional, os pesquisadores devem primeiro verificar se o objeto atende a todos os critérios e se a variável tem a característica de zero absoluto.
  4. A escala proporcional oferece possibilidades únicas para análise estatística. Na escala de proporções, as variáveis podem ser adicionadas, subtraídas, multiplicadas e divididas sistematicamente.
  5. Possui unidades de escala com propriedades únicas e úteis. Uma dessas propriedades é que as unidades permitem sua conversão. Tome como exemplo um cálculo do fluxo de energia. Várias unidades de energia são medidas em gramas-calorias, quilogramas-calorias, etc. Mas o mesmo pode ser medido em quilocalorias por dia, por exemplo.

Leia também: Pergunta de escala de classificação com precisão decimal

Exemplos de escala proporcional

A seguir, exemplos de escala proporcional:

 1. Qual é a sua altura em pés e polegadas?

Menos de 5 pés

Entre 5 pés e 1 polegada – 5 pés 5 polegadas

Entre 5 pés e 6 polegadas – 6 pés

Mais de 6 pés

2. Qual é o seu peso em quilogramas?

Menos de 50 kg

Entre 51 kg e 70 kg

Entre 71 kg e 90 kg

Entre 91 kg e 110 kg

Mais de 110 kg

Saiba o que é uma escala de atitude e melhore suas investigações

 3. Quanto tempo você passa assistindo TV?

Menos de 2 horas

3 a 4 horas

4 a 5 horas

5 a 6 horas

Mais de 6 horas

5 exemplos de escalas Likert para sua próxima pesquisa

Vantagens da escala proporcional

  • Uma escala proporcional possui uma característica do zero absoluto, na qual o valor da variável não tem valor. Peso, altura, dinheiro, etc. podem ser calculados porque têm um valor zero real. No entanto, a temperatura não pode ser medida nessa escala porque zero graus Celsius não significa que haja frio ou calor. Mesmo assim, a maioria das variáveis científicas pode ser medida em uma escala proporcional.
  • O ponto zero é uma característica essencial para medir um relacionamento entre duas variáveis (porque na ausência de zero não há relacionamento). Então, faria sentido dizer: “Carlos está dirigindo a uma velocidade de 100 km por hora, que é o dobro da velocidade em que Maria está dirigindo, que é de 50 km por hora”?
  • Essa escala é usada para calcular todas as variáveis científicas. De fato, na ausência de uma escala proporcional, as variáveis científicas não podem ser medidas.

Escala de diferencial semântica: vantagens e desvantagens

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.