Gestão da cultura corporativa: como ter um gerenciamento correto?

As mudanças em uma organização podem ter efeitos positivos e negativos, mas há uma certeza, as mudanças podem trazer incertezas. Essa incerteza incomoda os funcionários que sentem que seu futuro não está garantido na organização. Como ter uma gestão da cultura corporativa correta e dar aos funcionários a certeza de que precisam?

Muitas das conversas sobre o gerenciamento da cultura organizacional concentram-se incorretamente nos elementos mais subjetivos: treinamento, recursos, orçamento, investimentos, etc. Embora esses componentes sejam essenciais, existem alguns elementos subjacentes, entre os quais a cultura.

A maioria das empresas possui uma cultura corporativa, seja uma empresa grande ou pequena. Cada empresa possui uma missão, visão e objetivos definidos para o sucesso corporativo e a máxima eficiência operacional.

Muitas organizações tendem a complicar o gerenciamento da cultura corporativa. Vamos simplificar as coisas. Gerenciamento de cultura corporativa é o gerenciamento de crenças e comportamentos que determinam as vibrações gerais de uma organização.

Conheça todos os detalhes de como fazer uma pesquisa correta da cultura organizacional e saiba o que seus funcionários pensam.

Componentes da gestão da cultura corporativa

Existem três componentes principais do gerenciamento de cultura corporativa que ajudarão você a construir uma cultura duradoura em uma organização:

1. Visão

Toda organização tem uma visão, sem uma visão é praticamente impossível construir uma organização, quais são os pilares sobre os quais você começará a construí-la?

A visão não é apenas importante para uma organização, mas também para os funcionários a ela associados. Para os funcionários, é importante saber quais são as expectativas que a organização tem deles e como eles podem alinhar seus objetivos profissionais com a visão da organização.

Uma visão bem planejada está profundamente enraizada nos funcionários, clientes, partes interessadas e, é claro, na gerência.

Medir a cultura empresarial: a Questionpro adquire WorXO

2. Valores da gestão da cultura corporativa

Os valores de uma organização são o núcleo de sua cultura. Se a visão traduz o objetivo da organização, os valores têm a ver com os comportamentos e o compromisso necessários para alcançar essa visão. Uma organização deve ter um conjunto de valores claramente estabelecidos.

Para um gerenciamento correto da cultura corporativa, esses valores devem ser claramente comunicados a todos. É o seu funcionário que se comunicará com os clientes, as partes interessadas e qualquer pessoa que se comunique direta ou indiretamente com a organização.

Embora muitas empresas acreditem que valores são muitas coisas, o resultado final é que seus valores determinam sua cultura de trabalho.

Leia também: Como construir uma cultura empresarial saudável?

3. Funcionários

Os funcionários são um ativo para uma organização. Nenhuma empresa pode construir uma cultura significativa sem seus funcionários que compartilham seu valor principal ou que estão dispostos a adotar esses valores. Existem algumas organizações em todo o mundo que são mais conhecidas por sua cultura, e a cultura pertence às pessoas.

Portanto, muitas organizações têm políticas de contratação muito rígidas. As organizações não querem apenas contratar pessoas talentosas, mas também funcionários que melhor se adaptem à sua cultura organizacional.

Embora existam outros componentes também relacionados ao gerenciamento da cultura corporativa, esses são os três principais componentes que fornecem uma base firme para moldar o futuro de uma organização. Identificá-los e compreendê-los completamente é o primeiro passo na construção de uma incrível cultura corporativa.

Cultura de atendimento ao cliente: como promover em sua organização

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Leia também:

A receita secreta para uma boa cultura corporativa

Como avaliar a cultura de trabalho na sua empresa

15 perguntas para conhecer a cultura de negócios

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.