O que é pesquisa comercial?

A pesquisa comercial é uma ferramenta dedicada para tomar melhores decisões, tendo como base a coleta e análise de informações sobre um produto, seja pelo preço, a estratégia de marketing ou a distribuição, que permite o posicionamento no mercado.

Essa ferramenta desempenha um papel extremamente importante, pois atualmente as empresas lançam novos produtos em mercados mutáveis ​​e altamente competitivos; e com este método comercial é possível saber quais os elementos que influenciam o comportamento, os hábitos e as decisões dos consumidores. 

A pesquisa comercial é conduzida para:

  • Observar o comportamento e os hábitos dos consumidores.
  • Analisar produtos.
  • Realizar estudos de mercado.
  • Estudar a comunicação entre empresas e consumidores.

Características da pesquisa comercial

A pesquisa comercial tem as seguintes características:

  • Tomar decisões menos arriscadas.
  • É eficaz graças às metodologias que utiliza, como observação, formulação de hipóteses, análise e verificação.
  • O pesquisador pode criar caminhos diferentes e usar sua criatividade durante o processo de pesquisa.
  • Permite o uso de diferentes métodos de pesquisa para obter a maior quantidade de dados. Leia também: O que são dados ordinais?
  • As informações que são interpretadas e a interdependência dos dados podem servir como um guia para encontrar informações relacionadas.
  • O custo da pesquisa depende da confiabilidade dos dados e da disposição das empresas em utilizá-los para aplicar as soluções.
  • Pesquisadores e empresas devem usar as informações corretamente e evitar invadir a privacidade dos consumidores.

Veja também: Plano de marketing de uma empresa: conheça os 7 componentes

Métodos de pesquisa 

A pesquisa comercial é realizada com base na aplicação dos seguintes métodos:

Natureza da pesquisa: A pesquisa comercial pode coletar dados qualitativos quando você quer saber os hábitos, atitudes e opiniões dos consumidores ou as razões que o levam a fazer uma compra. A análise quantitativa de dados também pode ser realizada ao usar dados estatísticos, como o índice de pessoas que preferem um produto.

Fonte de informação: Neste método, é importante saber onde os dados foram obtidos, se foi a partir de um campo de pesquisa, a informação pode ser usada até mesmo por combinar todas as fontes.

Instrumento de coleta de dados: Esse método depende dos recursos disponíveis para as empresas e os seus objetivos de investigação. Para o processo, a técnica de coleta mais utilizada é através de pesquisas. No entanto, observação e experimentação também são usadas. Leia também: Desenho de pesquisa e tipos que existem

Processo para conduzir uma pesquisa comercial

Para realizar uma investigação comercial, é necessário realizar as seguintes etapas:

Projetar a estrutura da pesquisa: Neste ponto, é importante projetar o conteúdo e estabelecer qual é o problema que existe e quais são os resultados que você deseja obter. Nesta etapa, é importante determinar o que queremos investigar, estabelecer as hipóteses e os objetivos do processo; e também definir as variáveis ​​que afetam o estudo.

Veja também: Qual é a diferença entre os dados primários e secundários?

Obter informações: O segundo passo da pesquisa comercial é coletar os dados necessários para o estudo. Para isso é importante estabelecer as fontes de informação e as maneiras pelas quais será obtida. É necessário que o pesquisador seja realista e objetivo. O próximo passo consiste em selecionar a amostra do estudo e finalizar com a obtenção dos dados.

Análise das informações: Quando os dados são obtidos, o próximo passo é realizar uma análise, que consiste em editar as informações; de modo que seja fácil entender e tabular os dados, organizando-os de acordo com as variáveis ​​obtidas e realizando testes estatísticos. para determinar o número de vezes que eles são repetidos.

Interpretação dos resultados: O último passo da pesquisa comercial é obter a conclusão. Para isso, é necessária a sua interpretação. Isto é, determinar se a hipótese previamente estabelecida é respondida, resumindo o estudo e finalizando com um guia para alcançar os resultados. Saiba também a Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Atualmente, as empresas estão enfrentando uma mudança rápida e repentina nos gostos e hábitos de compra dos consumidores. É por isso que a pesquisa comercial é importante, pois permite que se crie processos contínuos de coleta, análise e armazenamento de informações para serem usados ​​quando necessário.

Também recomendamos: Como os dados populacionais são classificados?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.