Qual é a diferença entre pesquisas e censos? Descubra!

Existem métodos de coleta de dados que se concentram na aquisição de algum tipo de informação específica, como pesquisas e censos. A principal diferença entre pesquisas e censos é que a última coleta dados de toda a população e a pesquisa coleta informações de apenas uma parte.

Embora um censo e uma pesquisa possam parecer semelhantes, na teoria e na prática eles são realmente muito diferentes. Neste artigo, você descobrirá cada um deles para escolher corretamente qual deles usar em sua próxima investigação.

Diferença entre pesquisas e censos

Para ajudá-lo a entender melhor esse tópico, começaremos definindo em detalhes as características únicas dessas duas ferramentas de pesquisa tão comuns entre todos os especialistas.

O que é uma pesquisa?

Uma pesquisa é um método de coleta de dados que pode se concentrar em conhecer diferentes tipos de tópicos e informações, como opiniões, comportamentos, preferências do consumidor, etc.

Uma das principais diferenças entre pesquisas e censos é precisamente que a pesquisa seleciona apenas uma parte representativa ou amostra da população total para aplicá-la. Por isso, sua aplicação não custa tão cara. Nem requerem tanto tempo para sua conclusão como um censo. Portanto, elas podem ser feitas com mais frequência. Leia também: Como determinar o tamanho de amostra de uma pesquisa

Por outro lado, quando as pesquisas são realizadas, uma quantidade menor de dados é gerada para processar, em comparação com um censo, em que os dados de toda a população são representados em detalhes.

O sucesso de uma pesquisa depende da seleção da amostra. Há mais chances de coletar dados precisos quando a amostra é grande. Por essa e outras razões, as pesquisas se tornaram uma técnica popular para coletar dados para pesquisas de mercado. Veja também: O que é pesquisa de negócios?

O que é um censo?

Um censo é um tipo de método de coleta de dados que envolve toda a população; Em um censo não se utiliza um método de amostragem. Como todos os membros participam do censo, os dados coletados são precisos e detalhados. Leia também: Como selecionar uma amostra de estudo?

Um censo reúne informações de cada indivíduo de uma população. Como resultado, os dados são exatamente representativos de toda a população e os dados detalhados podem estar disponíveis até em pequenas áreas. 

Uma grande diferença entre pesquisas e censos são os métodos de coleta de dados. No censo, esse é um processo caro e demorado, pois envolve o público em geral. Deste modo, leva muito mais tempo para ser feito e, portanto, ocorre com menos frequência.

É por essa razão que os censos são, geralmente, realizados pelos governos dos países para conhecer com profundidade as características da população nacional. Este tipo de estudo geralmente é feito com um intervalo de anos considerável.

Vantagens de pesquisas x censos

  • As pesquisas podem ser feitas em um curto período de tempo em comparação com um censo.
  • Uma grande diferença entre pesquisas e censos é o orçamento. Sem dúvida, para a realização de pesquisas, o custo é muito menor.
  • As pesquisas podem ser conduzidas por qualquer pessoa, não apenas por instituições governamentais, como os censos.
  • Pesquisas podem ser feitas com mais frequência. Normalmente, um censo é feito a cada 10 anos.
  • A análise das informações pode ser realizada em menos tempo, você pode até ter as respostas em tempo real, se realizar pesquisas on-line, por exemplo. Leia também: O tamanho da amostra da pesquisa online: Quantos entrevistados realmente precisa?

Desvantagem das pesquisas x censos

  • A pesquisa coleta informações de uma amostra da população, e não sobre cada membro da população.
  • Ao não coletar dados de toda a população, as informações obtidas nas pesquisas não são tão detalhadas.

Também recomendamos a leitura de: Como os dados populacionais são classificados?

Conclusão

A diferença entre pesquisas e censos baseia-se principalmente nos objetivos e na prática de realização desses métodos. Embora ambos envolvam a coleta de dados, é importante decidir qual é o mais adequado às nossas necessidades e quais dados são necessários para o nosso projeto.

Se você tiver mais dúvidas sobre os diferentes métodos de coleta, convidamos você a ler também: Quantos entrevistados você realmente precisa para sua pesquisa?

Esperamos que com este artigo aclare para você que as pesquisas e censos têm diferenças importantes. Na QuestionPro temos as ferramentas certas para realizar os dois tipos de estudos, você pode experimentar nossa plataforma gratuitamente criando uma conta.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.