Pesquisas para cursos e workshops

Pesquisas para cursos e workshops permitem coletar informações e opiniões das pessoas sobre o ensino que receberam e descobrir se o curso atende aos objetivos estabelecidos, se o currículo é apropriado e/ou se as técnicas de ensino são adequadas.

Com esta ferramenta de coleta de dados, os fornecedores de cursos e oficinas podem fazer os ajustes necessários para atender às necessidades de seus alunos.

As pesquisas para cursos e workshops também ajudam os funcionários de uma organização a aprender ou melhorar suas habilidades em várias áreas, o que melhorará seu desempenho e a realização dos objetivos estabelecidos.

Se feito corretamente, é possível obter grandes quantidades de informações e implementar as mudanças necessárias para proporcionar um aprendizado de qualidade, independentemente do assunto.


 

Tipos de pesquisas para cursos e workshops

O objetivo principal será sempre avaliar, porém tal avaliação pode se concentrar em vários aspectos do curso, dependendo disso, cada questionário terá uma estrutura característica.

A seguir estão os principais usos e tipos de pesquisas para cursos e workshops que nossos clientes normalmente implementam:

Exames online

Os exames online são uma nova forma de implementar o que foi aprendido e de conceder certificações de forma justa e transparente. Isto se deve ao fato de que as plataformas online permitem que professores ou palestrantes avaliem o aprendizado assimilado pelos participantes.

Através de um exame online é possível fazer um pequeno questionário, indicar ao participante sua pontuação e enviar seu certificado diretamente para seu email em caso de aprovação, caso contrário é possível dar-lhe uma segunda chance não antes de enviar-lhe um material de apoio. Tudo em automático!

Pesquisa de satisfação do curso

Uma pesquisa de satisfação permite que você obtenha feedback das pessoas e analise o impacto sobre elas, nesse caso, o impacto que o curso teve em suas vidas. Desta forma, o avaliador saberá se o objetivo do curso foi alcançado, se as aulas foram ministradas adequadamente, se os tópicos abordados foram adequados de acordo com as exigências dos alunos e se os métodos de ensino permitiram o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades.

Se você quiser obter informações valiosas para seus próximos cursos, faça as perguntas de forma ordenada e direta. Faça com que os participantes se sintam à vontade para responder as perguntas de forma verdadeira.

Pesquisa de educação online

As pesquisas sobre educação online permitirão que você avalie seus cursos e workshops online. Você pode obter feedback sobre aspectos como a qualidade do material utilizado pelos alunos, ou seja, se foi bom o suficiente para que eles fizessem o curso sem a presença de um professor. Além disso, você pode avaliar itens como o tempo gasto no curso e o nível de aconselhamento personalizado que eles receberam.

Geralmente, os estudantes se sentem mais à vontade para realizar pesquisas online. Lembre-se de não fazer uma avaliação demorada que os faça desistir da pesquisa, mas tente cobrir todos os aspectos que diferenciam um curso face a face de um curso online.

Pesquisa das necessidades de capacitação

Este tipo de pesquisa é geralmente usado em organizações para descobrir quais necessidades ou habilidades os funcionários precisam desenvolver. Desta forma, você pode ministrar um curso focado em suas necessidades.

Recomendamos que, ao aplicar esta pesquisa, você tenha uma pergunta aberta onde os participantes escrevam o que querem aprender. Lembre-se de que todos têm necessidades diferentes, portanto, seu objetivo é descobrir o que é mais comum entre as pessoas que fazem seus cursos ou oficinas regularmente.

Avaliação de workshops para crianças

Uma pesquisa para avaliar workshops para crianças é a ferramenta certa para conhecer aspectos como as habilidades do professor para ensinar, se os alunos podem continuar desenvolvendo o que aprenderam e se os tópicos foram abordados de forma apropriada de acordo com sua idade.

Este tipo de pesquisa deve ser feito com cuidado. Se forem muito longos ou tiverem muitas perguntas em aberto, podem decidir não terminar. É necessário não ser formal nas perguntas e não usar palavras técnicas ou de difícil compreensão.

Recomendo que você leia este artigo sobre pesquisas para crianças, que o ajudará a criar uma avaliação adequada de seus programas de treinamento.

Pesquisas para eventos

As pesquisas para eventos avaliam a capacidade de um palestrante de dominar o tema, de chamar a atenção das pessoas e de transmitir seus conhecimentos.

Em termos de apresentação, eles avaliam aspectos como: se os tópicos abordados foram adequados e suficientes, se o objetivo da conferência foi alcançado.

 

pesquisas para cursos e workshops

 

10 exemplos de perguntas para avaliar um curso ou workshop

Abaixo, temos algumas perguntas para você acrescentar à sua pesquisa para cursos e workshops:

  1. O material oferecido no curso cobre todos os tópicos explicados?
  2. Mencione quais questões foram abordadas de forma adequada e completa.
  3. Mencione quais tópicos não foram abordados no curso.
  4. Quais são os tópicos que você eliminaria do curso?
  5. Como você avalia o tempo de resposta quando você tem uma pergunta durante seu curso?
  6. As atividades foram realizadas de acordo com o tipo de curso?
  7. Você acha que a organização do curso foi adequada?
  8. Você acha que o que você aprendeu pode ser útil para seu desenvolvimento pessoal ou profissional?
  9. Qual a probabilidade de você recomendar este curso a um amigo ou colega de trabalho?
  10. Depois de concluir o curso, você foi capaz de desenvolver seus conhecimentos na área em que trabalha?

 


 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de software de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração