O que é uma pesquisa de satisfação de treinamento profissional?

Uma pesquisa de satisfação com o treinamento profissional permite avaliar o nível de conhecimento de sua força de trabalho. Por exemplo, após ministrar um curso ou conhecer o nível de habilidade dos treinadores; em transmitir conhecimento adequado sobre as diferentes áreas, projetos e tarefas da organização, etc.

Se você já fez parte de um curso em sua empresa ou ministrou um, saberá que uma pesquisa de treinamento profissional é uma etapa extremamente importante para os trabalhadores e os responsáveis ​​pela entrega do programa. Pois, o feedback dos funcionários será vital para melhorar e colocar em prática o que foi aprendido.

Esse tipo de pesquisa permite obter feedback dos funcionários, eles também podem comentar quais foram as atividades mais difíceis; qual o conhecimento adquirido, quais fatores foram ignorados e que coisas podem mudar, ou seja, identificar a eficácia geral do curso.

Benefícios da realização de uma pesquisa de treinamento profissional

Entre os principais benefícios de uma pesquisa de treinamento profissional, estão os seguintes:

  • Permite melhorar o desempenho de seus funcionários: Ao avaliar o curso de treinamento, você saberá quais são as áreas em que seus funcionários precisam se desenvolver melhor e fornecerá a eles um processo personalizado adaptado às necessidades de sua área.
  • Ajuda a criar novas estratégias de aprendizado: Ao avaliar as atividades que geraram o maior impacto no aprendizado de seus funcionários, você pode criar melhores estratégias de aprendizado que lhes permitam ter um melhor desempenho em sua área de trabalho.
  • Melhore a reputação e o perfil da empresa: Melhore a reputação da empresa: Você pode criar estratégias bem-sucedidas para transmitir o conhecimento correto aos seus funcionários. 
  • Redução na rotatividade de funcionários: Com uma avaliação, você pode saber quais são as áreas em que seus funcionários precisam melhorar. Portanto, você fará as alterações que os ajudarão a alcançar seus objetivos e isso reduzirá os níveis de rotatividade de pessoal.

Comunicação com os funcionários: dicas para melhorá-la

Dicas para realizar uma pesquisa de satisfação no treinamento profissional

Lembre-se de que avaliar um treinamento é importante para qualquer programa, pois além de fornecer uma ideia do que os funcionários pensam do curso, informa o que funciona e o que não funciona. Assim, você tem uma perspectiva valiosa de cada funcionário.

Temos algumas dicas para ajudá-lo a realizar uma pesquisa de satisfação no treinamento profissional:

1. Avalie a eficácia do programa

A eficácia é a mais importante na avaliação de um programa de treinamento, pois permite identificar se o curso foi útil para os funcionários ou se é necessário realizar um pós-treinamento.

Com a avaliação, você pode saber se seus funcionários estão satisfeitos; e se o processo permite alcançar os objetivos que os ajudarão a desempenhar adequadamente dentro da organização.

Leia também: Departamento de inovação no mercado profissional

2. Avalie a compreensão do programa

A pesquisa de satisfação de treinamento profissional permite avaliar o aprendizado dos funcionários durante o programa e a maneira como foi ministrado.

O objetivo da avaliação é saber se o assunto foi fácil de entender; e se as pessoas que ministraram o curso foram treinadas para fazê-lo.

Indução do trabalho – conheça as vantagens desta pesquisa

3. Atratividade do curso

O aspecto geral do curso é essencial, então você deve avaliar qualquer material relacionado a ele.

Para muitos, pode ser trivial e desnecessário, mas a aparência do material e das apresentações pode afetar o aprendizado dos funcionários. Portanto, peça que eles avaliem esses elementos do programa e adicione algumas sugestões sobre como melhorá-lo.

4. Comprometimento dos responsáveis pelo ensino do curso

O compromisso das pessoas em aprender é muito importante, mas o mesmo ocorre com os especialistas encarregados de transmitir conhecimento. Esta área inclui a avaliação de aspectos como atenção às dúvidas apresentadas, realização de exercícios, interação e dinâmica no processo.

Ao realizar a avaliação, você pode pedir aos funcionários que classifiquem se o curso pareceu interessante, dinâmico, se eles realizaram atividades práticas para aplicar seus conhecimentos, etc.

5. Adicione uma seção de sugestão

Para concluir a avaliação, é necessário que você dê aos funcionários a oportunidade de comentar algumas sugestões para melhorar a eficácia do programa. Dessa forma, você pode fazer as alterações necessárias para melhorar o processo de aprendizado.

Qual é o compromisso de trabalho para funcionários e empregadores?

Que perguntas a serem incluídas em uma pesquisa de satisfação de treinamento profissional

Temos alguns exemplos para você realizar uma pesquisa de satisfação em treinamento profissional:

  1. Como você classificaria a sequência e o fluxo do curso?
  2. A qualidade do conteúdo foi consistente ao longo do curso?
  3. O idioma do curso, isto é, os aspectos técnicos, foi fácil de entender?
  4. Você acha que seus conhecimentos ou habilidades melhoraram com o curso?
  5. Você acha que o curso cobriu os aspectos fundamentais para realizar seu trabalho?
  6. Como você classificaria a duração total do curso?
  7. Como você classificaria a experiência do seu instrutor?
  8. De que forma você avalia as habilidades de comunicação do seu treinador?
  9. O seu instrutor respondeu às suas perguntas em tempo hábil?
  10. Você alcançou os objetivos gerais de aprendizagem?
  11. Como você classificaria o conteúdo geral do curso?
  12. Você tem alguma sugestão para a melhoria do curso?

Exemplos de perguntas para avaliar um curso ou treinamento

Como realizar uma pesquisa de satisfação com a QuestionPro

Existem muitas plataformas que oferecem a possibilidade de criar uma pesquisa de satisfação de treinamento profissional. No entanto, nem todos têm as ferramentas certas para alcançá-lo efetivamente.

A QuestionPro oferece uma ampla variedade de ferramentas que permitem criar a pesquisa apropriada para conhecer o nível de satisfação de seus funcionários, como perguntas do Net Promoter Score (NPS); nas quais os trabalhadores podem atribuir uma nota ao curso, perguntas múltiplas e abertas, onde eles oferecem seus comentários.

Além disso, você tem a possibilidade de distribuir as pesquisas por email e permitir que respondam anonimamente. Dessa maneira, você os incentivará a responder com a verdade e evitar desvios.

A QuestionPro permite visualizar as respostas em tempo real e realizar uma análise eficaz, considerando todos os comentários que favorecem a tomada de decisão na sua organização.

Leia também: Pesquisa de satisfação empresarial: 5 benefícios de aplicá-la

Importância de realizar uma pesquisa de satisfação de treinamento profissional

O treinamento profissional é uma ótima oportunidade para expandir o conhecimento de seus funcionários. No entanto, quando o curso não é realizado adequadamente, o investimento de recursos como tempo e dinheiro é um desperdício.

A realização de uma pesquisa de satisfação do treinamento profissional permite que seus funcionários expressem sua opinião sobre o processo e, dessa forma, você pode fazer os ajustes necessários no curso; adaptando o programa às suas necessidades em geral para o crescimento da organização e de acordo com a área em que eles irão executar.

Em geral, avaliar o processo de treinamento no trabalho permite que você saiba se as pessoas encarregadas de ministrar o curso são capazes ou não de fazer com que seus funcionários realizem o trabalho com sucesso, se precisam fazer aulas para melhorar o conhecimento ou se não são bons para a área atribuída.

Se você estiver interessado em realizar uma pesquisa de satisfação profissional, entre em contato conosco! Nossa equipe o ajudará a começar a avaliar seus cursos o mais rápido possível.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.