O que é a viabilidade comercial?

Viabilidade comercial é o processo no qual as empresas determinam se seus produtos ou serviços têm a capacidade de competir e obter lucro.

Quando você inicia um novo negócio ou decide lançar um novo produto ou serviço no mercado, a primeira coisa que você deve fazer é pensar se sua ideia venderá ou fará você ganhar dinheiro, se será capaz de competir e sobreviver, ou se morrerá facilmente.

Uma das ferramentas que o ajudarão a descobrir esses pontos é um estudo de mercado, mas primeiro você deve conhecer todos os fatores que podem afetar a possibilidade de sucesso no mercado.

Requisitos de viabilidade comercial

Existem alguns requisitos necessários que determinam a viabilidade comercial de um produto ou serviço. Se você cumprir, pode dizer que o produto é viável para ir ao mercado.

Os requisitos de viabilidade comercial são:

  • Produto: quais recursos o produto o tornam melhor do que outros e como ele atende às necessidades dos clientes.
  • Mercado: qual é o tamanho do público-alvo, quais são as características desse setor por que eles comprariam o produto.
  • Desenvolvimento: Este requisito é descobrir se o produto pode ser desenvolvido por um fabricante e também provar que funciona, mas acima de tudo, a praticidade de seu uso.
  • Recursos: Neste momento, é determinado se você tem tempo, habilidades e dinheiro para lançar seu produto no mercado.
  • Finanças: Consiste em saber se as vendas do produto excederão as despesas.

Veja também: Riscos nos negócios – conheça as 5 formas para evitá-los

Como é realizada uma análise de viabilidade comercial

Para realizar uma análise de viabilidade de mercado, é importante executar quatro aspectos metodológicos que descreveremos abaixo:

1. Demanda do mercado

Este ponto consiste em analisar o nível de demanda do produto ou serviço. Não se trata apenas de fazer uma projeção atual, mas é necessário olhar para o futuro e fazer uma estimativa de aspectos relevantes, como:

  • Público objetivo
  • Renda que você espera do produto
  • Produtos similares que existem ou já estão no mercado

Atendimento ao cliente online: construa a confiança do seu negócio online

2. Concorrência 

Ao realizar um estudo de viabilidade comercial, também é importante fazer uma análise da concorrência, saber qual é o uso que as pessoas dão a esses produtos e serviços, o tipo de tecnologia que usam para o desenvolvimento; quais são suas limitações e qualidade de seus produtos, desde a embalagem até a comercialização.

Esse ponto é um dos mais complexos de analisar e determinar, pois depende do mercado que você deseja cobrir (global ou local).

3. O tipo de comercialização do produto

Você definiu suas políticas de marketing?, Você já possui os termos e condições de suas vendas, preços, qualidade de seus produtos e estratégias de publicidade?

Cada uma dessas decisões tomadas é usada para fazer uma estimativa possível da renda; uma vez que o produto esteja no mercado.

Leia também: Estilos de gerenciamento de negócios inclusivos: suas características

4. Disponibilidade e preço do produto

O último elemento a realizar uma análise de viabilidade comercial é a disponibilidade e o preço do produto.

Como nos pontos anteriores, é importante fazer uma análise presente e futura da disponibilidade de capital e de suas possíveis alternativas. Dessa forma, será possível fazer uma determinação de preço aproximada.

Estratégias para o sucesso do seu negócio – aplique agora mesmo!

Importância de conduzir um estudo de viabilidade comercial

Um estudo de viabilidade comercial é realmente importante para as empresas tomarem decisões precisas sobre seus produtos e serviços. Somente assim eles podem saber se terão ou não sucesso no mercado.

Além disso, a realização do processo permite que as empresas conheçam a quantidade de recursos que possuem para o desenvolvimento de seus produtos; como tempo, pessoal, investimento e tecnologia apropriada.

A realização de um estudo de viabilidade comercial é decisiva para o sucesso de uma organização, principalmente quando eles decidem realizar um grande projeto e isso implica em um investimento considerável que não deseja ser colocado em risco.

Investigação conceitual: saiba como aplicá-la no seu negócio

Como realizar um estudo de viabilidade comercial?

Antes de iniciar seu projeto, faça um estudo de viabilidade.

A pesquisa de mercado permite conhecer e entender o ambiente em que a empresa vive e prever sua evolução. Portanto, permite avaliar o potencial de mercado para validar a viabilidade do projeto e, em seguida, adotar uma posição competitiva relevante.

De fato, esse passo fundamental na análise de um projeto provém de uma análise quantitativa e qualitativa da oferta e demanda presente e futura de um bem ou serviço, sem descurar sua estratégia de marketing. Permite identificar o nível de demanda de um produto em relação à oferta do mercado.

Se você precisar acelerar todo o processo de um estudo de viabilidade comercial, faça-o on-line usando a QuestionPro. Temos várias ferramentas que ajudarão você a coletar as informações necessárias para tomar melhores decisões para seus negócios.

Facebook para PMEs: saiba como impulsionar seus negócios

Saiba mais sobre nossas funções planejando uma demonstração on-line de nosso produto.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.