Como fazer seus clientes se apaixonarem por sua marca – e permanecerem desse jeito

Eu estava sendo ridicularizado, em uma grande sala de conferências corporativa, vinte executivos da empresa de fabricação I Trabalho. Todos estavam literalmente rindo alto. “Você quer que amemos nossos clientes ?! O que? Como? “Ficar na cama” com o nosso cliente ?! Ha ha ha! Isso é ridículo!”

Sim. Eu quero que você ama seu clientes. Como você ama seu golfe, seu carro, sua melhor amiga, esposa e sua equipe favorita. Se você está rindo como eles eram, então vá em frente. Tome um momento e rir. Então, peço-lhe para voltar e manter a leitura. Porque as empresas que realmente amam seus clientes estão rindo todo o caminho até o banco. Leiam: Comprar é uma decisão emocional

Você pode ser um CEO ou executivo de marketing quando você ir para o trabalho. Mas você não deixar sua humanidade na porta. Você levá-la com você onde quer que vá. E o mesmo acontece com o seu cliente. É do conhecimento comum que compram de pessoas que conhecem, gostam e confiança. E não apenas de empresas que têm o produto e serviço que está procurando pelo preço mais baixo. Compras é fundamentalmente um processo emocional.

Nós temos uma relação emocional com o nosso dinheiro. E nós não gostariamos de vê-lo ir para o lixo. Este é inerentemente o motorista atrás de como percebemos o valor. Produtos e serviços têm valor quando sentimos que recebem menos do que o benefício que recebemos.

O desafio para as empresas é fazer a mudança de percepção de valor. E fazer com que esse valor seja uma subproduto de suas experiências e interação com a empresa e suas ofertas.

As estadias para o lazer e execução a partir da dor do clientes

Os seres humanos são criaturas simples. Nossos cérebros estão conectados para nos manter seguros. É por isso que não gostam de mudanças (mesmo se é bom para nós). Outra maneira de pensar sobre isso é que os seres humanos são “dispositivos em busca de segurança”. Se ele se sente bem, nos faz olhar bom, mantém-nos seguros e felizes – nós estamos indo para escolhê-lo a qualquer custo.

Em última análise, estas necessidades humanas fundamentais são os principais motores da fidelidade do cliente. Para a causa deste artigo, eu estou indo para definir a lealdade simples como comportamento de repetição de compra. Eu também vou fazer a suposição de que o nosso comportamento de compra de repetição desejado é impulsionado por disparadores específicos. Em outras palavras, quando as minhas experiências de clientes “X”, eu quero que eles para comprar “y” – cada vez, independentemente do preço.

Vamos dar uma olhada em algumas marcas de sucesso que alcançaram esse tipo de lealdade do clientes:

Federal Express: Quando meu cliente experimenta a pressão para ter um pacote entregues durante a noite, quero que eles para enviar comigo.
Pizza Domino: Quando meu cliente tem de ter o jantar em 30 minutos ou menos, eu quero que eles me chamam.
Google: Quando meu cliente tem de encontrar algo na internet, eu quero que eles para procurar com a minha ferramenta.
Apple: Quando meu cliente quer um dispositivo simples e intuitiva que parece bonito, eu quero que eles usar os meus computadores. Outra é – quando o meu cliente quer olhar “hip” Eu quero que eles escolhem Apple.

7 núcleo precisa de você deve tratar de conseguir a lealdade do clientes

Proprietários de pequenas empresas muitas vezes me dizem que eles estão preocupados com a concorrência da China ou mesmo de concorrentes locais que estão oferecendo produtos mais baratos. Seus clientes são ou deixando-os por alternativas mais baratas, ou eles estão reclamando sobre preço e ameaçando deixar.

Quando os seus clientes estão reclamando sobre o preço – eles não sabem por que eles devem escolher você. Lembre-se, não se trata de apenas o produto ou o serviço, é sobre o quão bem o seu produto ou serviço oferece em suas necessidades básicas. E isso é verdade para produtos de consumo, bem como para os produtos industriais business-to-business.

Para criar clientes incrivelmente leais, você deve ter um processo de marketing e mensagem que toca de forma consistente nas necessidades humanas fundamentais de seus clientes.

Segurança:

Todo ser humano precisa para se sentir seguro e livre de perigo. Concedido, não estamos sendo perseguidos por dinossauros, mas os nossos cérebros ainda estão ligados para nos manter seguros. Segurança pode significar qualquer coisa de sentir-se seguro em nossa casa (se você está vendendo um sistema de alarme) ou sentir-se seguro em nosso trabalho (famosa campanha da IBM “Ninguém foi demitido por escolher IBM). Tome um olhar mais atento sobre seu produto ou serviço e debater todas as maneiras que ela oferece segurança. Não basta ser literal, mesmo uma conexão solta vai funcionar.

Shelter:

De que forma será o seu produto ou serviço ajudá-los a ganhar abrigo (casa) ou embelezar sua casa, desfrutar de sua casa, etc. Pense sobre produtos como janelas. Windows pode ser bonito, eles também podem fornecer proteção contra danos dos raios do sol.

Proteção para os amigos e familiares:

Embora a segurança é a proteção de si mesmo, os seres humanos são também profundamente ligado para proteger aqueles que amam. Olhe para o seu produto ou serviço e listar todas as maneiras em que ele vai ajudar o seu cliente a proteger aqueles que amam. Pode ser óbvio quanto na venda de um sistema de segurança ou pode ser uma conexão mais solto e intuitivo, como ser capaz de fornecer para amigos e família financeiramente. Mesmo algo tão simples como um limpador de chão pode ser descrito como proteger seus filhos de germes.

Boa aparência e ser aceito:

Todo ser humano quer olhar bom e ser aceito pela sua comunidade. É por isso que o serviço ao cliente é importante. É por isso que muitas vezes dizem que o cliente tem sempre razão. Faça uma lista de todas as maneiras que o seu produto ou serviço ajuda seu cliente alcançar um maior status social. Talvez o seu produto ajuda-los a economizar dinheiro e se sentem como se tivessem um bom negócio, talvez o seu serviço é tão rápido, que eles vão ter alcançado resultados mais rápido, então seu vizinho.

Relação:

Os seres humanos anseiam relacionamento. Pense em todas as diferentes formas que o seu produto ou serviço os ajuda a construir relacionamentos e melhorar o relacionamento com eles e outros.

Saúde e bem-estar:

O núcleo precisa aqui é realmente alimentos e bebidas. Em muitos países em todo o mundo, as pessoas estão com sobrepeso ou são estressado e sobrecarregado. Brainstorm todas as maneiras que seu produto ou serviço contribui para as suas necessidades essenciais para o bem-estar.

Gozo da vida:

Todo mundo quer sua vida ser fácil e sem esforço. Lá no fundo, seu cliente quer entender como o seu produto ou serviço irá tornar sua vida mais fácil. Será que eles têm mais tempo para passar com amigos e família? Ou que eles vão conseguir os mesmos resultados por gastar menos dinheiro? E talvez eles vão atingir seus objetivos mais rápido?

É muito importante que o seu produto ou serviço tem uma resposta a cada uma dessas necessidades básicas. Lembre-se que você está falando a grandes grupos de pessoas e coisas diferentes são importantes para cada um deles. É claro que, dependendo do seu produto ou serviço, algumas necessidades fundamentais será uma conexão mais óbvios do que outros, mas sua mensagem de marketing deve conter um elemento de cada um.

Lealdade começa com o básico para os clientes

Sempre que os pequenos empresários e CEOs me perguntar sobre lealdade, eles pensam que eu vou pular para a direita em estratégias, táticas e programas. Mas a verdade da questão é que cada estratégia de marketing tem de começar em uma base sólida, fundamentada no que mais importa para os clientes.

Os sete elementos principais que eu abordados aqui são a mais básica das necessidades humanas. Comece o seu processo com simples brainstorming. Em seguida, você pode passar para a pesquisa qualitativa como o uso de grupos focais de modo que você pode realmente testar suas hipóteses. Finalmente, se você quiser levá-lo a um nível quantitativo superior, você pode começar a fazer a pesquisa para medir qual dessas necessidades fundamentais são o mais poderoso gatilho com seu mercado alvo.

Conclusão

Independentemente de onde você começar a sua descoberta dos principais necessidades dos seus clientes. Você vai descobrir que até mesmo as pequenas mudanças que você faz em seu negócio vai trazê-los mais perto de você. Eles vão se sentir como eles sabem que você e como você conhecê-los. Eles terão uma conexão com você e como você e como resultado, eles vão comprar de você o tempo todo, independentemente do preço.

Esse texto também pode ser do seu interesse:

Você está sabendo fidelizar seu cliente de verdade?

Detratores de marca: O que fazer com eles? Atue agora mesmo!

Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

Questionário de marca: perguntas a serem feitas antes de criar a sua

O que são pesquisas de imagem de marca?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.